Tipos de conectores: exemplos, diferenças e cuidados [Lista]

Vários tipos de conectores, como USB, tipo C, micro USB etc.

A variar de acordo com o projeto ou a necessidade, existem variadas opções de tipos de conectores, com funcionalidades diferentes e que devem ser consideradas para melhor desempenho da demanda em questão.

Claro que a principal função dos conectores, e sua característica em comum, é a de fazer a ligação entre um ou mais dispositivos.

Porém, em muitos casos, esses periféricos solicitam uma conexão diferente, e o uso de um conector que não se encaixa com a proposta do projeto por interferir, diretamente, no desempenho do dispositivo.

Para não ter problemas com o desenvolvimento dos seus projetos de conexão, que tal conhecer os diferentes tipos de conectores e suas funções?

A especialista em tecnologia Victor Vision preparou um guia especial sobre o tema, que ainda conta com uma lista de exemplos.

Acompanhe abaixo para tirar suas dúvidas; boa leitura!

O que são conectores?

Antes de conhecermos os diferentes tipos de conectores disponíveis no mercado, é importante estarmos familiarizados com o conceito dessa ferramenta, indispensável para o sucesso da maioria dos projetos eletrônicos.

Os conectores são itens com a finalidade de fazer ligação entre um ou mais dispositivos de um projeto, independentemente do objetivo do mesmo.

Além disso, os conectores podem ser utilizados, também, como adaptadores, a depender da sua função no projeto e dos seus detalhes de fabricação.

Considerando a sua grande importância para a maioria dos projetos, alguns aparelhos eletrônicos já oferecem, junto aos seus itens e equipamentos de instalação, os conectores a serem utilizados, para facilitar a montagem de determinados dispositivos.

Em suma, independentemente de qual seja a finalidade do seu aparelho, é bem provável que você vá precisar de um conector para fazê-lo funcionar.

Quais são os tipos de conectores mais utilizados?

Como mencionamos, os conectores são peças-chave importantes no funcionamento de diversos projetos, a depender da sua funcionalidade.

Por exemplo: se você tem interesse em fazer a ligação entre placas de vídeo, ou de dispositivos que reproduzem conteúdos em vídeo, os tipos de conectores de vídeo devem ser os itens que você deve procurar na hora de comprar as peças para o seu projeto.

No entanto, mesmo sendo uma das mais conhecidas, essa não é a única categoria de conectores disponível!

Confira abaixo nossa lista com os principais conectores e suas funcionalidades.

Conector USB

Sigla para Universal Serial Bus, os conectores USB são itens que seguem o padrão de portas com o protocolo de mesmo nome.

Não é à toa que a tradução do termo, em português, é relacionada a portas, uma vez que o conector pode ser encontrado no mercado, também, pela denominação de “porta universal”, apesar de não ser a nomenclatura mais comum.

O conector USB tem como função promover conexão entre diversos aparelhos digitais; itens como celulares, impressoras e computadores se beneficiam desse protocolo de comunicação.

Além disso, o USB também é usado para conexões para transferência de energia — como quando conectamos nosso celular ao cabo e este, na fonte, para ser plugada à tomada e carregar o dispositivo.

Conector HDMI

Entrada e saída HDMI, simbolizando tipos de conectores HDMI

Foto: Unsplash

Já o High-Definition Multimedia Interface, ou HDMI, é um tipo de conector usado para projetos de transmissão de imagem e som.

É por isso que existe porta HDMI na sua televisão e no seu computador, por exemplo.

Esse conector é a opção mais avançada para a transmissão de sinais digitais, uma vez que é eficaz na transmissão massiva de dados, além de sinais em HD e, também, em 4K.

Conector VGA

Não podendo ficar de fora da nossa lista de tipos de conectores, o conector VGA, que corresponde à sigla Video Graphics Array, é responsável pela transmissão dos componentes de RGB (as cores vermelho, verde e azul) para a composição de imagens.

Por isso, a conexão VGA é um dos itens mais importantes em projetos que envolvem apresentações visuais, como nas telas e monitores.

Conector RCA

O Radio Corporation of America, ou RCA, é um tipo de conector que serve para transmitir sinais que possuem frequência oscilando de baixo para alto, com muitos megahertz na sua transmissão.

Já deu para perceber, então, que esse tipo de conector vai estar presente em aparelhos que transmitem som, certo?

É muito comum a presença do conector RCA em TVs, som estéreo e amplificadores; ainda, a fabricação desses conectores é otimizada para uma instalação mais simples, uma vez que eles vêm diferenciados em cores.

Conector DVI

Sigla para Digital Visual Interface, o conector DVI é o que, atualmente, vem substituindo conexões usando VGA, uma vez que este é de caráter analógico.

Isso quer dizer que, para projetos em que a demanda é a transmissão de sinais de vídeo no formato digital, como a placa de vídeo para um monitor, ou projetor, a melhor opção é o conector DVI.

Conector TS/TRS

Os famosos conectores P1, P2 e P3 são os conectores TS, ou TRS.

Sua função principal é a transmissão de sinais sonoros; é por isso que eles são tão comuns em fones de ouvido com fio, além de cabos auxiliares para reprodução de música em carros, quando o bluetooth não é uma opção.

Cuidados necessários ao usar conectores

Simbolizando tipos de conectores e cuidados necessários, um grupo de conectores com cabos dobrados, prestes a se romperem.

Foto: Unsplash

Como para qualquer outro projeto que demande troca de eletricidade e outros componentes afins, é importante que os envolvidos na montagem ou na conexão de cabos tomem os cuidados necessários.

Na hora de ligar os conectores aos seus aparelhos, é importante verificar fontes de energia e desativá-las durante o momento da conexão, por exemplo.

Ainda, conectores que apresentem algum defeito na sua forma, ou problemas de conexão, devem ser descartados e substituídos, evitando problemas futuros.

Procurando por informações e mais dicas que vão ajudar nos seus projetos? Acesse aqui o blog da Victor Vision!

Conclusão

E então, tudo certo com os variados tipos de conectores?

Conhecendo suas funcionalidades e principais atribuições, fica muito mais fácil acertar na escolha do conector ideal para o seu projeto eletrônico!

Com a Victor Vision, você conta com os melhores displays para integrar seus projetos, com muito mais tecnologia e qualidade: não deixe de conferir nosso site e navegar pelo nosso catálogo completo!

10 comentários em “Tipos de conectores: exemplos, diferenças e cuidados [Lista]”

  1. Pingback: Conectores elétricos: função, tipos, exemplos e cuidados [Guia]

  2. Pingback: Tipos de USB existentes, conectores e velocidades [Guia]

  3. Pingback: Monitor hospitalar: como funciona, sinais vitais e display [Guia]

  4. Pingback: LVDS: o que é, como funciona, tipos, cabos e display [Guia]

  5. Pingback: Shield arduino: para que serve, tipos, exemplos práticos e displays

  6. Pingback: Projeto com Arduino: 5 opções incríveis e como programá-las!

  7. Pingback: O que é HDMI, funções, tipos e boas formas de usar!

  8. Pingback: Display LCD 16x2: como funciona e como usar no Arduino e Raspberry Pi

  9. Pingback: Monitor com HDMI: o que é, como funciona e melhores modelos!

  10. Pingback: O que é Arduino: para que serve, benefícios e projetos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *