O que é LVDS, como funciona, tipos, cabos e display [Guia completo]

Cabos lvds

A sigla em inglês é de Low Voltage Differential Signaling, mas a tradução define como uma sinalização diferencial de baixa tensão, que transmite informações a partir da diferença  de tensões de pares de fios.

É comumente usado para transmissões de alta velocidade, e encontramos esse tipo de sinalização em monitores, televisores e, algumas vezes, em aplicações automotivas, também!

Com a evolução da tecnologia, esse componente de transmissão se tornou ainda mais funcional e presente em uma série de dispositivos – e, mesmo sendo tão comum, ainda tem muita gente que não sabe o que é o LVDS e como ele funciona.

A sua empresa especialista em tecnologia, a Victor Vision preparou um guia completo para tirar todas as suas dúvidas sobre esse assunto!

Vem com a gente acompanhar o que é, como ele funciona e seus principais tipos.

Boa leitura!

Características e funções: o que é LVDS?

Podemos definir o LVDS como um sistema de sinalização diferencial em baixa voltagem que transmite dados em alta velocidade através pares de cabos trançados de fios de cobre.

Uma das suas principais características é a rejeição a interferências comuns em transmissões, dada a tensão muito baixa e a grande velocidade de transmissão.

Isso torna esse sistema como um dos preferidos para serviços de transmissão de vídeos e também de informações em computadores.

Sempre que o propósito do dispositivo é de transmitir dados em alta velocidade e com máxima segurança, essa tecnologia é uma alternativa que deve ser considerada.

O que é um cabo LVDS?

Os cabos LVDS são compostos por conectores e pares de fios de cobre trançados, utilizados para a transmissão de informações com baixa interferência e alta velocidade.

São muito utilizados em computadores devido a sua grande taxa de transferência, e também por ocuparem menos espaço que os cabos que eram utilizados antes do surgimento desse sistema.

Os cabos LVDS também são muito utilizados em dispositivos de interface de vídeo, além da sua função em transportar sinais de imagem da placa de vídeo para as telas de LCD ou LED dos monitores.

Em televisores, esses cabos são comumente utilizados para transmitir sinais de imagem da placa principal para a placa T-con dos dispositivos.

Existem diversos modelos de cabos LVDS, a depender da finalidade de uso, compatibilidade com dispositivos e marcas, e velocidade máxima de transmissão e resolução de imagem desejadas.

Como funciona o LVDS? (Low Voltage Differential Signaling)

O sistema de low voltage differential signaling usa a diferença de tensão entre dois fios, usualmente de cobre para codificar informações. 

Ele transmite, em alta velocidade, duas tensões diferentes que são recebidas no receptor final da transmissão, usualmente um resistor de uma placa acoplada ao display em questão. 

A corrente elétrica ao circular por meio do resistor gera um sinal diferencial (por isso o nome!)

Já o receptor desse sistema recebe a polaridade do sinal, gerando níveis lógicos de 0 ou 1 que são correspondentes à informação que foi transmitida; como esse processo se repete rapidamente, pode-se dizer que ele opera em modalidade current loop.

Simbolizando LVDS: Monitor LCD sobre mesa com teclado, mouse, headphone, três vasinhos de plantas, caneca, e um smartphone com controlador de LED.

Foto: Unsplash

Como é o funcionamento do LVDS dos monitores e televisores LCD?

Em dispositivos de LCD, essa sinalização é uma das tecnologias mais utilizadas, justamente pela sua eficiência na transmissão de vídeos, mantendo uma excelente qualidade.

Isso porque o sistema de exibição de imagens de uma TV ou monitor LCD, que começa pelo DSP, processa os sinais que são recebidos pela sua interface de vídeo, e posteriormente enviado a uma FPD-Link, uma interface modelo Flat Panel Display.

São esses sinais que são enviados pela sinalização LVDS que, graças à sua característica de ser pouco suscetível a interferências e eficiência na transmissão preservando a integridade dos sinais recebidos, consegue distribuir bem os sinais em RGB.

Esse é o sistema Red-Green-Blue, que permite que sejam apresentadas as cores que vemos nas telas.

Quais as finalidades do LVDS para o uso automotivo?

Como citamos logo no começo do artigo, também é possível usar esse tipo de transmissão em demandas automotivas.

Isso porque a tecnologia envolvida atua bem não só em envio de sinais que compõem transmissões de vídeo, mas também para displays de sistema de navegação GPS, que temos nos carros!

Display de GPS em painel veicular, simbolizando LVDS

Foto: Unsplash

É comum, também, encontrarmos essa tecnologia em sistemas de visão noturna e de detecção de obstáculos durante a direção, evitando acidentes e atropelamentos.

Isso comprova a participação de circuitos LVDS no que diz respeito à segurança nos veículos.

O avanço da tecnologia contribui, cada dia mais, para a fabricação de carros mais seguros e que otimizam a rotina do motorista, além de influenciar na tranquilidade no trânsito.

Outras dúvidas frequentes sobre LVDS

Como vários outros temas e aplicações da tecnologia e da informática, a transmissão LVDS e suas aplicações geram dúvidas.

E olha que nem estamos falando de uma funcionalidade tão recente assim: esse sistema foi criado nos anos 90, e é graças à sua eficiência que ele se mantém evoluindo e, hoje em dia, é indispensável em diversos dispositivos.

Continue a leitura abaixo para solucionar outras possíveis dúvidas relacionadas ao LVDS:

Qual a frequência do sinal LVDS?

Dispositivos com sinal LVDS possuem cerca de 655MG bit/s, podendo chegar até 3G bit/s.

Essa frequência garante resoluções muito mais altas, e destaca a eficiência desse tipo de tecnologia.

O que fazer quando há um defeito no circuito LVDS?

Apesar de encontrarmos muitos tutoriais online que explicam, até de maneira detalhada, como funcionam essas transmissões, não é indicado que o usuário, principalmente aquele com pouco conhecimento em hardware e tecnologia, solucione defeitos em circuitos LVDS.

Qualquer disposição equivocada no circuito pode ocasionar em problemas de transmissão, falhas no sinal, e até comprometimento da imagem em dispositivos de vídeo.

O mais indicado, sempre, é procurar por uma assistência técnica especializada.

Como funciona um testador de telas (TVs e monitores) gerador de LVDs?

O gerador de LVDS, basicamente, gera sinais para que se teste todas as funções da tela LCD e LED nas diferentes resoluções. Dessa forma, pode-se testar telas sem que seja necessário montar a TV ou Monitor por completo.

Este aparelho também é muito utilizado para diagnóstico para a recuperação de telas de TVs e monitores.

Para que serve um adaptador LVDS para HDMI?

Se o usuário precisa criar alguma saída de vídeo em uma placa da sua TV, é possível adaptar HDMI para sinais LVDS.

Isso serve para usar telas de notebooks como monitores ou enviar a imagem de uma TV para outro dispositivo, como um projetor.

Procurando por mais dicas e informações sobre tecnologia? Confira o blog da Victor Vision e fique por dentro das nossas atualizações!

Conclusão

No artigo de hoje, você conferiu um guia completo sobre o que é LVDS, as principais características, e como funciona essa tecnologia.

Essa solução se consolidou no mercado como um dos principais métodos de transmissão de sinal digital de maneira segura e capaz de evitar interferências.

É muito mais qualidade de sinal e de imagem em dispositivos com finalidades visuais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *