Painéis LCD: tipos, siglas, iluminação, vantagens e desvantagens

Painel LCD colorido

Grande parte dos projetos eletrônicos envolvem algum tipo de dispositivo de visualização, para apresentar gráficos, imagens, e outros elementos visuais: e um tipo de componente com boa entrega, aliada a um bom custo-benefício, são os painéis LCD.

Esses painéis nada mais são do que displays feitos em cristal líquido, com aspecto fino, ainda que resistente, e sua boa performance tem tornado esse artigo um padrão de tela para muitos equipamentos.

Se você está procurando por um display para o seu projeto, a tela de LCD pode ser a melhor escolha para você!

No entanto, existem variações deste item, com especificações técnicas diversas, como iluminação, tipos, e demais outras características.

Para ajudar você a fazer a melhor escolha, a Victor Vision, sua especialista em displays LCD, preparou um guia completo sobre o tema.

Acompanhe abaixo tudo o que você precisa saber sobre painéis LCD e tire todas as suas dúvidas.

Boa leitura!

O que é LCD? E o que são painéis LCD?

Antes de explicarmos o que são, e como funcionam, esses painéis, é importante entender, primeiramente, o que é LCD, o material em si.

Sigla para Liquid Crystal Display, os displays de LCD são compostos de cristal líquido, formados por uma luz de fundo, pixels e uma série de especificações, responsáveis por apresentar imagens na boa resolução de tela que conhecemos.

Os painéis feitos em LCD, logo, são as telas ou displays que usam essa tecnologia para integrar projetos que demandam apresentações visuais.

Como funciona um display LCD?

Todos os componentes presentes em um display LCD ficam unidos, em uma composição uniforme formada pela substância em cristal líquido e uma luz de fundo.

Essa luz passa por um filtro polarizador e, após isso, por um substrato de vidro — até chegar, por fim, em um transistor de filme fino, nos pixels, e no próprio cristal líquido.

Após receberem uma carga elétrica, os cristais líquidos presentes em displays LCD mudam de posição, o que forma a imagem a ser apresentada.

Quais são os tipos de iluminação para painéis LCD? (Backlight)

Backlight é justamente isso: o formato de iluminação adotado por um determinado painel na tecnologia de cristal líquido.

O painel traseiro com iluminação que citamos no tópico acima, que pode ser composto por lâmpadas brancas ou azuis, é o que forma o backlight, responsável por apresentar os elementos visuais coloridos que vemos na tela.

Confira de que forma o backlight pode ser:

  • Edge LCD, onde o backlight fica em linha reta nas bordas, proporcionando displays mais finos, ainda que com boa qualidade de imagem;
  • Direct LED, que possui lâmpadas de LED por todo o painel do dispositivo, o que garante uma extensão com iluminação bem mais uniforme, oferecendo mais riqueza em cores e resolução.

LCD de matriz ativa (AMLCD) e LCD de matriz passiva (PMLCD): qual a diferença?

Ainda, os painéis em LCD podem ser categorizados de acordo com mais alguns detalhes de sua composição.

Uma distinção importante, também, são os displays em matriz ativa, Active Matrix Liquid Crystal Display, onde um conjunto ativo de transistores controla cada pixel individualmente para uma maior resolução, além de alto nível de brilho e contraste: muito comum em celulares!

Quando falamos de um display LCD de matriz passiva, Passive Matrix Liquid Crystal Display, são os eletrodos os responsáveis por controlar os pixels da tela: conectados em linhas e colunas, quando esses eletrodos são ativados, eles ligam a célula de LCD do dispositivo, e formam as imagens.

Vantagens e desvantagens das telas e painéis LCD

Mulher loira com cabelo chanel, com roupa social preta de corte moderno, usando painel LCD com tela touch para navegar por um mapa

Como acontece com todo tipo de dispositivo eletrônico, existem prós e contras acerca do uso da tecnologia LCD, e é interessante estar por dentro de algumas informações antes de considerar esse recurso para o seu projeto.

Talvez a maior vantagem dos displays LCD seja a facilidade de encontrar esse produto no mercado, além do seu custo-benefício.

Além disso, um detalhe importante sobre o cristal líquido é a segurança no uso prolongado: em comparação com outras telas, o LCD emite pouca radiação.

Ainda, o backlight do LCD tem maior eficiência energética do que outras tecnologias, como o OLED, por exemplo.

Possíveis problemas

Entre as desvantagens do LCD, podemos citar a qualidade da imagem, que pode se mostrar inferior, quando comparada a tecnologias mais modernas.

Também, displays de LCD podem ficar com as cores desbotadas quando vistas de alguns ângulos determinados, proporcionando um ângulo de visão mais limitado.

São considerados alguns outros problemas do painel LCD:

  • ghosting;
  • dead pixels;
  • amarelamento;
  • vazamento de backlight;
  • persistência de imagem.

Tais problemas não reduzem a qualidade ou a eficiência da tecnologia em suas diversas aplicações; vale a pena fazer uma análise para saber se esse tipo de display é o mais indicado para o seu projeto!

Comparativo e evoluções do LCD: diferenças de telas LCD, LED, AMOLED e outras

TV exibindo o filme Zootopia (raposa e lebre) na parede de um flat moderno. A imagem da TV é bonita, com cores vívidas, ilustrando um dos tipos de paineis LCD.

Quando o assunto é LCD ou LED, é comum ter dúvidas entre as diferenças dessas tecnologias, e outras mais presentes no mercado, bem como a sua usabilidade.

Separamos aqui em uma tabela as principais distinções e informações acerca dessas opções:

Tipo de telaCaracterísticas
LCDbom desempenho em uso industrial; melhor custo-benefício; boa qualidade de imagem; alta taxa de longevidade do aparelho (6 a 8 anos)
LEDtecnologia mais moderna; ideal para uso doméstico (celulares e tablets), reprodução de imagens em qualidade mais intensa
AMOLEDuso principal em tecnologias touch screen; possui pixels unitários, de reprodução individual; maior fluidez para a exibição de imagens
OLEDusa diodos no lugar de cristais líquidos; não demanda backlight sempre ativo; consome menos bateria do que outras tecnologias

Entendendo as siglas dos tipos de painéis LCD: IPS, TN ou VA

Ainda, dentro da pauta das telas de LCD, o jargão técnico, e recheado de siglas, pode causar alguma confusão para quem é iniciante no assunto, até dificultando o momento da compra.

Separamos abaixo o significado das principais nomenclaturas:

  • IPSIn-plane Switching, onde os cristais estão alinhados paralelamente ao substrato;
  • TBTwisted Nematic, quando os cristais líquidos ficam distribuídos em uma estrutura torcida;
  • VA – Alinhamento Vertical, onde os cristais ficam dispostos de forma perpendicular ao substrato.

Painel TN, painel IPS ou VA: qual escolher?

Entre essas tecnologias, vale a pena fazer uma análise quanto às suas principais características, e que podem impactar a performance do projeto dependendo da escolha.

Quando o assunto é ângulo de visão, por exemplo, LCD VA e IPS se saem melhor do que o TN; nas cores, no brilho e no contraste, o comparativo é o mesmo.

Já quando o assunto é tempo de resposta do display, o TN acaba sendo mais eficiente, seguido do IPS e deixando o VA um pouco a desejar.

Victor Vision é um dos principais fornecedores de displays LCD: conheça!

Depois de toda essa explicação acerca das diversas variações de tecnologia de cristal líquido, você certamente deve querer saber onde comprar tela LCD: e já adiantamos que a melhor opção do mercado é Victor Vision!

Somos especialistas em displays e oferecemos as melhores soluções de displays android e telas inteligentes para o seu projeto.

Ateste você mesmo a nossa variedade e qualidade em painéis LCD e telas inteligentes: confira aqui o catálogo completo da Victor Vision!

Conclusão

E então, tudo certo sobre painéis LCD e quais opções estão disponíveis no mercado?

A depender da demanda do seu projeto, vale a pena atentar para as especificações e principais recomendações de uso dessa tecnologia.

Quer mais dicas e conteúdos sobre inovação? Acesse o blog completo da Victor Vision e mantenha-se sempre atualizado!

7 comentários em “Painéis LCD: tipos, siglas, iluminação, vantagens e desvantagens”

  1. Pingback: Monitor LCD industrial: função, tipos e onde comprar telas

  2. Pingback: Esteira com tela: LCD, touch e demais tipos de tela e onde comprar

  3. Pingback: Display LCD 16x2: como funciona e como usar no Arduino e Raspberry Pi

  4. Pingback: Placa Controladora: o que é, para que serve e tipos (LCD, CNC e acesso)

  5. Pingback: LCD ou LED: Diferenças, Dicas e Qual é melhor [Guia completo]

  6. Pingback: Tela LCD para Carro: conheça as funcionalidades | Blog

  7. Pingback: Tela TFT LCD: entenda o que é e se vale a pena investir no modelo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *