Sobre displays TFT

Sobre displays TFT

Por um bom tempo, os tubos de raios catódicos foram a única forma de apresentar resultados gráficos de um instrumento/equipamento, até que a tecnologia LCD apareceu.

O Display de Cristal Liquido (LCD) utiliza do cristal líquido para controlar a luz com pulsos elétricos. O cristal tem a capacidade de alterar a polarização da luz de acordo com o campo elétrico aplicado a ele. Ao emitir uma luz previamente polarizada sobre o cristal, a tensão elétrica pode ser usada para controlar a passagem de luz através dele.

O primeiro LCD de destaque é o STN (Super-Twisted Nematic), um display monocromático em matriz passiva. Apesar de atualmente ser uma tecnologia com custo muito baixo, tem muitas limitações. Baixa taxa de atualização da tela, ângulo de visão muito limitado, baixo contraste, etc.

A evolução que popularizou os displays LCDs foi o display TFT (Thin Film Transistor), uma forma de display de cristal líquido com um filme fino de transistores para controlar a formação da imagem. Esta tecnologia de controle permitiu um aumento grande de resolução e a possibilidade de adicionar outros canais próximos (subpixels vermelho, verde e azul), criando displays LCD gráficos e coloridos.

Sobre displays TFT

Contudo, esse aumento na resolução gera uma complexidade para o controle gráfico destes pixels, que por sua vez exige um controlador mais preparado para gerenciar a parte gráfica. Não só a velocidade de atualização é crítica, mas a quantidade de memória que as imagens ocupam é muito maior que a tecnologia anterior. Eis que surgem os displays inteligentes.

Todos os displays inteligentes possuem display TFT. Os displays inteligentes são módulos prontos, com uma placa controladora do display TFT. Possuem um controlador dedicado para a parte gráfica do TFT, uma memória interne suficiente para armazenar muitas imagens e até vídeos, e ainda apresenta ferramentas de desenvolvimento gráfico que fazem parte do firmware do controlador. Foram feitos para reduzir a curva de aprendizado e o tempo de desenvolvimento dos engenheiros de produto para pronta utilização de TFTs em seus equipamentos.

Nós, da Victor Vision, somos especialistas em displays inteligentes e podemos ajudar você a escolher o melhor display inteligente para o seu projeto e aplicar ferramentas de desenvolvimento de alta qualidade. Entre em contato para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *