Monitor médico: o que é, quais são os tipos e informações importantes

Equipe médica ao fundo. E em foco monitores médicos exibindo imagens de tomografia e informações detalhadas

Para quem não conhece um monitor médico pode imaginar que se trata de um modelo de display qualquer, utilizado em operações hospitalares.

No entanto, o monitor médico precisa cumprir uma série de exigências e, por isso, conta com características únicas, especiais para o seu uso.

É importante ressaltar que o monitor de aplicação médica é utilizado para diversos fins, sejam eles clínicos, cirúrgicos ou de exames.

Neste artigo, vamos te explicar sobre esse tipo de monitor, e as suas principais funcionalidades.

Boa leitura!

Monitor médico: o que é?

O monitor médico é utilizado em atividades hospitalares, como uma tecnologia para auxiliar a realização de consultas, exames e cirurgias.

Os monitores médicos precisam atender uma série de exigências de órgãos da saúde, pois precisam permitir a visualização clara das imagens, afinal, elas serão utilizadas para análises e até mesmo diagnósticos.

Existe uma série de especificações próprias de monitores médicos, que abrangem taxas de luminância, contraste, resolução e tamanho.

A luminância, por sua vez, é a quantidade de luz refletida em uma direção. Já o contraste diz sobre o brilho máximo e mínimo que pode ser emitido por um pixel.

Já a resolução diz sobre a quantidade de pixels que um monitor pode exibir. Sendo assim, quanto maior a quantidade, melhor resolução o display possui.

O tamanho diz sobre a medida da diagonal de uma tela. Geralmente, esse valor é calculado em polegadas.

Os monitores médicos precisam apresentar uma alta taxa de luminância, essa que deve ser uniforme por todo o display. 

O contraste também precisa ser expressivo.

Essas normas são o que diferencia o monitor médico de um monitor comum, que não geralmente apresenta a função básica de exibir uma imagem.

Como um monitor médico para avaliação de exames funciona?

Médico apontando para monitor médico exibindo imagens cerebrais e médica observando

O monitor médico para exames funciona de maneira única, pois depende de qual tipo de condição está sendo analisada.

Assim, cada monitor de exames possui especificações técnicas próprias. Em um exemplo prático podemos citar a diferença entre a análise de uma radiografia e uma tomografia.

Os monitores para radiografia precisam apresentar, no mínimo, uma resolução de de 1920×1440, o que corresponde a 3M pixels.

Já o monitor para tomografia pode apresentar uma resolução menor, a partir de 1280×1024, valor correspondente a 1M de pixels.

Ao produzir monitores médicos para a sua instituição de saúde, é necessário consultar as normas técnicas que regem esse tipo de dispositivo eletrônico.

Além disso, é importante contar com uma empresa especializada, que possui conhecimento suficiente para informar quais são as especificações adequadas para cada uso.

Tipos de monitor médico

Como já dito anteriormente, o monitor médico pode ser encontrado em diversos tipos, pois existem aplicações para consultas clínicas, diagnósticos a partir de exames e cirurgias.

Confira abaixo os 3 principais tipos de monitor médico:

Monitor de diagnóstico

Os monitores médicos de diagnóstico servem para exibir o resultado de exames de imagens, possibilitando assim que o médico diagnostique alguma condição.

Por isso, a tela precisa ter uma boa resolução e contraste, logo que as imagens podem facilitar a análise pelo médico.

Monitor clínico

Os monitores clínicos são utilizados em consultas, e não precisam ser tão rebuscados quanto os monitores de diagnóstico, por exemplo.

Eles servem para uma visualização de exames de forma mais rápida e menos detalhada, quando não haverá a produção de um diagnóstico.

Monitor cirúrgico

O monitor cirúrgico é responsável por exibir imagens de cirurgias que utilizam câmeras. Geralmente, tratam de operações minimamente invasivas.

No entanto, eles também exibem imagens de endoscopias ou broncoscopias, por exemplo.

Para um monitor ser utilizado em cirurgias, este deve ter um design que beneficia a higiene, e atender a tamanhos, e altas taxas de resolução.

Exemplos de aplicação de display para monitor médico

Monitor médico exibindo frequência cardíaca e pressão arterial

Os displays são utilizados para diversas finalidades dentro de uma instituição de saúde.

Como já apresentado anteriormente, existem 3 principais tipos, mas você conhece algumas das aplicações? Confira algumas delas:

  • laudo de tomografia e outros exames de imagem;
  • reabilitação e estética;
  • desfibriladores;
  • monitores multiparamétricos;
  • bisturis eletrônicos;
  • ventiladores pulmonares;
  • medidores de pressão arterial.

Sendo assim, os displays médicos não são somente aqueles que exibem algum tipo de exame, mas também são aqueles que mostram indicativos e possibilitam o controle de alguns equipamentos, como o desfibrilador já citado.

Extra: Normativas técnicas de monitores médicos  

Há normas técnicas que atribuem requisitos para o uso de imagens digitais na medicina, atingindo assim a produção de monitores médicos.

A Normativa Padrão Técnica para Prática Eletrônica de Análise de Imagens Médicas (ACR Technical Standard for Electronic Practice of Medical Imaging, originalmente) é uma das principais normas que existem para padronizar o uso de imagens de diagnóstico.

Desde 1994, ela passa por revisões que são chefiadas por duas organizações americanas: American Association of Physicists in Medicine (AAPM) e Society for Imaging Informatics in Medicine (SIIM).

O padrão determina como as imagens devem ser exibidas, capturadas e armazenadas. Todas as normas têm como objetivo atribuir maior qualidade às imagens médicas produzidas.

Além disso, existem o DICOM (Digital Imaging and Communications in Medicine, ou, em tradução para o português Comunicações e Imagens Digitais em Medicina) e a TG18 (AAMP Task Group 18 ou Grupo Tarefa 18 da AAPM).

O DICOM, por sua vez, conta com a definição de especificações técnicas para que um monitor seja médico, e o TG18 desenvolve padrões de avaliação de qualidade e desempenho de monitores médicos.

No Brasil, existe a Resolução CFM Nº 2.107/2014, de 17 de dezembro de 2014, publicada pelo Conselho Federal de Medicina.

De acordo com o documento legal, ele estabelece com uma série de imagens serão transmitidas, inclusive referenciando o DICOM.

A Victor Vision é uma empresa que produz diversos displays, inclusive para uso médico.

Você pode encontrar o monitor médico certo, com luminância, contraste, tamanho e resolução ideais para a aplicação clínica, diagnóstica ou cirúrgica!

Conheça os monitores médicos da Victor Vision e atenda às normas internacionais e nacionais!

Conclusão

O monitor médico precisa atender a diversas normas de imagem da medicina, sejam elas nacionais e internacionais.

Isso significa que esse tipo de monitor precisa apresentar boas condições de imagem para que médicos consigam emitir diagnósticos, visualizar o quadro dos pacientes ou realizar cirurgias.

Caso tenha gostado deste artigo, leia também: “IoT na Saúde: entenda como ela pode ser aplicada”

Para mais conteúdos relevantes sobre displays, acompanhe o nosso blog! 

2 comentários em “Monitor médico: o que é, quais são os tipos e informações importantes”

  1. Pingback: Monitor hospitalar: como funciona, sinais vitais e display [Guia]

  2. Pingback: O que é um Display: Como Funciona, Tipos e Exemplos de Tela

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *