Tecnologia IPS: descubra como funciona e quais as vantagens

Tecnologia IPS

A tecnologia IPS tem se tornado cada vez mais comum nas especificações técnicas de telas de TVs LCD e monitores.

Mas o que exatamente é essa tecnologia e o que ela pode proporcionar de novo aos espectadores ainda gera algumas dúvidas.

E para te ajudar a entender melhor o seu funcionamento, benefícios e até mesmo desvantagens, separamos este artigo completo sobre tecnologia IPS.

Siga a leitura!

O que é a tecnologia IPS?

Para deixar ainda mais claro o que a tecnologia IPS faz, basta entender a função do IPS.

Antes de tudo, o IPS é uma sigla para “in-plane switching”, que em tradução significa “comutação no plano”, sendo uma das mais avançadas tecnologias entre as telas.

Ele é uma espécie de cristal líquido TFT, inserido em displays de LCD para aumentar a qualidade de imagem e projeção em telas e monitores.

Desta forma, nas telas de TV e monitores de computadores e notebooks, por exemplo, o LCD comum energiza o cristal líquido entre os dois vidros que o cristal se encontra no meio.

Logo, o IPS surge como uma alternativa para aumentar o ângulo de visão, com um método em que a energização do cristal líquido acontece apenas de um vidro.

Assim temos a diminuição de um vidro e da espessura do LCD, que nos leva ao aumento do ângulo de visão.

O resultado disso são cores incríveis que podem ser vistas sem alterações em diferentes ângulos, algo que em outros monitores e telas LCD não ocorre, pois as cores mudam drasticamente quando são vistas por outra perspectiva, prejudicando o campo de visão do telespectador sempre que ele se move.

Isso é possível devido aos 18 graus a mais presentes nas taxas de atualização da tecnologia IPS, com 178º contra 160º das LCDs mais tradicionais.

Essa diferença também ocorre por conta da qualidade que a tecnologia IPS disponibiliza aos sistemas de telas, chegando a 240 Hz, enquanto os displays de LCD ficam com taxas entre 60Hz e 75Hz.

Outra característica marcante que ajuda a definir o que é a tecnologia IPS é o seu baixo tempo de resposta da imagem, deixando perfeitas as cenas em movimento, eliminando trepidações e confusões ao reproduzir cores.

Devido a tantos benefícios visuais que essa tecnologia proporciona nas telas, ela se torna um ótimo benefício para engenheiros de CAD, designers gráficos, fotógrafos e profissionais que trabalham com edições de vídeo.

Entenda como funciona a tecnologia IPS

A tecnologia IPS funciona com seus cristais líquidos alinhados na horizontal, diferente do alinhamento vertical que é feito nos modelos convencionais.

Assim, os seus cristais giram em plano horizontal, permitindo que os sistemas cheguem a taxas de atualização de até 240 Hz.

Na prática, ela oferece um maior ângulo de visão, de 178º contra os 160º das LCDs convencionais.

É isso que permite que o telespectador mantenha seu campo de visão perfeito mesmo quando está um pouco de lado em relação a tela da TV, por exemplo.

Outro ponto fundamental de entender sobre o funcionamento da tecnologia IPS é que ela está em constante evolução, sempre sendo aprimorada ao longo do tempo, então, a cada atualização disponível no mercado, há uma melhora em seus benefícios.

Essa é uma nova tecnologia?

Embora ainda gere algumas dúvidas, a tecnologia IPS não é nova. Seu desenvolvimento aconteceu em 1996, pela Hitachi.

A meta da fabricante era deixar melhor o ângulo de visão e reprodução de cores em telas, o que foi alcançado com sucesso.

A Panasonic foi uma das primeiras empresas a usar a tecnologia IPS em seus produtos aqui no Brasil.

Qual a diferença de displays com tecnologia IPS para os comuns?

IPS ou LED

Uma das diferenças mais marcantes de monitores com tecnologia IPS para os comuns é que seu sistema chega a taxas de atualização de 120Hz, contra as taxas de 60Hz e 75Hz dos outros displays.

Isso ocorre por conta de outra diferença entre eles, que é o fato da tecnologia IPS deixar seus cristais líquidos alinhados horizontalmente, enquanto os modelos comuns deixam eles alinhados verticalmente.

Por fim, outra diferença importante é que o ângulo de visão com essa tecnologia aumenta para 178º, contra os 160º das tradicionais, permitindo que o telespectador tenha a mesma visão de frente e de lado.

Benefícios da tecnologia IPS

Gostou de entender um pouco sobre o que é a tecnologia IPS e a sua diferença dos displays comuns?

Então agora você irá ficar por dentro dos benefícios que ela pode oferecer.

É uma tecnologia atualizada

O IPS é uma modificação da tecnologia LCD, atualizando a maneira que os cristais são alinhados, para oferecer experiências mais completas.

O resultado é uma tecnologia que apresenta melhoras na resolução das telas, nas cores e em seus ângulos de visão.

Tem melhores taxas de atualizações

A tecnologia IPS atinge ótimas taxas de atualização, indo de 240Hz contra 60 e 75Hz das telas convencionais de LCD.

Melhor ângulo de visão independentemente da posição

Independentemente da posição que o espectador esteja, a tecnologia IPS garante que ele tenha um melhor ângulo de visão, sem alterar cores e formatos.

Isso ocorre pelo fato da tecnologia ter um ângulo de visão de 178º, mantendo a mesma definição de frente e também de lado.

Rápido tempo de resposta

O famoso tempo de resposta é muito mais rápido em uma tela IPS.

E isso vale até mesmo para cenas escuras, que conseguem ficar bem definidas e mostrar todos os detalhes nas telas.

Tamanho

As dimensões dessa tecnologia também fazem uma grande diferença.

Os seus modelos de LCD têm dimensões de 10% a 15% maiores que outros modelos de 40” e 46”.

Mais precisão nas cores

As telas com tecnologia IPS são ótimas quando o assunto é o desempenho das cores.

Isso porque seus amplos ângulos de visão também ajudam a fornecer as cores com mais qualidade, não as alterando quando o espectador muda de posição.

Ideal para telas Touch screen

Em telas de Touch screen, o IPS deixa a imagem estável mesmo quando há um toque nelas.

Assim, evita-se o “efeito fantasma” ou mudanças de cores quando um objeto é movido na tela de touchscreen.

Tela perfeita para gamers

Os monitores IPS ficaram populares entre os gamers justamente por terem um tempo de resposta avançado, benefício que citamos acima.

Tecnologia IPS em Computadores

Existem desvantagens na tecnologia IPS?

Uma das desvantagens da tecnologia IPS é o fato dela consumir mais bateria que as telas comuns, aumentando o consumo de energia.

Além disso, há o fato do preto não ficar totalmente preto nesse modelo, justamente por conta do acionamento que é feito no mesmo plano, alinhando as moléculas de cristal líquido de uma maneira que não se torna possível um grande contraste.

Leia também: Interface gráfica com Python: entenda como funciona e vantagens

Onde encontrar displays com tecnologia IPS?

Se você é um usuário que exige precisão e consistência de cores em suas telas, provavelmente o IPS te deixou encantado, certo?

Essa é a tecnologia de exibição preferida de muitos profissionais, visto que os seus benefícios em relação a cores e ângulos são imbatíveis.

E para usufruir desses benefícios, você pode contar com os displays IPS da Victor Vision, que possibilitam que você tenha uma vista perfeita de todos os ângulos.

Descubra como a Victor Vision pode ajudar a aprimorar seus projetos!

Conclusão

Como você viu ao longo deste artigo, a tecnologia IPS aproveita o uso dos cristais líquidos em horizontal para produzir cores ricas e imagens que não sofrem alterações independentemente do ângulo de quem assiste.

Além disso, apresentamos também alguns outros benefícios dessa tecnologia, como tempo rápido de resposta, tamanhos melhores, economia de energia e muito mais.

Se você se interessou pelo IPS, garanta os melhores displays com quem entende do assunto.

Entre em contato conosco!

1 comentário em “Tecnologia IPS: descubra como funciona e quais as vantagens”

  1. Pingback: O que é Resolução de Tela: tipos, proporções e melhor opção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *