Automação empresarial: entenda o que é e principais usos

Automação Empresarial

Se ao falarmos de automação empresarial você logo remete esse termo a fábricas com máquinas ou locais super modernos, então está na hora de se atualizar sobre esse conceito.

Atualmente, a automação empresarial se trata muito mais de inserir a tecnologia nos ambientes de trabalho, para que os processos fiquem mais práticos e eficazes.

Então, todas as empresas, de todos os ramos e portes, podem (e devem) abraçar essa ideia.

E para saber como fazer isso, quais os benefícios que a automação empresarial pode te trazer, além de ficar por dentro de uma dica bônus sobre o uso de displays inteligentes, basta você seguir a leitura desse artigo conosco!

O que é automação empresarial?

Acima, nós já adiantamos um pouco o que é automação empresarial, mas aqui explicamos em mais detalhes.

Esse conceito se trata do uso de tecnologias que facilitam e tornam mais ágeis os processos de trabalho de um negócio, seja por meio de ferramentas ou plataformas digitais.

Ao aderir a automação, você rapidamente verá menos interferência de humanos em alguns processos e a otimização de muitas tarefas acontecerá espontaneamente.

Isso porque a automação costuma ser feita em tarefas manuais, que costumam levar muito tempo para serem realizadas e que podem se tornar automáticas por meio de softwares de computadores.

Tentador, não é mesmo?

Leia também: Interface gráfica com Python: entenda como funciona e vantagens

Como a automação empresarial pode beneficiar seu negócio?

Benefícios da automação empresarial

Conseguiu entender um pouco melhor sobre o que é automação empresarial?

Então agora é hora de ficar por dentro de alguns benefícios que ela pode levar ao seu negócio. Confira abaixo!

– Eficiência

Engana-se quem pensa que a automação empresarial irá descartar colaboradores e os substituirá por processos tecnológicos.

Os colaboradores ainda são a parte principal de uma empresa e, ao automatizar seus trabalhos, eles podem dedicar o seu tempo a outras atividades e funções.

A tecnologia aqui é apenas uma aliada do seu funcionário, entrando em cena para otimizar sua rotina de trabalho e torná-la mais produtiva.

Quando isso ocorre, ele pode expandir o seu trabalho para outros horizontes, gerando ainda mais eficiência para outros campos do negócio.

– Produtividade

No mesmo passo da eficiência, a produtividade dos colaboradores também aumenta quando o assunto é aderir a automação empresarial.

Isso porque a queda de atividades manuais os permite se desenvolverem mais para outras tarefas, aumentando o nível de satisfação com suas demandas e entregas, os tornando mais comprometidos e inseridos na empresa.

– Redução de custos

A redução de custos é uma vantagem da automação empresarial que faz os olhos de muitos diretores e gestores brilharem.

Afinal, essa diminuição que a automação traz, faz com que o lucro da empresa aumente e então se torne uma vantagem ideal.

Assim, a otimização e melhora dos processos que a automação é capaz de causar refletem diretamente nos custos, pois passa a existir menos desperdício de tempo, dinheiro e de alguns materiais.

– Atualização

Para um negócio se manter competitivo no mercado nos dias de hoje, a atualização tecnológica é fundamental.

E a automação empresarial garante que isso ocorra da melhor maneira possível: aperfeiçoando os processos que já existem.

O reflexo dessas implementações são vistos internamente e também externamente, permitindo que você conquiste novos clientes e também novos talentos do mercado, sendo reconhecido como um local moderno e atualizado.

Quais os principais usos da automação empresarial?

Se interessou pela automação empresarial após conhecer os seus benefícios?

Então, se você quiser começar a aplicá-la imediatamente, nós separamos aqui as principais funções de um negócio em que ela pode ser implementada, sendo elas: atendimento, contábil, contratos e marketing.

No atendimento, por exemplo, a automação pode deixá-lo mais ágil, evitando longas esperas por parte de seus clientes e refletindo diretamente na diminuição de reclamações por esse fator.

Um exemplo são os monitores e totens de atendimento em restaurantes, principalmente os de fast-foods, além do check-in em sites ou aplicativos de companhias aéreas, evitando filas e até mesmo perdas de voos.

Quando falamos de automação empresarial no setor contábil/fiscal, o exemplo mais claro que podemos trazer diz respeito a otimização de processos de emissão de notas fiscais, boletos e também de declarações de impostos de renda.

Já na parte de contratos, a automação é uma mão na roda principalmente para grandes empresas, que contam com novos colaboradores em seu time com muita frequência.

Aqui, a tecnologia pode permitir que você diminua o tempo de fazer e entregar esses contratos, de forma segura e eficiente, os tornando totalmente eletrônicos, diminuindo toda papelada e mantendo esses arquivos salvos na nuvem.

Por fim, temos a automação do marketing, que nós já adiantamos que não irá impactar em nada os processos criativos dessa sua equipe!

Nessa área, a automação empresarial facilita trabalhos como: disparo de e-mails para toda empresa, publicações nas redes sociais, emissão de relatórios com resultados de campanhas e afins.

Exemplos de automação empresarial

A automação empresarial e o uso de displays inteligentes

Para nós, é impossível falar de automação empresarial sem citar o uso de displays inteligentes nesse método.

Nós chamamos de displays inteligentes os dispositivos que são conectados a equipamentos eletrônicos para ter acesso às informações e dar respostas imediatas aos comandos dos usuários.

É comum que as telas inteligentes precisem ficar conectadas a um equipamento, mas muitos modelos já permitem que você as configure em redes Wi-Fi.

E para facilitar ainda mais a sua compreensão sobre essas telas inteligentes, exemplificamos com um modelo bem conhecido, o Amazon Echo Show.

Ele é atrelado ao sistema operacional da conhecida Alexa, da Amazon, incluindo um display de alta definição conectado com um alto-falante.

Assim, você pode perguntar como está o clima, escutar a resposta e também ver as informações completas direto na tela.

Se interessou? Então saiba que os displays inteligentes podem ser usados em setores como:

  • médico;
  • industrial;
  • agrícola;
  • veterinário;
  • laboratorial.

Descubra como a Victor Vision pode ajudar a aprimorar seus projetos!

Conclusão

Como você viu ao longo deste artigo, a automação empresarial não entra em cena para substituir os seus colaboradores, mas sim para facilitar e agilizar o trabalho deles.

E isso se reflete diretamente na qualidade das entregas, eficiência e produtividade do seu time, além de reduzir custos do negócio.

Dentre as automações empresariais mais interessantes que podemos citar que estão disponíveis no mercado, trouxemos o uso de displays inteligentes, uma espécie de dispositivo que pode ser implementado em qualquer setor e qualquer empresa.

1 comentário em “Automação empresarial: entenda o que é e principais usos”

  1. Pingback: O que é um controlador lógico programável (CLP)? Descubra!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *