Imagens de alta resolução: o que é e como obter a melhor qualidade

Imagens de alta resolução

Quem trabalha diariamente diante de alguma tela, sabe que ter acesso a imagens de alta resolução faz toda a diferença na hora de realizar qualquer atividade.

Afinal, quanto maior a resolução de uma imagem, maior é a sua qualidade e mais definidos são os seus detalhes. Isso significa que é possível desenvolver trabalhos muito mais assertivos.

Mas o que de fato muda de uma imagem de alta resolução para uma de baixa resolução? E como é possível deixar uma imagem em alta resolução?

Essas e outras dúvidas serão respondidas ao longo deste conteúdo. Portanto, continue conosco e boa leitura!

Imagens de alta resolução: quando são consideradas como tal?

São consideradas como imagens de alta resolução aquelas que possuem um alto nível de detalhamento e de definição. Para que isso ocorra, é necessário que essas possuam uma grande quantidade de pixels (menor unidade que compõe uma imagem digital).

Isso quer dizer que a resolução de uma imagem digital será mensurada a partir da quantidade de pixels que ela apresenta, mais especificamente de sua quantidade de pixels por polegada (PPI – Pixels Per Inch).

Portanto, quanto mais pixels existir dentro de uma única polegada, maior é a resolução e qualidade da imagem.

Convém mencionar que resolução é diferente de tamanho. Você pode ter uma imagem grande, isto é, com largura e altura consideráveis, mas com uma pequena quantidade de pixels por polegada. Da mesma forma que o inverso também pode ocorrer. 

Qualidade de imagens na tela

Quais as variações de resolução das imagens?

Existem diferentes resoluções de imagem, sendo as mais conhecidas:

  • Standard Definition (SD): 640 x 480 pixels ou 720 x 480 pixels
  • High Definition (HD): 1280 x 720 pixels
  • Full High Definition (Full HD): 1920 x 1080 pixels
  • Quad-HD (QHD): 2560 x 1440 pixels
  • 4K: 3840 x 2160 pixels
  • 8K: 7680 x 4320 pixels

Esses formatos mostram a quantidade de pixels na largura x na altura da imagem.

Assim, como já falamos, quanto maior a quantidade de pixels, maior é a resolução, riqueza de detalhes, definição e nitidez da imagem. Por outro lado, quanto menor essa quantidade for, menos detalhes e mais borrada ficará a tela.

Por que as imagens perdem resolução?

Todo mundo já vivenciou uma situação em que determinada imagem perdeu a sua resolução. Isso pode acontecer em algumas situações específicas, como no aumento do tamanho da imagem e no envio dessa pela internet.

Na primeira situação, isto é, quando uma imagem é aumentada no Paint ou em um programa de Photoshop, ela perde a sua resolução porque os pixels se afastam para se ajustar ao novo tamanho.

Com isso, passam a existir menos pixels por polegada e a resolução da imagem é reduzida. Por exemplo: se uma imagem é triplicada de tamanho, sua resolução diminui em três vezes.

Já no caso de envio pela internet, como através do WhatsApp, a imagem também tem a sua resolução reduzida. Isso ocorre porque os sistemas costumam comprimir a foto para consumir menos dados e não sobrecarregar os servidores.

Assim, quando a imagem chega no destino, ela já não tem a mesma qualidade que tinha quando foi enviada pelo remetente.

Mas vale dizer que não são apenas essas duas situações que fazem uma imagem perder a sua resolução! Como veremos adiante, a tela utilizada também influencia consideravelmente nessa questão. 

Como deixar uma imagem em alta resolução?

Existem alguns recursos que podem ser utilizados a fim de deixar uma imagem em alta resolução. O primeiro deles é a utilização de alguns sites específicos, como é o caso do Let’s Enhance.

Nessa plataforma gratuita, é possível aumentar o tamanho de uma imagem preservando a sua resolução e os seus detalhes.

Assim como ela, existem outras opções de sites e aplicativos que podem ajudar um usuário nessa importante missão. Basta dar uma pesquisada em um site de buscas para encontrar inúmeras alternativas.

No entanto, pode acontecer de, mesmo após a realização desses procedimentos, a imagem aparecer com uma resolução bem baixa na tela. Nesse caso, o problema vai além do que uma simples configuração da imagem.  

Como a tela influencia na resolução das imagens?

Se entendermos que visualizamos uma imagem digital através da tela de um dispositivo, conseguiremos compreender que a configuração e o tamanho dessa tela são fatores decisivos para a resolução das imagens.

Não entendeu? Então vamos explicar melhor!

Quando alguém decide adquirir um smartphone, notebook, tablet ou individualmente um monitor e inicia as suas pesquisas, é comum aparecer o tamanho físico e a resolução desse dispositivo em pixels, certo?

Essas informações são apresentadas para que o usuário tenha a opção de escolher um aparelho com uma tela que mostre imagens em alta resolução. Afinal, a forma como uma imagem é exibida na tela depende do tamanho do monitor e, principalmente, da resolução desse. 

Isso quer dizer que não adianta ter uma imagem de qualidade, se a tela em que essa é exibida é muito pequena ou apresenta uma quantidade de pixels bem reduzida.

Nesse caso, é óbvio que a tela não conseguirá suportar e exibir a imagem da forma ideal, apresentando pouca nitidez, detalhes reduzidos e, até mesmo, alguns borrões.

Em razão disso, a procura por telas com resoluções HD, Full HD, 4K e 8K aumentou nos últimos tempos, afinal, a vista de imagens em alta qualidade é muito mais gratificante para quem assiste.

Tela para imagens em alta resolução

Como a Victor Vision pode te ajudar?

A Victor Vision se preocupa muito com a experiência que as empresas de tecnologia proporcionam aos seus consumidores. Por isso, fornecemos displays inteligentes que permitem a criação de telas modernas e com uma ótima resolução.

Todos os nossos displays utilizam a tecnologia LCD e fornecem uma extensa variedade de cores. E o melhor: ocupando pouquíssimo espaço, pois o painel é leve e fino.  

Além disso, em nossa empresa, você pode encontrar displays inteligentes nos mais diversos tamanhos, o que permite que eles sejam aplicados em pequenos dispositivos até grandes indústrias, sem comprometer a qualidade das imagens.

Conheça as soluções de displays inteligentes da Victor Vision!

Conclusão

Neste artigo foi possível entender que a apresentação de imagens de alta resolução dependem de diversos fatores, inclusive e principalmente da tela em que essa é exibida.

Por isso, não hesite em contar com displays inteligentes, pois eles podem garantir telas com alta resolução, interface intuitiva e de excelente qualidade para os usuários.

1 comentário em “Imagens de alta resolução: o que é e como obter a melhor qualidade”

  1. Pingback: Comunicações sem fio: Confira o que é, tipos e mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *