Tipos de hardware: exemplos, função e mais [Guia completo]

Tipos de hardware: exemplos, função e mais [Guia completo]

Atualmente, o mercado conta com diferentes tipos de hardware, que apresentam funcionalidades distintas, aplicações diversas, e nos dão muito mais opções de combinação e desempenho.

Não somente para nos oferecer diversas possibilidades, os hardwares, em suas diversas apresentações, se adequam a demandas tecnológicas também diferentes.

Bons exemplos disso são os gadgets: em alguns momentos um tablet faz mais sentido do que um computador; às vezes, precisamos da praticidade e mobilidade de um smartphone.

Para que você saiba mais sobre os tipos de hardware presentes no mercado, e o melhor da sua usabilidade, a Victor Vision, sua especialista em informática e tecnologia, traz aqui um conteúdo especial!

Confira aqui nosso guia completo sobre o tema e fique informado dos principais exemplos de hardware comercializados atualmente.

Acompanhe o artigo até o final e boa leitura!

O que é hardware? Para que serve?

Antes de explorarmos os tipos de hardware que podem ser encontrados no mercado, vamos começar com conceitos básicos?

Pouca gente sabe, mas os componentes e peças de um computador são exemplos de hardware.

No entanto, para dar uma definição mais abrangente, podemos dizer que hardwares são considerados qualquer tipo de ferramenta ou utensílio mecânico que está apto a realizar determinada atividade.

Quando o âmbito é o da tecnologia, os itens internos e externos que fazem parte de artigos como videogames, celulares, laptops e diversos outros eletroeletrônicos são considerados hardware.

Qual é a função do hardware?

Com essa definição, já dá para ter uma noção da utilidade de um hardware, certo?

Esses componentes são os responsáveis pelo funcionamento da máquina onde ele se encontra, processando comando (junto aos softwares) e garantindo o armazenamento de informações.

Qual a diferença entre hardware e software?

Não tem como falar de hardware e não falar, também, de software — principalmente porque a maioria das pessoas confunde os dois termos.

Como citamos, o hardware é a parte estrutural de um computador ou outro gadget: suas peças como tela, disco rígido, portas de entrada e demais elementos físicos.

Já os softwares são programas desenvolvidos para que a máquina possa executar funções: são exemplos disso os sistemas operacionais e os aplicativos.

Logo, podemos dizer que o hardware é a parte física, enquanto o software é a parte lógica de um eletrônico. Ambos dependem um do outro para um pleno funcionamento e utilidade.

Quais são os tipos de hardware? + Exemplos

Ventoinha dentro de uma CPU, representando exemplos de tipos de hardware

Agora que você sabe que os hardwares estão presentes em um computador ou outro utensílio com o propósito de fazer sua estrutura funcionar, é importante ter conhecimento, também, de que existem diversos tipos desses componentes, com funções variadas.

É justamente a sua aplicação que vai determinar qual tipo de hardware é o mais indicado para compor cada projeto, resultando nas máquinas que encontramos hoje no mercado.

Para tirar suas dúvidas sobre esse tema, separamos abaixo exemplos de hardware, com os principais tipos de equipamentos mais utilizados na indústria.

Acompanhe a lista abaixo:

Hardwares de processamento

Todo equipamento ou peça que garante que um computador, ou outro dispositivo eletrônico, funcione plenamente, é chamado de hardware de processamento.

Isso porque são esses artigos que processam informações e comandos, caracterizando o aparelho em que ele está inserido como “inteligente” e útil para que possamos realizar tarefas.

Os variados tipos de hardware de rede estão inclusos nos hardwares de processamento. Ainda, são outros bons exemplos:

  • processadores;
  • fonte de energia;
  • placa de áudio e de vídeo;
  • entre outros.

Hardwares de armazenamento

Para que seja possível ao seu computador reunir em sua memória documentos, arquivos, downloads e outros ficheiros, é necessária a presença de hardwares de armazenamento.

Além disso, eles são peças indispensáveis para que um computador ou celular possa carregar informações e executar aplicativos.

O disco rígido, conhecido como o famoso HD, é um dos exemplos mais populares de hardwares de armazenamento.

Temos, ainda:

  • pendrive;
  • HD externo;
  • memória RAM.

Hardwares de entrada

Monitor de computador. Com mouse e teclado sobre a mesa, que são tipos de hardware de entrada

Tudo que for de função externa, ou seja, que é acoplado ao dispositivo já completo, mas que agrega algum tipo de desempenho ao aparelho eletrônico, é considerado hardware.

Com esses itens, um computador ou celular pode ter o seu processo de funcionamento complementado, com funcionalidades que são trazidas sempre “de fora para dentro”.

São populares tipos de hardware periféricos:

  • mouse;
  • teclado;
  • webcam;
  • microfone;
  • tela touch screen;
  • carregador de bateria.

Hardwares de saída

Por fim, os hardwares de saída possuem funções bem similares aos dos de entrada, mas com o diferencial importante de receber informações do dispositivo ao qual ele está conectado.

Ou seja, o hardware de saída é um componente externo, mas depende do recebimento de dados do aparelho para desempenhar suas funções.

Quer exemplos? Se liga em alguns tipos de hardware de saída:

  • monitor;
  • impressora;
  • fones de ouvido;
  • caixas de saída de som.

Entenda a definição e conceito de virtualização de hardware

Também um assunto importante acerca das variações de hardware, a virtualização desses itens tem se tornado uma técnica extremamente popular.

A virtualização de hardware consiste na criação de máquinas virtuais, que operam dentro de sistemas já existentes, como os computadores.

Com esse tipo de funcionalidade, os usuários interessados podem ter versões virtuais de tecnologias físicas ou digitais diversas.

É com a virtualização de hardware que usuários de MacBooks, por exemplo, podem rodar o Sistema Windows em seus dispositivos.

Também, essa tecnologia possibilita a utilização de jogos mobile, como o que baixamos em dispositivos Android, em um desktop.

As aplicações são diversas!

Bônus: para que serve a aceleração de hardware?

O recurso de aceleração de hardware é bem comum entre os usuários das máquinas.

Essa ação acontece quando certas funcionalidades de um dispositivo (computador, celular, etc.) são removidas da sua CPU original e encaminhadas para um chip dedicado.

O que isso garante? Processamento mais rápido, gráficos mais intensos, e uma série de melhorias para o dispositivo.

A aceleração de hardware é comum no universo dos games, onde os usuários de PCs gamers modificam suas máquinas para que possam rodar games com densos efeitos visuais, por exemplo.

Como fazer teste ou diagnóstico de hardware?

Diagnosticar o atual estado do seu hardware garante conhecimento de como anda a saúde do seu dispositivo, e impacta diretamente no bom funcionamento dele.

Além disso, essa prática serve para apresentar as especificações e características do aparelho, e é uma excelente forma de saber se o produto que você está adquirindo está completo e com todas as funções anunciadas funcionando corretamente.

O diagnóstico de hardware pode ser feito por programas como:

  • CPU-Z;
  • Everest;
  • PC Wizard;
  • Fresh Diagnose;
  • e diversos outros.

Quer mais dicas e conteúdos interessantes sobre tecnologia? Então vem pro blog da Victor Vision!

Conclusão

E então, tudo certo sobre os tipos de hardware e suas principais funcionalidades?

Conhecer as especificações de cada um desses dispositivos é fundamental para garantir o melhor desempenho dos seus aparelhos eletrônicos.

E, na hora de buscar displays para os seus projetos, já sabe: a melhor opção em LCD e displays inteligentes é aqui na Victor Vision!

13 comentários em “Tipos de hardware: exemplos, função e mais [Guia completo]”

  1. Pingback: Arduino IDE: o que é e como instalar? [Guia]

  2. Pingback: LVDS: o que é, como funciona, tipos, cabos e display [Guia]

  3. Pingback: Interface UART: o que é, como funciona e exemplo projeto Arduino

  4. Pingback: Shield arduino: para que serve, tipos, exemplos práticos e displays

  5. Pingback: Projeto com Arduino: 5 opções incríveis e como programá-las!

  6. Pingback: O que é Arduino: para que serve, benefícios e projetos

  7. Pingback: Placa Controladora: o que é, para que serve e tipos (LCD, CNC e acesso)

  8. Pingback: O que é linguagem de programação: conheça as principais e os tipos

  9. Pingback: Arduino para iniciantes: tudo que você precisa saber antes de começar

  10. Pingback: Prototipagem de Placas de Circuito Impresso: entenda como funciona

  11. Pingback: Processadores ARM: O que é, características e diferenciais!

  12. Pingback: Sistemas embarcados: Entenda o que são, exemplos e mais!

  13. Pingback: O que é um controlador lógico programável (CLP)? Descubra!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *