Arduino na Internet: descubra como fazer a conexão

Arduino na Internet

Ao conectar o seu Arduino na Internet, você consegue acessar as informações dele de qualquer lugar.

Isso significa acessar os arquivos do seu Arduino, ler as informações de sensores, usá-lo para controlar eletrônicos e luzes da sua casa e muito mais!

Ficou interessado em saber como conectar o Arduino na Internet? Então vem com a gente que nesse artigo você vai encontrar informações sobre:

  • como é possível conectar um Arduino na Internet;
  • como fazer a conexão do Arduino na Internet;
  • se qualquer arduino pode ser conectado;
  • porque conectar um Arduino na Internet;
  • aplicações do Arduino conectado;
  • qual placa usar para fazer essa conexão.

Afinal, é possível conectar um Arduino na Internet?

Sim, é possível conectar um Arduino na Internet, pois no que diz respeito a conectividade, as suas placas se tratam de dispositivos semelhantes a outros que permitem uma conexão com um modem ou roteador para, em seguida, ter acesso à Internet.

Porém, mesmo com as regras semelhantes a de todos os outros dispositivos que permitem a conexão, boa parte das placas de Arduino não tem recursos necessários para simplesmente às conectar com um modem ou roteador.

E embora as placas de alguns tipos de Arduino mais recentes tenham em si recursos de conectividade, as mais usadas e também mais baratas, como o Arduino UNO, não tem esse preparo.

Então, para fazer essa conexão nas placas mais econômicas e populares, é preciso usar módulos de conexão próprios para essa finalidade.

Assim, podemos concluir que boa parte das placas de Arduino exigem algumas melhorias para se conectarem a Internet.

E isso pode ser feito tanto com a conexão a um modem ou roteador, em que usamos cabos para fazer essa ligação, quanto com uma conexão sem fio.

Na sequência, nos aprofundamos melhor nesses dois modos.

É possível conectar um Arduino na Internet

Como fazer a conexão de um arduino à Internet?

Como falamos acima, existem duas maneiras para conectar um Arduino na Internet: com um roteador, usando cabos, ou com uma conexão sem fio.

Abaixo, entenda como funciona o processo com esses dois modelos.

Rede a cabo

Os módulos ENC28j60 e o Ethernet Shield W5100 são as duas soluções mais conhecidas para conectar uma placa de Arduino na Internet por meio de um modem ou roteador, usando um cabo ethernet.

O Ethernet Shield W5100 se trata de um módulo de encaixe que quando inserido sobre as placas, como a do Arduino UNO, permite que elas se conectem à Internet.

E o módulo ENC28j60, da mesma forma que o Ethernet Shield W5100, também é produzido em uma placa de Arduino de circuito impresso, porém, diferente da Shield W5100, ele não se encaixa nas placas de Arduino.

Isso o torna parecido com boa parte dos módulos geralmente usados em projetos de automação comuns.

Rede sem fio

Outra forma de fazer a conexão de um Arduino na Internet é por meio de tecnologias não cabeadas, ou seja, as redes que permitem interação sem fio.

O jeito mais prático de garantir que o Arduino se conecte a uma rede de Wi-fi é usando uma placa da família ESP8266, de modelo ESP01.

Ao aderir a essa placa, ela pode ser usada sozinha ou em conjunto com outras placas Arduino, permitindo também a conexão entre as mesmas.

Qualquer arduino pode ser conectado à uma rede de Internet?

Sim, qualquer Arduino pode ser conectado a uma rede de Internet.

O principal requisito para que isso ocorra é ter um computador que tenha esse acesso a Internet, para que ele possa agir como um intermediário dessa conexão.

Arduino no wi-fi

Mas, por que conectar um arduino na Internet?

O principal benefício de conectar um Arduino na Internet é que você consegue acessá-lo de qualquer lugar do mundo.

Basta ter um computador, um smartphone ou um tablet que você tem o poder de ter informações ou pedir para que ações sejam executadas.

Ou seja, é possível que você leia as informações de sensores, use seu Arduino para controlar luzes e eletrônicos de sua casa, acesse os seus arquivos e muito mais.

Então, realizando essa conexão, todo o seu controle pode ser feito remotamente e à distância, basta fazer algumas integrações em suas placas, conforme sinalizamos anteriormente.

Aplicações do arduino conectado à Internet

Um Arduino conectado a Internet pode ter suas aplicações usadas para automatizar a sua casa, como fazendo controle de luzes e aparelhos eletrônicos.

Também pode ser aplicado em seu escritório, com o propósito semelhante ao de sua casa, ou para criar um novo brinquedo, um novo equipamento e quem sabe até realizar melhorias em equipamentos existentes.

Ou seja, as aplicações do Arduino conectado à Internet dependem de sua imaginação e criatividade, afinal, ele tem uma grande quantidade de sensores e componentes para você usar em seus projetos.

Qual placa usar para conectar o Arduino à Internet?

A maneira mais prática de conectar um Arduino na Internet é através da rede a cabo, com a placa Ethernet Shield W5100.

Essa placa tem o chip Wiznet W5100 em si, resistindo a até quatro conexões de socket simultaneamente.

Além disso, seu shield tem  um slot para cartão de memória (micro SD), com o qual você consegue fazer o armazenamento de arquivos que podem ser enviados pela rede de Internet.

É importante saber que o Ethernet Shield W5100 foi desenvolvido justamente pela necessidade de conectar o Arduino na Internet, suprindo assim uma demanda de forma prática e simples.

Como falamos anteriormente, para realizar essa conexão, você só precisa acoplar o shield em cima do Arduino, fazer a conexão do shield ao modem ou roteador com um cabo de rede RJ45 e colocar o código fonte correto do seu Arduino.

Descubra como a Victor Vision pode ajudar a aprimorar seus projetos!

Conclusão

Com esse artigo, nossa missão era te explicar que é possível conectar um Arduino na Internet.

Isso porque suas placas são similares a outros dispositivos que também permitem a conexão com um modem ou roteador para ter esse acesso.

E para que isso funcione, basta usar módulos de conexão próprios para essa finalidade, como realizar a conexão a um modem/roteador ou com uma conexão sem fio.

Sabendo disso, explicamos como essas conexões podem ser feitas, tanto com uma rede a cabo, como com uma rede sem fio.

Além do mais, esclarecemos o porquê conectar um Arduino na Internet e as aplicações que podem ser feitas com essa conexão, como automatização de sua casa ou escritório, para criar novos brinquedos ou novos equipamentos e até mesmo para fazer melhorias em equipamentos que já existem.

Agora que você já sabe como conectar o Arduino na Internet, solte sua criatividade em seus projetos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.