Telas inteligentes e equipamentos médicos

Telas inteligentes e equipamentos médicos

Os equipamentos médicos, como outros sistemas eletrônicos, estão fazendo uso crescente de telas sensíveis ao toque. Todas as telas sensíveis ao toque e públicas são vetores em potencial para infecção, mas esse problema é particularmente grave no ambiente médico. Que medidas o engenheiro pode tomar para minimizar o risco de propagação da infecção através de um dispositivo eletrônico?

Há três questões principais a serem consideradas:

Onde o sistema será usado?

Ele é projetado para o lar ou para uma cirurgia, uma enfermaria ou até uma sala de operações onde um regime de controle de infecção estará em vigor?

Como é para ser usado?

O sistema existe para melhorar o conforto do paciente (controlar a posição da cama ou proporcionar entretenimento)? Ou é um elemento direto no tratamento médico?

Luvas?

Os operadores usarão os dedos diretamente ou usarão algum tipo de luvas cirúrgicas?

Os hospitais, especialmente as salas de operação, possuem um regime de higiene rigoroso ao qual estão sujeitos os sistemas eletrônicos, como todos os outros equipamentos. Isso incluirá uma lavagem completa com agentes químicos agressivos. Para suportar a limpeza, todo o sistema precisa ser cuidadosamente selado de acordo com os padrões IP65.

As telas sensíveis ao toque tornam este selamento mais fácil, eliminando a necessidade de selar várias aberturas individuais para botões. A tela em si pode ser totalmente selada e funcionará por trás de uma sobreposição de vidro, se necessário. A necessidade de vedação também tem implicações na conectividade do sistema, assim como no resfriamento.

Use touchscreen resistivo para funções simples de liga/desliga, custo-benefício e uso direto de luvas. Dê preferência ao capacitivo quando precisar de interações complexas, multitoques e qualidade gráfica superior.

Porém, todo e qualquer projeto médico é diferente. Não existe uma solução única que lide com todos os possíveis desafios que o engenheiro pode enfrentar. A Victor Vision pode ajudar a escolher o melhor display inteligente para o seu projeto: entre em contato para mais informações.

Marcações:

1 comentário em “Telas inteligentes e equipamentos médicos”

  1. Pingback: Telas Inteligentes: descubra como funcionam e quando usá-las

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *