Circuitos integrados: o que são, função, tipos e exemplos [Guia]

Circuitos integrados

Você sabe o que são circuitos integrados?

Basicamente um compilado organizado de vários componentes eletrônicos, um circuito integrado reúne itens como capacitores, resistores, transistores e diodos, de forma que essas partes todas juntas possam realizar ações e comandos diversos.

Esses circuitos são como pequenas cidades muito poderosas e, atualmente, presentes em quase todos os equipamentos eletrônicos.

Ou seja: se você abrir, agora mesmo, o seu computador, celular ou tablet, vai encontrar ao menos um circuito integrado nele, que garante o funcionamento do seu aparelho.

No entanto, como se dá o funcionamento de um circuito integrado? Quais são seus principais tipos e aplicações?

Para você tirar essa e outras dúvidas, a equipe da Victor Vision, sua especialista em projetos eletrônicos, trouxe aqui um guia super especial.

Confira abaixo nosso artigo completo sobre circuitos integrados e fique por dentro de todo esse assunto.

Boa leitura!

O que são circuitos integrados? (História e Conceito)

Esse ano, no mês de setembro, o circuito integrado completa 65 anos da sua existência — que veio para revolucionar o mercado de tecnologia e eletrônica para sempre.

Jack Kilby, que é considerado o pai da microeletrônica, além de ter sido físico e vencedor do Nobel nos anos 2000, foi o inventor do primeiro circuito integrado do mundo, desenvolvido por ele e por Robert Noyce.

Acompanhando o gancho da revolução eletrônica causada pelos transistores nos anos 40, Kilby apresenta uma versão melhorada dessa mesma ideia: reunir todos os componentes de um circuito eletrônico em um único bloco monolítico.

Foi assim que nasceu o primeiro circuito, e é por meio do sucesso desse projeto que hoje temos aparelhos eletrônicos tão portáteis e que nos acompanham em todos os lugares.

Qual a função dos circuitos integrados? (Aplicações)

O uso dos circuitos integrados vai depender da sua destinação, ou seja, de qual a função do projeto ao qual ele está sendo integrado.

Os CIs podem variar de uso desde a realização de operações matemáticas, até outros tipos de sistemas muito mais complexos e detalhados.

Justamente por funcionar como uma cidade para abrigar os diversos outros componentes que fazem determinado aparelho eletrônico desempenhar suas funções, o circuito integrado acaba sendo uma ferramenta muito versátil.

É por esse caráter tão adaptável que os CIs são parte de projetos de todos os segmentos.

Você pode encontrar um circuito integrado em:

  • rádios;
  • celulares;
  • cronômetros;
  • computadores;
  • aparelhos de som;
  • televisões diversas;
  • e muitos outros aparelhos eletrônicos.

Circuito integrado: vantagens e desvantagens de usar

Circuitos integrados

Promovendo uma execução de funções muito mais simples e eficiente, os circuitos trazem uma série de vantagens, como:

  • são rápidos;
  • consomem menos energia;
  • executam funções diversas;
  • são pequenos e compactos;
  • oferecem melhor custo-benefício;
  • reduzem as chances de erros na montagem.

No entanto, como acontece com tudo na área da tecnologia, os CIs podem oferecer, também, algumas desvantagens; listamos as principais logo abaixo:

  • menor potência de dissipação;
  • limitada tensão de funcionamento.

Além disso, para usar e instalar um circuito integrado, é necessário um conhecimento prévio de eletrônica, o que pode não ser uma tarefa fácil para a maioria das pessoas.

Quais são os tipos de circuitos integrados?

Ainda, não somente basta saber como se usam os CIs: existem tipos de circuitos indicados para cada tipo de projeto, e eles podem ser divididos em circuitos integrados analógicos e circuitos integrados digitais.

Um CI analógico é o responsável por produzir sinais contínuos, fazendo, essencialmente, uma amplificação de todas as informações que chegam em suas entradas.

No caso dos circuitos digitais, o funcionamento é com base em valores e estados lógicos e, por isso, é indicado para projetos que demandam sinais com variações por saltos de maneira contínua, bem como relacionados à tecnologia digital.

Exemplos de circuitos integrados

Usado em funções que abrangem temporizadores, osciladores e detectores de ausência de pulso, os CIs carregam versatilidade aonde são incorporados.

São exemplos de circuitos muito usados na tecnologia:

  • CI 555;
  • astável;
  • biestável;
  • monoestável;
  • regulador de tensão;
  • amplificador operacional.

Como é feita a fabricação de um circuito integrado?

Se você entende um pouco sobre dispositivos semicondutores gerais, sabe que eles são fabricados por meio de wafers — e não seria diferente com os CIs.

Com essas lâminas em forma de disco, e compostas de silício puro, os circuitos são compostos, com uma pequena diferença: são alteradas propriedades específicas de algumas regiões dos wafers.

É aqui que são formados os componentes que fazem parte de um CI, bem como suas conexões, fazendo com que esse aparato funcione tão bem!

Principais componentes ativos do circuito integrado

Pinça pegando um dos componentes de um circuito integrado

Mesmo sendo muito pequeno, um circuito integrado é composto por uma série de itens e ferramentas que são fundamentais para que o circuito funcione.

São elas:

  • capacitor, que é responsável por armazenar a energia do circuito;
  • transistor, que funciona como semicondutor que alterna e amplifica qualquer sinal eletrônico;
  • resistor, que é a limitação da corrente elétrica dentro do CI, de modo a proteger o circuito de grandes fluxos elétricos.

Todos esses componentes ativos ficam dispostos de maneira estratégica no circuito, cobertos por plástico para proteger as peças e ajudar na dissipação do calor, evitando o super aquecimento.

Quer mais conteúdos completos como este? Acesse aqui o blog completo da Victor Vision e confira outros de nossos artigos com dicas e soluções para displays inteligentes!

Conclusão

E então, tudo certo sobre os circuitos integrados?

Com o nosso guia completo, já dá para perceber que esses pequenos itens tecnológicos foram fundamentais para o que chamamos de tecnologia moderna atualmente, mudando para sempre a nossa relação com aparelhos eletrônicos.

É graças aos circuitos que podemos, hoje em dia, ter aparelhos e gadgets cada vez menores, com maior mobilidade, além de seguros e rápidos, uma vez que a tecnologia desenvolvida por Kilby foi continuamente melhorada e aperfeiçoada.

Está procurando por displays inteligentes para compor o seu projeto? Não deixe de conferir aqui o catálogo completo da Victor Vision — temos as melhores soluções para o seu projeto digital, não importa a finalidade!

Continue acompanhando nosso blog para se manter sempre atualizado de nossas dicas e conteúdos!

1 comentário em “Circuitos integrados: o que são, função, tipos e exemplos [Guia]”

  1. Pingback: Circuitos Integrados (Famílias Lógicas TTL e CMOS)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *