Shield Arduino para Displays Inteligentes Proculus

Shields são placas eletrônicas com um conceito modular, que podem ser acopladas em cima do Arduino para aumentar sua capacidade com um determinado superpoder. O Arduino já se mostrou bem poderoso para diversas aplicações, mas nenhum módulo de larga escala consegue embarcar todos os sensores e controles que a eletrônica pode oferecer. Mesmo diferentes do Arduino, eles seguem a tendência de serem de montagem muito fácil e baratos para serem produzidos.

Hoje, há Shields para diversas aplicações. Sensores de temperatura, humidade, pressão, vazão; controle de motores, de LEDs, carregador de bateria; ethernet, wifi, GPS; player de música e microfone; armazenamento em SD; câmeras e displays. Todos eles são ótimos para que os desenvolvedores conheçam os chips dos fabricantes em um tempo muito mais rápido. Eles expandem a capacidade do Arduino, aumentando as funções de forma simples e confiável, com um circuito enxuto (área limitada a do Arduino) e robusto (com tudo pronto para aquela aplicação).

Isso é possível por conta dos conectores Headers que o Arduino tem, um mapeamento de todos os pinos do microcontrolador ATmega. Os Shields possuem conectores complementares, de forma que eles se acoplem ao Arduino de maneira direta.

O objetivo é apresentar o shield para Arduino do display inteligente da Proculus, e distribuído pela Victor Vision.

Shield Arduino para Display TFT Touch Proculus

Acessório PAB_03, shield para Arduino

Fios voando de um protoboard, problemas de conexão, interferência, e nada funciona como deveria.. Muitos já passaram por essa experiência desenvolvendo circuitos de bancada. É inevitável usar fios para realizar conexões rápidas, mas para circuitos sensíveis e principalmente para comunicação de dados, é importante que as conexões sejam robustas para evitar falhas, e aumentar ainda mais o tempo de desenvolvimento.

A conexão física dos Displays TFT com Touch da Proculus com o Arduino pode ser feita com um Shield chamado PAB_03 (link). A PAB_03 é um Shield para Arduino desenvolvido especialmente para conectar os displays Proculus facilmente a uma placa Arduino.

Display Inteligente conectado ao Arduino via acessório PAB_03

A placa PAB_03 se destaca pelas características:

  • Alimentação pela placa Arduino ou fonte externa;
  • 3 configurações de conector de saída disponíveis;
  • Compatível com Displays TTL/CMOS e RS232;
  • Expõe todos os pinos do Arduino.

Sobre a alimentação, displays menores podem ser alimentados sem a necessidade de uma fonte externa, e a energia ver diretamente da placa do Arduino, A alimentação pode ser externa pois existem modelos que não são compatíveis nem com a tensão nem com a corrente que a placa do Arduino pode oferecer. Existem modelos de display que funcionam com tensão nominal de 12V, e outros displays maiores que podem puxar desde 700 mA de corrente. Como alternativa, a PAB_03 possui um conector para fonte externa.

Como conector de saída do Shield PAB_03 para o display, por onde passa a energia e a comunicação para o display, existem três opções expostas na PCB do Shield, Essa é uma flexibilidade pois existem modelos de displays com conector: flat, ribbon ou com fios.

Cabo FFC (flat) à esquerda e cabo Ribbon à direita
Exemplo de cabo FLAT e cabo RIBBON

A comunicação entre o Arduino e o display é a comunicação serial UART, mas o protocolo físico pode ser tanto TTL/CMOS (normalmente em 5V) como RS232. Para escolher entre os protocolos físicos existem dois jumpers de configuração no Shield, com a marcação correta da ligação gravada no silk do shield.

Veja essas duas Demos funcionando com Arduino e o shield para o display Proculus:

As demos podem ser encontradas nos links:

Saiba mais sobre os acessórios da Proculus no site: https://victorvision.com.br/produtos/acessorios/

Leia também: Displays Proculus com microcontrolador PIC

Marcações:

2 comentários em “Shield Arduino para Displays Inteligentes Proculus”

    1. Olá, Vilian!

      O shield PAB_03 usa os pinos TX, RX, GND e 5V do Arduino.
      O 5V alimenta o circuito do shield (a alimentação do display pode vir desse 5V também, mas recomendamos sempre usar uma fonte externa exclusiva para o display).
      Todos os outros pinos são apenas expostos na barra de pinos sem sofrer alterações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *