Diodo emissor de luz: o que é, tipos, LED e funcionamento

Diodo emissor de luz

Muita gente conhece esse item pelo seu nome mais famoso no mercado — e poucos sabem que o LED também pode ser chamado de diodo emissor de luz.

Esse componente eletrônico é uma tecnologia que, atualmente, é considerada indispensável para uma série de projetos na tecnologia, fazendo parte de diversos aparelhos.

Se você pensar um pouquinho, vai perceber que tem LED em muitas das coisas que você tem contato no seu cotidiano: lâmpadas, aparelhos eletrodomésticos, TVs, e até em alguns tipos de semáforos!

Em suma, o diodo emissor de luz é uma tecnologia versátil e muito funcional.

No entanto, apesar de saber da sua importância, o que mais você sabe sobre o LED e o seu funcionamento?

Seus especialistas em tecnologia, a Victor Vision, traz aqui um guia completo sobre esse tema, e explica tudo sobre o diodo LED e seus principais tipos.

Acompanhe o artigo abaixo para tirar todas as suas dúvidas.

Boa leitura!

O que é um diodo emissor de luz? Descubra as características

Podemos definir o diodo emissor de luz como um componente eletrônico que pode emitir luz.

Ele é capaz de fazer isso devido à sua funcionalidade de transformar energia elétrica em energia luminosa, em um processo chamado de eletroluminescência.

Falando de forma mais técnica, e abrangendo as principais características do diodo de luz, essa tecnologia é de categoria de junção P-N, justamente o que define a sua emissão de luz visível quando é energizado.

Diferentemente do que acontece com o laser, por exemplo, o LED não emite uma luz monocromática, ou seja, de uma cor só: sua composição consiste em uma banda espectral resultado das interações energéticas do elétron.

Quais são os principais tipos de diodos?

Diodos emissores de luz

Justamente pela sua versatilidade e possibilidade diversa de aplicações, existem uma série de tipos de diodos emissores de luz disponíveis no mercado.

Listamos abaixo os principais deles; confira:

Diodo de silício

Esse tipo de semicondutor é responsável pela passagem da corrente elétrica por apenas uma direção, fluindo a energia e impedindo o retorno do fluxo.

Além de ter um controle de cargas muito eficiente, os diodos de silício são considerados muito econômicos, uma vez que um único diodo é capaz de dissipar até 1 watt.

Diodo schottky

Esse tipo de diodo possui a junção de dois materiais semicondutores, além de serem super rápidos devido aos seus terminais com menores barreiras.

Ainda, o diodo schottky possui baixa tensão de fuga, tornado-o favorito para o uso em circuitos integrados digitais, e também não produz pulso negativo, evitando interferências nas redes elétricas mais comuns.

Diodo de zener

Para estabilizar ou regular tensões, o diodo de zener é a opção mais indicada.

Esse tipo de diodo, quando conectado a uma fonte de energia, impede que a tensão seja excedida, garantindo que os dispositivos que possuem o diodo de zener integrado funcionem sem sofrer nenhum tipo de problema causado por tensões na rede.

Ainda, esse diodo é amplamente utilizado em reguladores de voltagens comuns, para que suas saídas sejam estabilizadas.

Diodo orgânico emissor de luz (OLED)

O OLED é um dispositivo de luz que utiliza a tecnologia de emissão de luz plana por meio de dois condutores, onde finos filmes orgânicos são mantidos em funcionamento.

Diferentemente de outros tipos de diodo, o OLED não depende de luz de fundo, e desempenha seu papel com baixo consumo de energia e grande brilho.

A tecnologia OLED é usada como fonte de luz para muitos equipamentos eletrônicos, como os monitores de LCD.

Link para produtos/displays-inteligentes

E o que é LED? Como funciona essa tecnologia?

Diodo emissor de luz led colorido

Com a capacidade de transformar energia em luz, a tecnologia LED é composta por um cristal semicondutor, que pode ser de silício ou de germânio.

Esse tipo de diodo é amplamente utilizado no mercado, sendo encontrado em praticamente todo dispositivo eletrônico: é comum a aplicação do LED em painéis de televisão, computadores, rádios, e itens afins.

Funcionamento dos LEDs

Ainda, vamos explicar como funciona o LED, uma vez que essa tecnologia é uma das mais requisitadas para projetos eletrônicos.

O material semicondutor presente em um LED deve entrar em contato com algum componente químico para que a sua luz seja gerada, conforme, ainda, a cor desejada na sua aplicação, uma vez que o LED emite luz monocromática.

Com dopagem de fósforo, a luz pode ser vermelha ou amarela; já com uma dopagem de nitrogênio, a luz varia entre verde e amarela.

Ainda, no processo de polarização do LED, a emissão da luz fica por conta do terminal anodo no positivo do dispositivo, enquanto o seu catodo fica no negativo.

É importante destacar esse fato porque o LED é um componente bipolar, e a sua polarização é o que vai determinar a passagem ou não-passagem da corrente elétrica.

Como a luz é emitida?

A emissão da luz do LED depende do tipo de LED em questão, considerando seus componentes e a cor da luz.

Pode ser LED RGB (tricolor), bicolor, monocromático, e em diversos outros formatos.

Exemplos de tipos de LEDs

Devido à versatilidade e a possibilidade de aplicações em vários projetos eletrônicos, existem mais de um tipo de LED disponível no mercado — os principais são:

  • LEDs SMD;
  • fitas de LED;
  • LEDs de alto brilho;
  • LEDs difusos comuns;
  • LEDs bicolores, tricolores ou RGB.

Afinal, onde encontramos o diodo emissor de luz?

O diodo emissor de luz, em sua versão LED ou por meio de outra apresentação, pode ser encontrado em uma série de itens do nosso cotidiano.

Estamos falando de aparelhos eletrônicos como televisões, computadores e rádios, além de eletrodomésticos, e mais uma infinidade de tecnologias.

Para projetos feitos de forma independente, onde é necessário comprar diodo emissor de luz, é possível encontrar o item em várias lojas de artigos eletrônicos.

Para mais dicas e conteúdos informativos como esse, acesse aqui o blog completo da Victor Vision!

Conclusão

No artigo de hoje, você pode conferir o que é o diodo emissor de luz e suas principais funcionalidades, destacando a importância desse componente para uma série de projetos eletrônicos.

Econômico, eficiente e acessível, o diodo é um artigo presente em vários aparelhos, e pode ser incorporado em eletrônicos essenciais para o nosso dia a dia.

Se esse artigo ajudou você, não deixe de compartilhar com outras pessoas que possam se interessar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *