LCD gráfico: Descubra o que é, como funciona e mais!

LCD gráfico

Você já se perguntou como os visores gráficos dos seus dispositivos eletrônicos favoritos funcionam? Os LCDs gráficos desempenham um papel essencial na exibição de informações visuais, sendo uma tecnologia amplamente utilizada em uma variedade de aplicações. 

Esses dispositivos costumam ser relativamente baratos, eficientes em termos de energia e podem exibir imagens de alta qualidade. 

No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre seu funcionamento e possíveis aplicações em projetos. 

Por isso preparamos este artigo para explicar o que é um LCD gráfico e como ele funciona. Também vamos discutir as vantagens desse tipo de display, e como utilizá-lo. 

Acompanhe!

Índice:


O que é LCD gráfico?

Um LCD gráfico (Liquid Crystal Display, em inglês) é um tipo de display que utiliza cristais líquidos para a exibição de imagens gráficas. 

Esse dispositivo oferece a flexibilidade de personalizar estilos de escrita e fontes, graças à composição por pixels, ao contrário dos displays LCD de caracteres. 

Essas telas são projetadas para mostrar informações visuais com alta resolução, permitindo a exibição de elementos gráficos, como ícones, interfaces de usuário e imagens em cores ou preto e branco.

Como o LCD gráfico funciona e quais as suas finalidades?

Uma tela LCD gráfica é um dispositivo composto por uma matriz de pixels, que são pequenas células que contêm moléculas de cristal líquido

Quando uma corrente elétrica é aplicada a estas moléculas, elas mudam de forma, permitindo ou bloqueando a passagem da luz.

Ao controlar a corrente em cada pixel, é possível determinar a quantidade de luz que passa, criando assim imagens e texto.

A finalidade de um display LCD gráfico é exibir informações visuais e gráficas. 

Por isso, ele pode ser usado, por exemplo: 

  • automação;
  • eletrodomésticos;
  • dispositivos médicos;
  • instrumentos industriais;
  • sistemas de exibição audiovisual;
  • sistemas de PDV’s (pontos de venda);
  • em equipamentos de instrumentos e máquinas industriais.

Quais são as vantagens de um LCD gráfico em comparação com outros tipos de displays?

LCD gráfico usando em painel medico

Em comparação com outros tipos de displays, o LCD gráfico oferece algumas vantagens relevantes.

A primeira delas é a facilidade de acesso e custo-benefício. Isso porque os displays LCD são amplamente disponíveis no mercado — e relativamente acessíveis —, o que torna o dispositivo uma boa opção para uma variedade de aplicações.

A segunda vantagem é a segurança, afinal, esses displays não emitem radiação prejudicial à saúde, fazendo com sejam seguros para uso prolongado.

Por fim, uma terceira vantagem é a sua eficiência energética, já que são mais eficientes em termos de energia do que outras tecnologias, o que pode ajudar a prolongar a vida útil da bateria.

O que é melhor: LCD ou LED?

A escolha entre LCD e LED depende da aplicação e do orçamento.

Para uso doméstico, ou seja, em Smart TVs, notebooks, tablets e smartphones, os displays LED são geralmente a melhor opção. 

Principalmente porque eles oferecem uma melhor qualidade de imagem, com contraste mais alto e pretos mais profundos, além de serem mais eficientes em termos de energia.

Por outro lado, para aplicações industriais e empresariais, ou projetos específicos, os displays LCD podem ser uma opção mais econômica. Eles ainda oferecem uma boa qualidade de imagem, mas por um custo menor.

💡Leia mais: LCD ou LED: Diferenças, Tipos, Dicas e Qual é Melhor

Quais são as principais aplicações do LCD gráfico?

Os LCDs gráficos podem ser utilizados em uma variedade de aplicações e projetos. Listamos alguns a seguir:

  • Industrial: sistemas supervisórios, bobinadeiras, lavadoras industriais, CNCs, controladores de temperatura, equipamentos de solda, esteiras curadoras UV, CLP, IHM;
  • IoT: sistemas de sensores, automação residencial, controles remotos, educação, escolar e universitária, sistemas de navegação, Dashboards de monitoramento;
  • Médico: monitores multiparamétricos, medidores de pressão arterial, ventiladores pulmonares, equipamentos de reabilitação e estética, oxímetros, bisturis eletrônicos, desfibriladores;
  • Agricultura: monitores de bordo em tratores e colheitadeiras, controladores de esteira, balanças eletrônicas, automação industrial, agricultura de precisão, sacarímetros, incubadoras.

Existe alguma manutenção para preservar um LCD gráfico?

Homem fazendo manutenção em um LCD gráfico

Além do óbvio cuidado necessário para preservar sua vida útil, as telas de LCD são passíveis de problemas, e por isso demandam manutenção. 

Os problemas mais comuns que levam à manutenção de LCDs são mau contato e lâmpadas traseiras fracas ou queimadas.

Imagens ou cores distorcidas também podem indicar problemas internos, e quebras no visor são outro motivo comum para a manutenção. 

Para prolongar a vida útil de um LCD gráfico, siga estas dicas:

  • Mantenha a tela limpa: use um pano macio e um pouco de água para limpar a tela; sempre evite tocar na tela com as mãos sujas; não manipule objetos pontiagudos na tela;
  • Evite a exposição à luz solar: a luz solar direta pode descolorir a tela e reduzir a vida útil da retro iluminação;
  • Garanta uma ventilação adequada: o superaquecimento pode danificar os componentes do LCD, por isso é essencial que o dispositivo tenha uma ventilação adequada.

Confira o artigo Manutenção de LCD: principais motivos e os métodos utilizados para conferir mais informações sobre esse assunto. 

Como a Victor Vision pode te ajudar?

A Victor Vision está aqui para te ajudar a escolher os melhores displays LCD Touchscreen disponíveis no mercado. Atualmente trabalhamos com cinco linhas de display: 

  • displays inteligentes;
  • displays Android;
  • displays HDMI; 
  • displays Inteligentes Plus;
  • displays TFT-LCD. 

Cada uma dessas linhas atende a diferentes necessidades e aplicações, e são utilizados em uma ampla variedade de setores, como área médica, industrial, agrícola, laboratorial e muito mais. 

Seja qual for o seu projeto, nossos displays podem ser integrados com facilidade, proporcionando uma solução personalizada e de alta qualidade.

💡Conheça nossa linha completa de produtos e serviços e encontre os displays ideais para os seus projetos! 

Conclusão

Em conclusão, os displays LCD gráficos são uma boa escolha para uma ampla variedade de aplicações. 

Eles oferecem uma boa combinação de qualidade de imagem, ângulos de visão amplos, consumo de energia baixo e durabilidade.

Para conferir mais conteúdos relevantes sobre displays e componentes eletrônicos, acompanhe o blog da Victor Vision! 

Marcações:

1 comentário em “LCD gráfico: Descubra o que é, como funciona e mais!”

  1. Pingback: Qual o melhor painel TN ou IPS? Entenda as diferenças!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *