Telas Inteligentes: descubra como funcionam e quando usá-las

Telas inteligentes

A cada novo lançamento, as telas inteligentes vêm revolucionando a experiência dos indivíduos ao utilizar os mais diversos aparelhos e dispositivos.

É muito provável, inclusive, que você já tenha ouvido falar em assistentes virtuais como a Amazon Alexa, Siri e Google Home.

Se você é atraído pelos benefícios desses sistemas, com certeza irá gostar do que os monitores inteligentes podem oferecer.

Sendo usados em outros segmentos, como a medicina, agricultura e indústria, esses dispositivos oferecem uma melhor interface entre homem e máquina.

Mas, o que as telas inteligentes realmente significam? Por que elas têm se tornado tão populares? Continue lendo este artigo para descobrir!

O que são telas inteligentes?

As telas inteligentes são dispositivos que se conectam a equipamentos eletrônicos para acessar informações e responder a comandos dos usuários.

Semelhantes aos tablets, elas geralmente são menos portáteis por precisarem permanecer conectadas a um equipamento. Porém, dependendo do modelo escolhido, é possível configurar uma tela inteligente à rede Wi-Fi, com mais facilidade.

Um exemplo popular de tela inteligente é o Amazon Echo Show, atrelado ao sistema operacional Amazon Alexa, que inclui um display de alta definição conectado com o alto-falante.

Dessa forma, se você perguntar como vai o clima, além de escutar, você verá informações sobre o tempo direto da tela.

Também projetadas para residirem em um local permanente dentro de residências, as telas inteligentes podem ser aplicadas em diversos setores, como:

  • Médico;
  • Industrial;
  • Agrícola;
  • Veterinário;
  • Laboratorial.

Com o uso de displays inteligentes sensíveis ao toque, é possível se conectar e controlar outros dispositivos e equipamentos.

Dessa forma, melhorando a interatividade dentro de residenciais e áreas comerciais para as mais diversas finalidades.

Para que servem as telas inteligentes?

Para que serve uma tela inteliente?

Cada vez mais populares, as telas inteligentes ainda provocam dúvidas em diversos consumidores.

Embora nossos displays sejam mais usados para segmentos industriais, os tipos mais populares de telas inteligentes usados nas residências estão ligados aos alto-falantes inteligentes.

Nesse caso, o smart display serve como um complemento aos populares Amazon Alexa ou Google Assistant, oferecendo a eles um bom aspecto visual.

Portanto, além de definir comandos por voz, torna-se possível assistir a vídeos e fazer chamadas de vídeos com esses dispositivos, pela possibilidade que uma tela gráfica e interativa traz.

Já na área comercial, as telas inteligentes servem para simplificar processos, aumentar a eficiência e capacitar pessoas para tomarem melhores decisões.

Isso porque, elas podem ser integradas em processos de gerenciamento, automação e supervisão.

No setor médico, por exemplo, elas estão em: equipamentos de reabilitação e estética, desfibriladores, medidores de pressão arterial e ventiladores pulmonares.

Já no setor agrícola, aumentam a interatividade e automação de: monitores de bordo em tratores e colheitadeiras, controladores de esteira, balanças eletrônicas etc.

Quais são os principais usos das telas inteligentes?

Os monitores inteligentes são usados para uma variedade de finalidades.

Nas versões comerciais, eles podem ser usados para as mesmas coisas que um assistente por alto-falante faz, mas com recursos visuais extras.

Ao invés de apenas ouvir uma notícia sobre um incêndio, por exemplo, você pode ver as imagens e assistir a vídeos no local.

São alguns dos recursos de uma tela inteligente dentro de residências:

  • Controle de outros dispositivos inteligentes dentro de casa;
  • Exibição de passo a passo de receitas;
  • Conversas por vídeo com amigos e família;
  • Exibição de fotos como um porta-retrato;
  • Reprodução de vídeos.

Como dito anteriormente, também é possível adotar uma tela inteligente para facilitar o cotidiano de inúmeras áreas.

Afinal, esses displays possuem uma ampla variedade de habilidades e integrações com máquinas, equipamentos e redes em geral.

Por exemplo, no setor industrial, quando aliadas à internet das coisas (IoT), as telas inteligentes permitem:

  • Painéis de controle interativos;
  • Supervisão remota de estoque e processos;
  • Automação de linhas de produção;
  • Sistemas de gerenciamento;
  • Acesso simultâneo a dados de produção e qualidade;
  • Automação predial.

Portanto, são a solução perfeita para o aumento da produtividade e uma melhor comunicação dentro e fora do ambiente de trabalho.

Entenda como funcionam as telas inteligentes

Em geral, as telas inteligentes são desenvolvidas como um módulo com display LCD, controladora gráfica e interface touch montados em um frame estrutural mecânico.

Podendo incluir plataformas de desenvolvimento visual e componentes robustos, eles podem ser integrados a praticamente qualquer projeto.

O funcionamento parte da interatividade humana, primariamente através do toque, que gera um comando de ação. As outras formas de interação, como o comando por voz, podem ser adicionadas com outros módulos.

É possível, portanto, acender uma luz de um quarto dentro de um apartamento ou de 40 salas localizadas em um empresarial.

Cumprindo um papel importante na Indústria 4.0, as telas inteligentes facilitam o acesso a métricas e comandos que permitem uma visualização e controle bastante eficientes. 

Quais são as vantagens das telas inteligentes?

Até aqui, já é possível perceber as diversas vantagens oferecidas pela adoção de displays inteligentes em dispositivos de assistência residencial.

É possível executar diversas tarefas simultaneamente à distância, visualizar a agenda da semana e ver detalhes sobre as últimas notícias.

Tudo isso através de um só dispositivo inteligente.

No comércio, os benefícios incluem o aumento na produção, estabelecimento de processos mais inteligentes e visualização clara de falhas e resultados.

Isso significa que, ao invés de contar apenas com a atividade manual e diversos relatórios em papel, você pode acompanhar e controlar processos de onde estiver em tempo real.

3 Exemplos de uso de tela inteligente

Exemplos de uso de telas inteligentes

Na prática, as telas inteligentes que vemos no dia a dia são alto-falantes bluetooth já consagrados, mas aumentados com displays que aumentam sua usabilidade.

No entanto, para a indústria, os modelos que temos como solução são apresentados em diversas nomenclaturas, especificações, modelos e tamanhos.

Cada modelo pode ser usado para desenvolvimento de projetos com finalidades específicas. 

Confira abaixo 3 exemplos de uso de tela inteligente:

1. Automação residencial

Com telas inteligentes ligadas a dispositivos de assistência virtual ou painéis, é possível facilitar tarefas e conectar aparelhos eletrônicos para o controle à distância.

Sensores de fumaça, fechaduras eletrônicas, lâmpadas inteligentes e temporizadores são alguns exemplos de automatização em residências.

2. Automação de linhas de produção

Dentro do conceito de internet das coisas, o uso de telas inteligentes pode reduzir a complexidade de operações e fornecer uma comunicação ágil nas empresas.

É possível criar painéis interativos, acessar dados de modo instantâneo, comandar acessos e interromper processos quando necessário.

3. Automação predial

Sistemas de aquecimento, controladores de luzes inteligentes, visualização de imagens de câmeras… tudo isso é facilitado com o uso de painéis inteligentes.

Conheça os displays inteligentes e descubra qual o melhor modelo para sua aplicação!

Conclusão

A tendência para os próximos anos é que o uso de monitores inteligentes continue aumentando.

Se você busca por uma maior visualização e controles mais eficientes nos processos de seu equipamento, não deixe de considerar a adoção das telas inteligentes.

2 comentários em “Telas Inteligentes: descubra como funcionam e quando usá-las”

  1. Pingback: Tipos de Monitores: saiba quais são eles e quando utilizá-los

  2. Pingback: Interface gráfica do utilizador: o que é e como implementar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *