O que é EMC e por que ele é importante para o display LCD?

Descarga eletrostática em Displays

De maneira geral, podemos responder a dúvida de o que é EMC dizendo que se trata de produtos eletrônicos capazes de suportar interferências de radiações.

Não é à toa que a sigla EMC diz respeito à “ElectroMagnetic Compatibility” (compatibilidade eletromagnética) e é hoje um dos indicadores mais relevantes sobre a qualidade de um produto.

E na contramão do EMC, temos o EMI (interferência eletromagnética), que se trata de quando os dispositivos eletrônicos emitem ondas que interferem em outros dispositivos, também eletrônicos.

É justamente para evitar essas interferências que o EMC foi desenvolvido.

Na prática, isso acontece quando uma pessoa na casa liga um secador, por exemplo, e a TV começa a falhar. Alguns equipamentos até ligam sozinhos por conta disso, como ar condicionado.

Estes efeitos afetam o funcionamento dos dispositivos eletrônicos, e não é diferente para as telas LCD.

O LCD é uma tela passiva e aceita diretamente o sinal de entrada, logo, a imagem apresentada nesta tela pode sofrer interferência direta de radiações.

Para eliminar a EMI, precisamos primeiro identificar a fonte de interferência e as partes afetadas. Em seguida, podemos usar métodos específicos para reduzir, eliminar ou evitar que a radiação eletromagnética interfira nos displays LCD.

É aí que entra em cena o Teste de imunidade EMC da Proculus: o teste de imunidade que consiste na aplicação de fenômenos eletromagnéticos aos produtos Proculus.

Este teste é o oposto de um teste de emissões, no qual se avalia a radiação que vem dos displays, mas sim um teste que avalia os displays Proculus quando se irradia o display com radiações eletromagnéticas.

Afinal, o que é EMC?

Acima, já demos um breve spoiler sobre o que é EMC (compatibilidade eletromagnética), dizendo que se trata da capacidade de um produto eletrônico funcionar perfeitamente, sem interferir em outro produto (também eletrônico).

Na prática, isso ocorre quando, por exemplo, uma pessoa liga um microondas e a internet da casa para de funcionar. Ou quando uma caixa de som por bluetooth começa a apresentar falhas assim que alguém liga um secador.

Fora de nossas casas, um conhecido exemplo desse tipo de interferência é quando pedem para desligarmos nossos celulares em voos, para evitar intervenções indesejadas nos aparelhos eletrônicos que o piloto comanda.

EMI x EMS

Compreendendo melhor o que é EMC, é fundamental saber que ele é dividido em duas categorias: o EMI e o EMS.

O EMI (Interferência Eletromagnética) é justamente a interferência que ocorre entre um produto eletrônico e outro, ou seja, os ruídos causados por sinais que atrapalham o funcionamento perfeito dos circuitos.

Já o EMS (Susceptibilidade Eletromagnética) se trata da capacidade de um produto eletrônico funcionar em um lugar com influência de perturbações eletromagnéticas, mas sem passar por alterações.

Para que serve a Compatibilidade Magnética (EMC)?

Conhecendo mais a fundo o que é EMC, EMI e EMS, chegou o momento de se aprofundar no para que serve a Compatibilidade Magnética (EMC).

De maneira geral, podemos dizer que o EMC tem componentes fundamentais para prevenir as interferências nos sistemas de máquinas e produtos eletrônicos.

Isso porque, na prática, ele diminui as emissões de interferências, melhorando assim a imunidade dessas intervenções internas ou externas.

Ou seja, é fundamental ficar de olho no projeto de seu equipamento eletrônico, pois ele pode acabar sendo a fonte de distúrbio ou ser a vítima afetada por efeitos eletromagnéticos.

Teste ESD (descarga eletrostática)

O display TFT LCD é uma parte suscetível a ESD dentro de um dispositivo eletrônico. É um dos modos de falha mais prováveis de produtos eletrônicos. Existem vezes em que não é possível encontrá-lo antes do produto sair da fábrica, o que pode abrir margem para a falha acontecer no cliente. Não precisamos dizer que o impacto deste problema pode gerar enormes prejuízos.

O teste de ESD é executado para medir o quanto de tensão de descarga eletrostática um dispositivo ou equipamento pode suportar antes de se tornar inoperante.

Resultado do teste Proculus ESD para descarga eletrostática

Temperatura ambiente de teste: 25 ℃ / Umidade ambiente de teste: 50%

Processo de teste: aplicado o contato e a descarga de ar na periferia da estrutura de ferro e na área de exibição da tela, e observado se a tela tem fenômenos de funcionamento anormais, como reinicialização, tela preta, tela branca, interrupção de comunicação , e outras anormalidades.

Para eletrodomésticos comuns, um nível de teste muito usado é de 4kV para o contato e 8kV para o ar. Os resultados do teste de ESD nos displays Proculus superam em muito este limite, e indicam que os produtos Proculus podem ser aplicados no ambiente industrial sem problemas.

O que é EMC e por que ele é importante para o display LCD?

Teste EFT (transiente elétrico rápido)

Assim como os testes e classificações de ESD, as classificações de EFT são uma medida da robustez do dispositivo e do equipamento, mas com um foco diferente na causa e no impacto do sistema. Transientes de comutação de cargas indutivas ou picos de tensões de contato do relé são menos prováveis de causar danos ao dispositivo do que golpes de ESD, mas podem, por sua vez, interromper o comportamento normal do sistema.

Resultado do teste Proculus EFT

Temperatura ambiente de teste: 25 ℃ / Umidade ambiente de teste: 50%

Processo de teste: aplicado o contato e a descarga de ar na periferia da estrutura de ferro e na área de exibição da tela, e observado se a tela tem fenômenos de funcionamento anormais, como reinicialização, tela preta, tela branca, interrupção de comunicação , e outras anormalidades.

O que é EMC e por que ele é importante para o display LCD?

Leia também: Interface gráfica do utilizador: o que é e como implementar

Conheça já todos os nossos produtos e acessórios disponíveis para você usar em seus projetos.

Conclusão

Todos que pensam em lançar um novo dispositivo eletrônico têm a obrigação de saber o que é EMC e realizar uma pesquisa sobre compatibilidade eletromagnética de seu produto.

O nível de requisitos de EMC aumenta se o dispositivo final for instalado em um ambiente exigente.

Os displays LCD da série Proculus Industrial e os módulos LCD Android são altamente recomendados para ambientes exigentes, como automação industrial e aplicações médicas.

Leia mais conteúdos como esse e tire suas dúvidas no blog do Victor Vision!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *