O que é machine learning: saiba como funciona essa inovação da tecnologia! 

machine learning

Você sabe o que é machine learning? Para um indivíduo aprender algum conhecimento, existem inúmeras formas, uma delas é com a vida, onde recebemos inúmeras informações o tempo todo.

Esse é o mesmo caminho da machine learning, onde a máquina aprende da maneira como os humanos aprendem, melhorando gradualmente a precisão. 

Tecnicamente, a machine learning é um método de análise de dados que automatiza a construção de modelos analíticos, permitindo que aprendam com dados. 

No entanto, a machine learning não é apenas isso, é uma revolução tecnológica que será o futuro da sociedade. 

Quer conhecer um pouco mais sobre essa área da tecnologia? Então, continue conosco e boa leitura!

💡Leia também: Display LCD: o que é, como funciona e principais características!


O que é machine learning?

A machine learning, ou aprendizado de máquina em português, é uma área da inteligência artificial (IA) que se concentra no uso de dados e algoritmos para ensinar máquinas. 

Em geral, essa área utiliza um método de análise de dados que otimiza a construção de modelos analíticos, permitindo que máquinas sejam parcialmente independentes.

Os algoritmos de machine learning são treinados para fazer classificações ou previsões, revelando insights importantes em projetos de mineração de dados. 

Esses insights ajudam na tomada de decisões em aplicativos e negócios, impactando positivamente as métricas de crescimento. 

Com o avanço do big data, a demanda por cientistas de dados que possam identificar as perguntas de negócios mais relevantes e os dados para respondê-las está aumentando.

Como funciona?

A machine learning funciona através de um processo interativo onde os algoritmos aprendem a partir de conjuntos de dados.

Tudo começa com a coleta de grandes volumes de dados relevantes para a tarefa em questão. Com isso, os dados são preparados e organizados para a utilização. 

Após isso, vem a escolha do modelo. Existem vários modelos de machine learning, e a escolha dependerá da tarefa ou problema a ser resolvido. 

O modelo é alimentado com dados de treinamento para aprender padrões e relações. 

Durante o treinamento, o algoritmo faz previsões ou decisões e é corrigido quando suas previsões ou decisões estão erradas.

Após o treinamento adequado, o modelo é testado com um novo conjunto de dados para avaliar sua precisão e eficácia. 

Com base nos resultados da avaliação, os parâmetros do modelo podem ser ajustados para melhorar o desempenho. 

Assim, uma vez que o modelo está bem ajustado e avaliado, ele pode ser utilizado para fazer previsões ou tomar decisões sobre novos dados. 

Qual é o objetivo do machine learning?

O objetivo do machine learning é permitir que computadores aprendam automaticamente sem intervenção humana direta e ajustem ações de acordo com os dados coletados.

Isso é realizado através do desenvolvimento de algoritmos que podem identificar padrões e tomar decisões com base nesses dados. 

Em geral, o machine learning busca extrair conhecimento e insights de grandes volumes de dados, muitas vezes não estruturados, para uma variedade de aplicações. 

Qual a importância do machine learning?

importância do machine learning

A importância do machine learning está em sua capacidade de processar e analisar grandes volumes de dados mais rapidamente e com mais precisão do que os humanos. 

Dessa maneira, é possível que as máquinas façam previsões ou tomem decisões baseadas em dados, sem a necessidade de serem explicitamente programadas para cada tarefa. 

Alguns pontos que ressaltam a importância do machine learning são: 

  • Eficiência: Automatiza processos analíticos para negócios e pesquisa, economizando tempo e recursos;
  • Descoberta de Insights: Revela padrões ocultos nos dados que podem levar a descobertas significativas;
  • Personalização: Oferece experiências personalizadas aos usuários, como recomendações de produtos e conteúdo;
  • Inovação: Impulsiona avanços em campos como saúde, energia e transporte;
  • Competitividade: Empresas que utilizam machine learning podem ganhar vantagens competitivas através de insights orientados por dados.

Em geral, o machine learning é uma ferramenta poderosa que está remodelando a maneira como vivemos e trabalhamos, tornando os sistemas mais independentes e inteligentes.

Quais são os tipos de machine learning?

Mas afinal, quais são os tipos de machine learning? Existem principalmente três tipos de machine learning, cada um com suas próprias características e aplicações. Veja!

  • Aprendizado Supervisionado: Neste tipo, os algoritmos são treinados em um conjunto de dados rotulados, o que significa que cada exemplo de treinamento é emparelhado com a saída correta. O algoritmo aprende a fazer previsões a partir desses dados. As tarefas comuns incluem classificação e regressão;
  • Aprendizado Não Supervisionado: Aqui, os algoritmos são usados em dados que não estão rotulados. O objetivo é explorar a estrutura dos dados para extrair padrões úteis ou insights. É frequentemente usado para agrupamento ou redução de dimensionalidade;
  • Aprendizado por Reforço: Neste tipo, o algoritmo aprende a tomar decisões através de tentativa e erro. Ele recebe recompensas por ações corretas ou penalidades por ações erradas, ajustando suas estratégias para maximizar a recompensa total.

Além desses, existe também o Aprendizado Semi-Supervisionado e Aprendizado Profundo (Deep Learning), que são variações ou extensões dos tipos mais básicos.

💡Leia também: Como funciona a lousa interativa digital: o que é, para que serve e como utilizá-la!

O que dá para fazer com machine learning? Exemplos

A machine learning é uma tecnologia muito inteligente que consegue ser usada em diversas áreas e aplicações. Separamos algumas das principais para você!

Personalização de Serviços de Streaming

Plataformas como Netflix, Spotify e Amazon Prime Video utilizam machine learning para personalizar recomendações de filmes, séries, músicas e podcasts, baseando-se nas interações e preferências dos usuários.

Transporte e Geolocalização

Já os aplicativos como Uber empregam machine learning para prever o tempo estimado de chegada e para garantir a segurança de motoristas e passageiros, analisando viagens em tempo real e bloqueando viagens potencialmente arriscadas.

Compras Online

No quesito de vendas no âmbito digital, a machine learning ajuda lojas online a sugerir produtos que os usuários possam gostar, melhorando a experiência de compra e aumentando as vendas.

Processamento de Linguagem Natural

Por fim, a machine learning é fundamental para traduções automáticas, assistentes virtuais e chatbots, permitindo que eles entendam e respondam à linguagem humana de forma eficaz.

Machine learning e inteligência artificial: Quais são e quais as diferenças?

Machine learning e inteligência artificial

A machine learning e a inteligência artificial são termos frequentemente utilizados juntos, mas representam conceitos distintos dentro do campo da tecnologia. 

A Inteligência Artificial, ou IA, é um termo amplo que se refere à capacidade de máquinas ou sistemas computacionais de realizar tarefas que normalmente requerem inteligência humana. 

Isso inclui raciocínio, aprendizado, percepção visual, compreensão da linguagem natural, entre outros. 

Por outro lado, a machine learning é uma subárea da IA focada em desenvolvimento de algoritmos que permitem que as máquinas aprendam a partir de dados e melhorem suas tarefas com o tempo, sem serem explicitamente programadas para cada situação. 

Conheça a Victor Vision

A Victor Vision é uma empresa inovadora que se destaca no mercado de soluções em displays inteligentes.

Fundada na Universidade de São Paulo (USP) e incubada no ParqTec de São Carlos, a Victor Vision tem se consolidado como especialista em displays desde 2011.

Com um compromisso com a qualidade e a inovação, a Victor Vision oferece uma gama de produtos, como: 

  • Displays TFT coloridos; 
  • Touchscreens integrados;
  • Soluções de interface gráfica para fabricante de equipamentos; 
  • E muito mais. 

Somos reconhecidos por nossa controladora e touchscreen integrados, além de ferramentas para a criação de interfaces touchscreen personalizáveis através da comunicação serial UART. 

Além disso, nos destacamos pelo software UnicView AD, que simplifica a programação de interfaces gráficas, tornando o processo mais acessível e eficiente. 

Valorizamos a ética, transparência, empreendedorismo e inovação, buscando sempre a melhoria contínua de seus produtos e serviços. 

Descubra a inovação em displays com a Victor Vision. Soluções inteligentes, qualidade superior. Transforme sua visão em realidade. Conecte-se conosco hoje mesmo e eleve seu projeto! 

Conclusão

A machine learning é uma revolução tecnológica que capacita máquinas a aprenderem com dados, identificar padrões e tomar decisões.

Essa área da inteligência artificial transforma grandes volumes de dados em insights, otimizando processos e personalizando experiências. 

Ao automatizar análises e previsões, o machine learning está remodelando indústrias, desde saúde até finanças, e melhorando a vida cotidiana. 

Ou seja, é uma ferramenta poderosa que, quando usada com responsabilidade, tem o potencial de impulsionar inovações significativas e criar um futuro mais inteligente.

Gostou deste conteúdo? Para mais como este, acesse o blog da Victor Vision! 

💡Leia também: RS232 Padrão de comunicação: Tudo o que você precisa saber

1 comentário em “O que é machine learning: saiba como funciona essa inovação da tecnologia! ”

  1. Pingback: O que é automação industrial e para que serve? Confira aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *