Interface Homem-Máquina: descubra seus usos e benefícios

Interface homem-máquina

Não é novidade para ninguém que o uso de tecnologias traz benefícios diversos ao setor industrial. No entanto, para que isso realmente aconteça, a implementação da interface homem-máquina se apresenta como algo indispensável.

Isso porque esse dispositivo é responsável por facilitar a interação entre operador e sistema, contribuindo para a execução ideal dos equipamentos em busca de resultados satisfatórios e eficientes.

Por isso, levando em consideração a importância da tecnologia para a produtividade industrial, trouxemos todas as informações que você precisa saber sobre a interface homem-máquina. Continue a leitura para descobrir seu significado, usos e benefícios!

O que é a interface homem-máquina?

A interface homem-máquina (HMI, sigla do inglês Human-Machine Interface) é um painel que exibe dados e informações em tempo real sobre os processos industriais e que permite que um operador se comunique com uma máquina, software ou sistema. 

Ou seja, a partir da HMI, o usuário pode ter acesso e controlar, de um único dispositivo, todas as etapas de um processo para garantir que ele saia como o esperado. Por exemplo: é possível reduzir temperaturas ou acionar a máquina que envasa um produto.

Convém mencionar que a interface homem-máquina pode se apresentar em diversos formatos: pode ser uma tela conectada a um outro equipamento, um tablet ou simplesmente uma tela independente.

Além disso, ela costuma apresentar uma linguagem simples para que a operação seja intuitiva, eficiente e sem maiores problemas. 

O que é a interface homem-máquina

Quais são os usos da interface homem-máquina?

Com relação ao seu local de aplicação, a interface homem-máquina apresenta as mais variadas possibilidades. Assim, ela é comumente encontrada nos seguintes setores industriais:

  • Automobilístico;
  • Farmacêutico;
  • Energia;
  • Água e esgoto;
  • Construção civil;
  • Bebidas;
  • Transportes.

Já com relação às funções que esse dispositivo pode desenvolver, tudo dependerá do objetivo da própria indústria. Isso porque é possível ter HMIs que são utilizados para uma única função enquanto outras desempenham mais de uma atividade.

Portanto, a partir desse painel, é possível:

  • Monitorar e/ou controlar um ou mais equipamentos;
  • Monitorar e/ou controlar diversas operações industriais;
  • Visualizar informações sobre operações e desempenho dos equipamentos numa representação gráfica, o que torna a compreensão muito mais fácil;
  • Ajustar equipamentos e operações a partir dos dados disponibilizados;
  • Visualizar e gerenciar alarmes;
  • Entre outras atividades…

É importante saber que uma indústria pode optar por ter uma única interface homem-máquina, como se fosse uma central, ou ter várias telas que sirvam para uma função específica, mas que se conectem via internet.

Além disso, para quem não sabe, os profissionais que costumam operar esse dispositivo são os integradores de sistema, engenheiros e os próprios operadores da indústria. 

Quais os benefícios de uma interface homem-máquina?

Como já deu para perceber até aqui, a interface homem-máquina veio para facilitar o dia a dia operacional em uma indústria, permitindo que os processos sejam mais ágeis, eficientes, práticos e assertivos.

No entanto, para além dessas questões, essa tecnologia apresenta muitos outros benefícios que veremos a partir de agora!

Eficiência

Uma das vantagens mais perceptíveis da implementação de uma HMI é a sua eficiência. Isso porque ela é capaz de tornar todos os processos industriais aos quais estão vinculados muito mais eficientes e ágeis. Mas como assim?

Bem, se pensarmos que esse painel fornece dados e informações sobre as operações e equipamentos em tempo real, entenderemos que será possível realizar os ajustes necessários com muito mais agilidade e urgência.

Ou seja, torna-se possível melhorar a eficiência de todas as operações e equipamentos, uma vez que com os dados fornecidos pelo painel é possível contornar os erros antes que eles comprometam os processos. 

Sistema unificado

Uma possibilidade na utilização da interface homem-máquina é a unificação de todo o sistema em uma central. Com isso, os operadores podem ter uma visão geral de toda a instalação industrial e controlar softwares, operações, máquinas e sistemas da indústria.

Além disso, convém mencionar que as atualizações em tempo real também devem chegar nessa central, o que permite que qualquer profissional que tenha acesso à HMI faça diagnósticos rápidos e precisos.  

Capacidade de uso aprimorado

A capacidade de uso da IHM é aprimorada por conta de duas questões principais.

A primeira diz respeito ao fato desse painel permitir a visualização de informações e dados em representações gráficas, o que possibilita a realização de uma leitura muito simples.

A segunda é sobre os botões de comando, sobretudo os em touchscreen, que são muito intuitivos, tornando o envio de comandos pelos operadores menos descomplicado.

E não é só isso! A instalação de alguns programas no painel permitem que os operadores personalizem a tela segundo suas necessidades e vontades. 

E não é preciso dizer que tudo isso aprimora toda a capacidade de uso, não é?

Benefícios de uma interface homem-máquina

Fácil implementação

Além da fácil utilização, a interface homem-máquina também apresenta uma fácil implementação. É claro que que isso depende da sofisticação do painel e das conexões que serão feitas: quanto mais funções ele tiver, mais complexo será sua implementação.

No entanto, apesar dessa variável, pode-se dizer que, de um modo geral, a implementação desse dispositivo é fácil e até mesmo rápida quando comparada a outras tecnologias.

Portanto, é um recurso que vale a pena ser instalado, pois além de trazer vários benefícios para os processos industriais, não apresenta complexidade elevada em sua instalação.

Descubra como a Victor Vision pode ajudar a aprimorar seus projetos!

Conclusão

Agora que você sabe o que é uma interface homem-máquina e como ela pode contribuir para os processos industriais, não há motivos para não querer investir o quanto antes em uma, não é verdade?

E o melhor de tudo é que é possível obter uma HMI com excelente custo-benefício. Isso porque existem equipamentos com valores acessíveis que podem ser utilizados para a montagem dessa tecnologia, como é o caso dos Displays Inteligentes da Victor Vision.

Esses displays possuem a tecnologia LCM (Liquid Crystal Monitor ou Monitor de Cristal Líquido), que oferece uma interface visual entre homem e máquina totalmente intuitiva graças aos seus controladores gráficos especiais e à sua interação touchscreen.

Portanto, conheça essa nossa tecnologia que é ideal para produzir interfaces homem-máquina com um custo totalmente acessível e com funcionalidades incríveis!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.