Backlight: o que é, função, vantagens, tipos e demonstração

Dois notebooks com telas acesas, simbolizando backligt

Você provavelmente já deve ter escutado esse termo, mas sabe o que realmente significa backlight?

Usada em telas LCD, essa tecnologia é fundamental para o funcionamento de monitores e TVs, sendo parte do nosso cotidiano e trabalho sem que nem a gente perceba!

Ainda, com a versatilidade proporcionada pelas aplicações desse tipo de iluminação, a luz backlight também já começa a ser utilizada em projetos variados, como o dos teclados retroiluminados.

É comum encontrar anúncios de produtos como display LCD backlight e diversos outros, justamente pela grande utilização dessa tecnologia.

Quer saber mais sobre como funciona esse tipo de iluminação e mais detalhes acerca dessa tecnologia? A gente te explica!

Victor Vision é a sua especialista em tecnologia, e preparou um conteúdo especial para tirar todas as suas dúvidas sobre esse tema.

Acompanhe abaixo e boa leitura!

Conceito: o que é backlight?

A tradução direta de backlight é retroiluminação, o que define bem o conceito dessa tecnologia: uma forma de iluminação que utiliza LEDs para espelhar energia luminosa.

É também conhecido como painel de LED por ficar localizado atrás de uma tela, ou em determinada parte do aparelho eletrônico que precisa ser iluminado, e ser a principal fonte de luz para uma tela.

Qual a função do backlight?

A iluminação presente em um monitor ou uma tela de TV só é possível graças a essa tecnologia.

Essas barras de LED são compostas por componentes de backlight, posicionados de forma estratégica para que a tela seja iluminada, garantindo a visibilidade e funcionalidade do artigo eletrônico.

Com essa tecnologia, é possível ter uma outra experiência de visualização de conteúdos digitais, em formato visual, em telas e monitores diversos, uma vez que a retroiluminação impacta diretamente a reprodução de imagens.

É por meio do backlight, a depender do tipo aplicado no dispositivo, que podemos ter melhores resultados em contraste, brilho, cor, e todos os outros elementos fundamentais para a uma boa visualização em telas.

Backlight no monitor e luz de fundo na TV

Se você observar bem, principalmente em ambientes mais escuros, é possível ver essa tecnologia de retroiluminação agindo na sua tela, que pode ser uma TV ou um monitor.

Em TVs que fazem uso do LED, é normal identificar essa iluminação, uma vez que os painéis de LED são a única fonte de luz do ambiente, e eles estarem constantemente ligados.

No entanto, tanto para TVs quanto para monitores, é possível ajustar o backlight, para que a tecnologia melhor se adapte em ambientes mais ou menos escuros.

Quando o caso for o do backlight da TV, basta seguir a premissa básica de:

  • quando o ambiente está claro, deve-se aumentar a intensidade do backlight;
  • quando o ambiente for mais escuro, basta diminuir a intensidade do backlight.

Confira abaixo uma demonstração de como funciona esse ajuste:

Vantagens do backlight (iluminação)

Agora que você já sabe como funciona essa tecnologia, bem como a sua importância, fica ainda mais fácil entender como ela pode trazer não somente benefícios, mas um caráter indispensável para uma série de aparelhos eletrônicos.

São algumas das vantagens de adotar a tecnologia backlight de iluminação:

  • ajuda no desenvolvimento de produtos com telas mais finas;
  • os LEDs que ficam na placa de backlight trazem muito mais qualidade de luz e cores;
  • LEDs não usam mercúrio em sua composição, evitando a aplicação desses materiais no backlight, sendo, também, ecologicamente corretos.
Link para produtos/displays-inteligentes

E quais são as possíveis desvantagens?

Smart TV simbolizando as vantagens do backlight

Como nem toda tecnologia é perfeita, ainda existem algumas desvantagens no uso desse tipo de iluminação:

  • backlights sem escurecimento de LED por áreas acabam trazendo um contraste de menor qualidade;
  • alguns tipos de backlights, ainda, podem apresentar casos de “vazamento de luz” pelas laterais da tela.

Tipos de fonte de luz

Dentro da categoria de retroiluminação, ainda é importante destacar que existem mais de uma fonte de iluminação nessa tecnologia, apesar de o LED ser o mais conhecido.

Confira as opções disponíveis:

  • lâmpada incandescente;
  • ELP, ou painel eletroluminescente;
  • CCFL, ou lâmpadas fluorescentes de catodo frio;
  • HCFL, ou lâmpada fluorescente de catodo quente.

Tipos de backlight

Não é somente um tipo de retroiluminação, de forma universal, que pode ser aplicada nas mais variadas versões de produtos que usam do backlight como tecnologia de iluminação.

Dois notebooks com telas acesas, simbolizando tipos de backligt

Atualmente, existem dois tipos de retroiluminação utilizados na maioria das telas e monitores; acompanhe abaixo quais são e sua principal descrição, bem como características.

Edge LED

Em um Edge LED, as placas de iluminação feitas de LED são distribuídas em formação de linha reta nas bordas da tela.

Essa distribuição pode ser somente nas bordas superiores ou inferiores ou, ainda, apenas no lado direito ou esquerdo.

Ainda, é possível a fabricação de telas com backlight em todas as quatro bordas da tela, sendo um dos tipos de TVs mais caras disponíveis no mercado.

Tecnologia Local Dimming/Full LED

Já na conhecida tecnologia Local Dimming, o backlight é ajustado de forma automática considerando a luminosidade das imagens exibidas na tela.

É uma tecnologia inteligente, e que contribui diretamente para a qualidade de visualização na tela, uma vez que ela melhora os níveis de brilho e as partes escuras da tela de forma automática.

Telas que são equipadas com a tecnologia Local Dimming costumam apresentar cores mais naturais.

Quer mais conteúdos como este? Acesse aqui o blog completo da Victo Vision e fique sempre por dentro das nossas atualizações e artigos!

Conclusão

E então, tudo certo acerca do que é backlight e como funciona essa importante tecnologia?

Para que possamos consumir mídias e visualizar imagens em telas de alta qualidade, como as que possuímos no mercado hoje em dia, a tecnologia de retroiluminação é indispensável, presente na maior parte dos monitores e TVs.

Ainda, atualmente, não existem tecnologias similares que desempenham esse papel da mesma forma, ou melhor, do que a retroiluminação conhecida como backlight.

Esse conteúdo ajudou você? Esperamos que sim!

Não deixe de compartilhá-lo com outras pessoas que possam se interessar, e continue sempre atualizado com dicas de tecnologia com o blog da Victor Vision!

2 comentários em “Backlight: o que é, função, vantagens, tipos e demonstração”

  1. Rannieri Fernandes Fomes

    Achei um conteúdo muito bom, bem explicado e que me ajudo muito, não só eu como muita gente, queria saber se vcs tirariam uma duvida sobre alguns componentes de uma placa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *