Programação visual: saiba qual sua importância para as empresas

Programação visual

Escolher um layout de um site e definir a posição ideal para botões são algumas das atividades relacionadas à programação visual.

Mas você sabia que esse conceito vai muito adiante quando aplicado no contexto das empresas? Já pensou em como está a comunicação visual do seu produto ou equipamento?

A programação visual consiste no conjunto de técnicas usadas para ordenar o modo como a comunicação visual é feita entre os seres humanos.

Aplicada há muito tempo em todo o mundo, ela nos ajuda a lidar diariamente com os diversos estímulos relacionados ao comportamento, cultura e linguagem.

Com a digitalização, a programação visual também permite que diferentes mensagens sejam transmitidas não verbalmente entre os indivíduos através de dispositivos e computadores. 

Quer saber mais sobre programação visual e como empregá-la nos projetos da sua empresa de forma simples? Acompanhe a leitura!

O que é programação visual?

A programação visual consiste no conjunto de procedimentos que permite que os indivíduos se comuniquem visualmente ao elaborar mensagens gráficas (não verbais).

Nas empresas, esse conceito pode ser percebido na identidade visual, ou seja, as imagens, gráficos, cores e fotos utilizados para o marketing.

De modo geral, a função desses elementos de comunicação visual é persuadir, atrair e engajar consumidores.

No entanto, outra aplicação importante da programação visual está no desenvolvimento de interfaces gráficas dos instrumentos e equipamentos.

Também chamadas de Graphical User Interface (GUI), as interfaces permitem a interação com dispositivos digitais através de elementos gráficos, como:

  • Menus;
  • Janelas;
  • Botões;
  • Links;
  • Ícones.

Sendo assim, ao utilizar um sistema operacional ou aplicativo de software, o que nós vemos é uma interface gráfica. 

Ou, melhor dizendo: uma versão “apresentável” de um código de programação.

O objetivo é fazer com que o uso de dispositivos se torne simples e prático para a grande maioria dos usuários.

Para que isso seja possível, é importante que os componentes que formam uma mensagem não verbal sejam sempre considerados na programação visual.

Dessa forma, o uso da comunicação não-verbal permite o uso correto de técnicas e ferramentas (softwares) para a produção de peças gráficas digitais.

Qual é a importância da programação visual?

Sendo uma área específica do design gráfico, a programação visual comunica mensagens visualmente através da manipulação de diferentes conceitos, como:

  • Antropologia;
  • Teoria da Comunicação;
  • Psicologia da Forma;
  • Artes.

Portanto, o papel principal do programador visual (também chamado de designer gráfico) é possibilitar a reprodução de mensagens através de suas criações.

O resultado desse trabalho, já visto nos jornais e revistas há algum tempo atrás, agora está presente no dia a dia da maioria dos seres humanos.

Atualmente, os sistemas de interface gráfica estão inseridos em carros, smartphones, monitores, TVs e telas inteligentes, por exemplo.

Diante de tantas novas tecnologias, o lançamento de softwares para programação visual se torna cada vez mais necessário.

Muitas empresas que antes só manipulavam softwares gráficos de modo experimental, hoje percebem neles um enorme potencial competitivo de mercado.

Afinal de contas, em muitos casos, o impacto de imagens na comunicação pode ser até mais eficiente do que a comunicação escrita ou falada.

Exemplos de programação visual

Qual a relação entre programação visual e design gráfico?

A palavra “design”, sinônimo de “desenho industrial”, se refere à representação de conceitos através de códigos visuais.

Quando relacionada à programação visual (ou programação gráfica), ela se relaciona com a elaboração de projetos de sistemas de interação entre usuários e objetos (interfaces).

Segundo o historiador Richard Hollis, uma peça gráfica possui três funções principais:

  • Identificação: dizer o que é;
  • Informação: instruir sobre algo;
  • Promoção: atrair a atenção.

Por isso, o trabalho do designer de interface pode ser dedicado a solucionar problemas visuais, dar destaque para elementos ou criar mensagens claras sobre algo.

O que é um projeto gráfico visual?

O projeto gráfico visual nada mais é do que o plano inicial com todas as indicações e características de uma peça de design gráfico.

Em uma civilização visual como a nossa, as imagens podem agir diretamente sobre a percepção do cérebro, até mesmo antes da linguagem verbal.

Portanto, para que um projeto gráfico tenha um resultado adequado e atinja seu objetivo, é preciso que seu formato esteja adequado ao tipo de usuário e sua intenção de uso.

Um exemplo prático disso são os sistemas operacionais de smartphones.

Logo no primeiro contato, os consumidores já fazem julgamentos sobre o nível de complexidade apresentado pelo sistema.

Enquanto alguns gostam de mais simplicidade, outros preferem uma grande quantidade de possibilidades de customização.

Por isso, quando um usuário de perfil mais “minimalista” entra em contato com uma interface “complexa”, o resultado costuma ser uma grande dificuldade de interação homem x objeto.

Nesse sentido, é fundamental que haja um esforço para que as interfaces sejam trabalhadas adequadamente e comuniquem o que se é pretendido.

Entre os questionamentos recomendados na hora de elaborar um projeto gráfico visual, podemos destacar:

  • Qual o público destinado (faixa etária, nível de instrução, língua nativa)?
  • Qual o objetivo do projeto de programação visual?
  • O estilo desejado é simples ou exige soluções gráficas sofisticadas?
  • Quais os recursos financeiros e técnicos necessários para executar o projeto?

A partir dessas informações, fica muito mais fácil nortear seu projeto gráfico para que ele atinja ao máximo seus objetivos.

Precisa de ajuda para construir projetos de interface gráfica modernos e de fácil gravação em displays inteligentesConte com a Victor Vision!

Nosso software gratuito UnicView AD é a solução perfeita para quem precisa de interfaces gráficas com touchscreen, usabilidade intuitiva e facilidade de programação.

Conheça o UnicView Ad e comece a criar telas interativas sob medida para qualquer equipamento da sua empresa!

O que é um projeto gráfico visual

A elaboração de um projeto gráfico exige algumas fases importantes para que seja possível atingir o que se é desejado.

Na prática, elas são:

Briefing

O briefing consiste no conjunto de informações para que seja possível entender completamente quais os objetivos de um projeto.

No caso dos projetos de programação visual, é importante que o desenvolvimento do briefing seja baseado nas necessidades do futuro usuário.

Esboço

Criar um esboço para um projeto de interface gráfica é uma excelente estratégia para identificar possíveis ajustes ou defeitos antes da sua etapa final.

Essa fase também possibilita a criação de testes com diferentes imagens, textos e elementos gráficos que devem ser utilizados no material.

Protótipo

A fase de prototipagem é onde a programação visual é executada em todos os seus detalhes iniciais.

Durante ela, vale a pena estar atento para possíveis necessidades de ajustes que ajudem a otimizar a comunicação visual final.

Implementação

É na etapa de implementação que, após ajustes e alterações, que o layout final do projeto gráfico visual é finalizado.

Acompanhamento

Mesmo que um projeto gráfico preencha todos os requisitos estabelecidos no briefing, ainda existe a chance de surgirem problemas durante a sua utilização na prática.

Por isso, o acompanhamento do projeto e sua atualização ao longo do tempo é bastante incentivado.

Conclusão

Através dos displays inteligentes, os elementos de comunicação visual podem ser integrados com sucesso nos mais variados projetos.

Áreas como a agricultura, veterinária, medicina, segurança e indústria são apenas algumas das beneficiadas pela tecnologia de interfaces gráficas.

Com a programação visual apresentando um enorme potencial competitivo para as empresas, os profissionais de design gráfico só têm a ganhar ao se desenvolverem.

E foi pensando nisso que a Victor Vision criou o P.BOX, um Dev Kit com todos os acessórios que você precisa para projetar interfaces gráficas profissionais.

Ao adquirir uma das versões disponíveis do P.BOX, você ganha a licença para instalar o UnicView AD – nosso software de criação de telas e layouts – gratuitamente.

Conheça o kit P.Box e suas infinitas possibilidades!

Gostou do conteúdo sobre programação visual? Comente aqui embaixo e confira nossos outros artigos do blog!

Acesse também: Primeiros Passos – Começando a usar o UnicView AD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.