Comunicações sem fio: Veja detalhes sobre as tecnologias + curiosidades!

ilustração de comunicação

Você já parou para se perguntar como esse aparelhinho que você carrega por aí — o seu smartphone — pode enviar mensagens e acessar a internet sem utilizar fios? A explicação para isso está no conceito de comunicações sem fio!

No conteúdo de hoje, vamos conhecer o que está por trás dessa “magia invisível”, e entender o que é comunicação sem fio, ou wireless.

Vamos conhecer também quais tipos existem, e por que essa tecnologia, mais do que nunca, é tão importante para a humanidade. 

E acredite, não é só para enviar aquela selfie de alta resolução para o Instagram! 

Então, acompanhe a leitura para compreender como as ondas de rádio conectam nosso mundo. Vamos lá?


O que é tecnologia de comunicação sem fio?

A tecnologia de comunicação sem fio se refere a qualquer forma de transferência de informações entre dispositivos sem utilizar cabos físicos. 

Essa tecnologia é baseada na propagação de ondas eletromagnéticas, que são, resumidamente, uma forma de energia que pode viajar pelo espaço.

Apesar de as ondas de rádio serem as mais conhecidas (e pioneiras), esse tipo de comunicação pode ocorrer por outros meios também, como micro-ondas e infravermelho

Essa tecnologia transformou a maneira como nos comunicamos e acessamos informações, se tornando indispensável para a vida na sociedade moderna. 

Para entender melhor, continue acompanhando o texto. Mas agora, vamos ver como e quando as comunicações sem fio surgiram.  

Quando surgiu a comunicação sem fio?

A comunicação sem fio surgiu no século XIX, com o desenvolvimento do rádio. 

Apesar de ser considerado o primeiro sistema de comunicação livre de fios, o fotofone, inventado por Alexander Graham Bell em 1880, utilizava luz (e não rádio) para transmitir sinais de voz.

Entretanto, Guilherme Marconi é creditado como sendo quem criou a comunicação sem fio, em 1895. 

Afinal, o físico e inventor italiano é considerado o descobridor da telegrafia sem fios — embora não tenha sido o criador de nenhum dispositivo em particular.

Apesar disso, Guilherme soube explorar e aplicar outros estudos e invenções existentes para dar vida à comunicação à distância, através da telegrafia sem fio (código morse) e também da radiotelefonia.

Como funciona a comunicação sem fio?

Homem tocando em tela

Imagina que, em uma partida de futebol com os amigos, você quer passar a bola. É só chutar e seu colega vai pegar, certo? 

A comunicação wireless é algo parecido, mas em vez da bola, usamos ondas eletromagnéticas, como as ondas de rádio. 

Ou seja, é possível continuar jogando (e fazendo gols!), sem o ato físico de chutar a bola. 

Seu celular, por exemplo, transforma suas palavras e mensagens em ondas de rádio, lança elas no ar, e a torre de celular, ou o outro aparelho, as recebe e as transforma de volta em palavras ou mensagens. 

Quais são os tipos de sistemas de comunicação sem fio? Conheça os 7 principais

Existem muitos tipos diferentes de comunicações independentes de fios e cabos, cada um com suas próprias características e aplicações. Vamos conhecer os 7 tipos mais comuns a seguir:

1. Wi-Fi 

O nosso querido Wi-Fi é a tecnologia que permite a conexão de dispositivos a uma rede de internet, sem a necessidade de redes de cabeamento Ethernet.

É bastante usada em residências, escritórios e locais públicos, e, a depender dos equipamentos utilizados, possui diversas capacidades de alcance

2. Bluetooth

O famoso Bluetooth é uma tecnologia de comunicação de curto alcance, que permite a conexão e transmissão de dados entre dispositivos a uma distância de até 10 metros. 

3. Telefonia móvel

A tecnologia que permite a telefonia móvel é formada por uma rede de estações base, conhecidas popularmente como torres de celular, responsáveis por receber e transmitir sinais de telefones móveis. 

Este sistema de longa distância permite a comunicação contínua, mesmo enquanto o usuário se desloca, mudando de uma torre para outra.

4. Satélite

A comunicação via satélite envolve o envio e recebimento de sinais de rádio de um satélite em órbita ao redor da Terra. 

Esses SATs são, basicamente, o que sustenta a comunicação global, e são especialmente úteis em áreas remotas, onde outras formas de comunicação são inviáveis.

5. RFID

Já teve a experiência de, ao sair com suas compras de uma loja de roupas no shopping, perceber que o sistema de alarme começou a apitar? 

Se a resposta for sim, esperamos que tenha sido apenas por uma falha do RFID (Identificação por Radiofrequência)!

Essa tecnologia usa ondas de rádio para identificar, rastrear e ler informações armazenadas em tags ou etiquetas, que podem ser anexadas a objetos — como roupas e sapatos. 

É bastante utilizada no controle de estoque, rastreamento de pacotes, identificação de animais e muito mais. 

6. NFC 

Você utiliza a opção de aproximação ao fazer pagamentos? Então está familiarizado com o NFC (Near Field Communication).

A tecnologia permite a transferência de dados entre dispositivos que estão muito próximos um do outro, tipicamente a alguns centímetros de distância. 

7. Zigbee

A comunicação Zigbee é uma tecnologia de baixa potência, que permite a conexão de dispositivos a uma rede de curto alcance

De forma geral, a tecnologia usa ondas de rádio para transmitir dados entre dispositivos, como sensores, interruptores e dispositivos de automação residencial.

💡Saiba mais sobre Zigbee: O que é ZigBee e como funciona? Saiba tudo sobre essa tecnologia!

Qual a importância da comunicação wireless nos dias atuais?

ilustração de celular

A comunicação wireless é de extrema importância para o andamento da vida moderna, como a conhecemos. 

É interessante notar que, desde sua invenção até os tempos modernos, esse tipo de comunicação evoluiu tanto a ponto de, hoje em dia, dependermos dela para quase tudo.  

Por exemplo, a navegação por GPS, não só de pessoas físicas, mas também na aviação, depende de satélites para funcionar.

Ou seja, sem esse tipo de comunicação, os aviões simplesmente não decolam. Já imaginou como isso afetaria o planeta e as relações geopolíticas?

Outro exemplo é o que envolve as estruturas do sistema financeiro. Hoje em dia, todo e qualquer monitoramento e movimentação de ativos financeiros depende de conexões sem fio. 

Isso vale tanto para aquela sua transferência de ativos de investimento de uma conta para outra, quanto para a sustentação das bolsas de valores mundo afora. 

Onde a comunicação wireless é indispensável?

Como mencionamos no último tópico, a comunicação wireless é o que sustenta muitos contextos da vida moderna. Mas, confira a seguir alguns exemplos mais específicos disso:

  • Telefonia móvel: toda a operação de celulares e comunicação à distância;
  • Internet: Wi-Fi e conexões de dados móveis viabilizam o acesso à internet em dispositivos; 
  • Emergências e serviços de resposta: em situações de emergência, como desastres naturais, as infraestruturas em cabos podem ser danificadas, assim, a comunicação sem fio é, talvez, a única maneira de coordenar respostas e ações;
  • Transporte: os sistemas de navegação via satélite, como o GPS, dependem de comunicação wireless;
  • Saúde: dispositivos médicos sem fio permitem monitoramento remoto de pacientes;
  • Internet das coisas (IoT): em IoT, os dispositivos conectados em casa, no trabalho ou em cidades inteligentes se comunicam e compartilham dados sem cabos e fios;
  • Entretenimento: seja transmitindo música para um alto-falante Bluetooth, jogando em um console de videogame sem fio, ou assistindo a um filme em streaming em um smart TV, a comunicação sem fio transformou o setor de entretenimento.

💡Leia também: Arduino na Internet: descubra como fazer a conexão

Comunicações sem fio x Comunicações com fio: Qual a principal diferença?

A principal diferença entre as comunicações com fio e sem fio está no modo de transmissão de informações. 

As comunicações com fio exigem cabos físicos para conectar dispositivos e transmitir dados entre eles. Por exemplo, um computador conectado ao modem de internet por um cabo Ethernet

Por outro lado, a comunicação sem fio utiliza ondas eletromagnéticas, como ondas de rádio ou infravermelho, para transmitir informações. Assim, a necessidade de cabos é eliminada.

Nesse cenário, muita gente se pergunta se um desses tipos de comunicação é superior. Mas a verdade é que, as duas comunicações têm suas vantagens. 

Por exemplo, a “com fio” oferece velocidade e segurança, enquanto a “sem fio” oferece flexibilidade e mobilidade. Assim, a melhor opção depende das necessidades de quem escolhe entre elas.

Conheça os displays inteligentes da Victor Vision e saiba como eles podem revolucionar seus projetos! 

Conclusão

E então, tirou as suas dúvidas sobre as comunicações sem fio, seu funcionamento e os tipos existentes?

No artigo de hoje vimos que essa tecnologia sustenta as bases da nossa vida em sociedade, desde as atividades mais simples e corriqueiras, até ao sistema financeiro global. 

Curtiu esse artigo? Então compartilhe! Visite o blog da Victor Vision para conferir outros conteúdos relacionados.

Acompanhe-nos no nosso canal do YouTube e fique por dentro das últimas novidades e inovações.

1 comentário em “Comunicações sem fio: Veja detalhes sobre as tecnologias + curiosidades!”

  1. Pingback: LoRa: Conheça tudo sobre essa tecnologia de radiofrequência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *