Início » Blog » Shield Arduino para Displays Inteligentes Proculus

Shield Arduino para Displays Inteligentes Proculus

Shields são placas eletrônicas com um conceito modular, que podem ser acopladas em cima do Arduino para aumentar sua capacidade com um determinado superpoder. O Arduino já se mostrou bem poderoso para diversas aplicações, mas nenhum módulo de larga escala consegue embarcar todos os sensores e controles que a eletrônica pode oferecer. Mesmo diferentes do Arduino, eles seguem a tendência de serem de montagem muito fácil e baratos para serem produzidos.

Hoje, há Shields para diversas aplicações. Sensores de temperatura, humidade, pressão, vazão; controle de motores, de LEDs, carregador de bateria; ethernet, wifi, GPS; player de música e microfone; armazenamento em SD; câmeras e displays. Todos eles são ótimos para que os desenvolvedores conheçam os chips dos fabricantes em um tempo muito mais rápido. Eles expandem a capacidade do Arduino, aumentando as funções de forma simples e confiável, com um circuito enxuto (área limitada a do Arduino) e robusto (com tudo pronto para aquela aplicação).

Isso é possível por conta dos conectores Headers que o Arduino tem, um mapeamento de todos os pinos do microcontrolador ATmega. Os Shields possuem conectores complementares, de forma que eles se acoplem ao Arduino de maneira direta.

O objetivo é apresentar o shield para Arduino do display inteligente da Proculus, e distribuído pela Victor Vision.

Shield Arduino para Display TFT Touch Proculus

Acessório PAB_03, shield para Arduino

Fios voando de um protoboard, problemas de conexão, interferência, e nada funciona como deveria.. Muitos já passaram por essa experiência desenvolvendo circuitos de bancada. É inevitável usar fios para realizar conexões rápidas, mas para circuitos sensíveis e principalmente para comunicação de dados, é importante que as conexões sejam robustas para evitar falhas, e aumentar ainda mais o tempo de desenvolvimento.

A conexão física dos Displays TFT com Touch da Proculus com o Arduino pode ser feita com um Shield chamado PAB_03 (link). A PAB_03 é um Shield para Arduino desenvolvido especialmente para conectar os displays Proculus facilmente a uma placa Arduino.

Display Inteligente conectado ao Arduino via acessório PAB_03

A placa PAB_03 se destaca pelas características:

  • Alimentação pela placa Arduino ou fonte externa;
  • 3 configurações de conector de saída disponíveis;
  • Compatível com Displays TTL/CMOS e RS232;
  • Expõe todos os pinos do Arduino.

Sobre a alimentação, displays menores podem ser alimentados sem a necessidade de uma fonte externa, e a energia ver diretamente da placa do Arduino, A alimentação pode ser externa pois existem modelos que não são compatíveis nem com a tensão nem com a corrente que a placa do Arduino pode oferecer. Existem modelos de display que funcionam com tensão nominal de 12V, e outros displays maiores que podem puxar desde 700 mA de corrente. Como alternativa, a PAB_03 possui um conector para fonte externa.

Como conector de saída do Shield PAB_03 para o display, por onde passa a energia e a comunicação para o display, existem três opções expostas na PCB do Shield, Essa é uma flexibilidade pois existem modelos de displays com conector: flat, ribbon ou com fios.

Cabo FFC (flat) à esquerda e cabo Ribbon à direita
Exemplo de cabo FLAT e cabo RIBBON

A comunicação entre o Arduino e o display é a comunicação serial UART, mas o protocolo físico pode ser tanto TTL/CMOS (normalmente em 5V) como RS232. Para escolher entre os protocolos físicos existem dois jumpers de configuração no Shield, com a marcação correta da ligação gravada no silk do shield.

Veja essas duas Demos funcionando com Arduino e o shield para o display Proculus:

As demos podem ser encontradas nos links:

Saiba mais sobre os acessórios da Proculus no site: https://victorvision.com.br/produtos/acessorios/

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *