Design de telas: Entenda a base e confira boas ferramentas [Lista]

Homem fazendo design de telas em papel, um desenho de smartphone com ícones de aplicativos. ao redor da folha de papel, há canetões coloridos, rascunhos amassados e um copo de vidro

Para trabalhar um bom design de telas, é fundamental conhecimento prévio no assunto que envolve, principalmente, uma noção de quais ferramentas devem ser usadas no processo de desenvolvimento de um app ou sistema.

E é justamente sobre isso que iremos tratar no blog de hoje!

Para desempenhar demandas de prototipagem e UX (o famoso user experience), já é possível contar com recursos que tornam esse processo mais simples e assertivo, trazendo um bom resultado para o seu projeto.

Quer trabalhar um design de telas de sistemas e ainda não sabe bem como desenhar telas de aplicativos ou quais ferramentas usar para o design de tela? A gente ajuda você!

Preparamos um conteúdo especial sobre esse tema, para te informar e tirar suas principais dúvidas.

Acompanhe até o final e boa leitura!

Qual é a base do design de telas?

Realizar projetos de design de interface envolve uma série de conhecimentos prévios, básicos para o desenvolvimento de demandas nessa área da tecnologia, como: conhecer tipos de telas, diferenciar tipos de protótipo, e mais uma série de outras questões.

Em suma, o design de uma interface é o que vai determinar como se dará a interação entre o ser humano e a máquina, oferecendo um produto ou serviço que pode ser físico ou virtual.

Para que essa interação seja conduzida da melhor forma, um bom trabalho de desenho de telas é fundamental.

Design de telas: ferramentas de prototipagem, wireframes e UX/UI

Tela de computador com uma ferramenta / software aberto, o qual mostra inúmeros designs de telas

Dentro dos estudos e desenvolvimento de telas, termos recorrentes são os protótipos e os wireframes, que são um jargão conhecido dentro desse universo.

No entanto, não são palavras com o mesmo significado, e antes de aprofundar em ferramentas, é fundamental saber de que forma o seu projeto será direcionado.

Um wireframe é a representação em baixa fidelidade de uma tela e seu design, agindo como um escopo e que vai oferecer um bom direcionamento do projeto, sendo parte da documentação dele.

Já um protótipo tem maior fidelidade com o que é planejado para o resultado final. É nele que são feitos testes de usabilidade, que levam em consideração a experiência do usuário para uma dela funcional e prática.

Seja para fazer wireframes ou protótipos, hoje o mercado já conta com uma série de ferramentas que ajudam na execução de projetos diversos.

Confira abaixo algumas delas:

Justinmind

A Justinmind oferece download gratuito para sistemas Windows e MacOS, e se consolida como uma excelente opção de ferramenta para desenho e prototipagem de telas.

Compreendendo UX e UI na mesma operação, o usuário pode fazer protótipos com a ferramenta e ainda executar simulações, dentro da plataforma na qual a pessoa está desenvolvendo o projeto.

Proto.io

Se o seu foco é criar aplicativos, o Proto.io é uma boa opção de ferramenta de prototipagem.

Com um mecanismo exclusivo de animações, o desenvolvedor pode, nessa plataforma, criar modelos de animação para dispositivos mobile por meio de uma linha do tempo, determinada e limitada por ele.

Assim, fica muito mais fácil prever comportamentos do usuário e testar a usabilidade do app.

Sketch

Wireframe com telas e espaços para vídeos

Também outra boa opção dentre as variadas ferramentas de prototipagem, o Sketch reúne um conjunto completo de features que acompanham o desenvolvedor em projetos simples, até demandas mais complexas.

A interface desse programa é bem intuitiva e oferece uma navegação bem fluida, além de plugins feitos especialmente por desenvolvedores.

Axure

Mais indicado para wireframes, o Axure chama a atenção por ser uma ferramenta completa, cheia de funcionalidades que contribuem para projetos de UX e UI.

Principalmente os veteranos na área de prototipagem se beneficiam do uso dessa ferramenta, uma vez que ela é caracterizada por interações mais complexas, além de máximo controle aos projetistas.

Balsamiq

Com uma biblioteca de widgets bem estruturada para as opções do mercado, o Balsamiq é um software completo para o desenvolvimento de wireframes.

Oferece um bom suporte para as primeiras ideias que o desenvolvedor pretende tirar do papel, sendo um sistema muito indicado para os próximos passos após o rascunho.

Framer

Para os usuários que trabalham ou estão desenvolvendo aplicativos que serão performados na Apple, o Framer é uma boa opção de ferramenta de prototipagem de apps.

Ele é indicado para desenvolvedores mais experientes, por conta do direcionamento do sistema, além de suas opções de integração com outros sistemas.

InVision

Para trabalhos feitos em grupo, o InVision é uma das ferramentas de design de telas mais indicadas!

Aqui, o sistema apresenta recursos e espaço de trabalho para uma melhor colaboração do time envolvido, além de bons itens na biblioteca de quadros e features do software.

Figma

Um dos melhores recursos em prototipagem de telas online, o Figma é um software que se popularizou bastante dentro do mercado de UX e UI.

Esse sistema oferece recursos que permitem a criação de layouts em alta fidelidade, além de garantir a comunicação entre os envolvidos no projeto, sendo uma boa ferramenta para uso em equipe.

Adobe XD

A gigante do mercado de ferramentas para desenvolvimento de projetos visuais Adobe também possui sua ferramenta de prototipagem: o XD é uma ferramenta com recursos promissores e o conhecido layout Adobe no sistema.

É uma boa opção para designers que já conhecem o pacote da empresa e estão familiarizados com ferramentas como Illustrator.

Aqui, trazemos um vídeo para você conseguir entender como o Adobe XD funciona em ação:

Bons projetos de design de telas demandam telas de qualidade: e você encontra os melhores modelos na Victor Vision! Clique aqui para conferir.

Conclusão

E então, tudo certo com as opções de design de telas?

Um mercado que cresce cada vez mais, a prototipagem de telas de sistemas, apps, e demais outras demandas é promissora, e traz grandes chances de sucesso para o desenvolvedor e este se dedica com o uso das ferramentas certas.

Quer mais dicas e conteúdos como esse? Acesse aqui o blog da Victor Vision e fique sempre atualizado de nossos conteúdos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *