Tutorial – Alterar um valor para uma variável

Tutorial – Alterar um valor para uma variável

Passamos para a introdução do conceito mais importante dos displays Proculus: a alteração de um valor de uma variável.

Os displays são primordialmente usados para apresentar valores, seja ele numérico ou de texto. Queremos usar um display para saber o que está acontecendo na nossa aplicação: qual o valor do sensor, qual o valor de uma variável, apresentar o resultado de uma determinada conta, e etc.

O display Proculus foi feito com uma ferramenta fundamental para facilitar muito a apresentação de variáveis em um display gráfico, e eu vou apresentar esta ferramenta agora para você.

Para não envolver outros componentes e deixar esse exemplo ainda maior e complexo, eu vou configurar o valor de uma variável com um botão mesmo! Então, assim que o botão for pressionado no display, o valor da variável deve mudar para o valor que vamos configurar.

Os passos são muito simples, e no final você vai entender o conceito da alteração do valor de memória.

  • Criar uma variável numérica;
  • Criar botões “Set Value”;
  • Definir valores e Relacionar os VPs.

Passo 01: Criar uma variável numérica

Não vamos precisar de mais do que uma Screen para este tutorial,então vou deixar essa parte para quem já acompanhou como adicionar uma Screen e um plano de fundo.

Vá na barra azul de variáveis, e procure pelo sétimo ícone, que deve ser o “Numeric Display”. Clique nesse botão, e crie uma área onde você deseja que o valor numérico da variável apareça na Screen.

Barra de ferramentas do UnicView AD, destaque para o Numeric Display

Para apresentar um valor numérico e de texto, o display usa bibliotecas de fonte numérica e de texto. Clique na área criada, e selecione a fonte “Default” na configuração “Library”.

Passo 02: Criar botões “Set Value”

Agora queremos criar botões que vão alterar o valor dessa variável numérica criada. Para isso, quero te apresentar uma nova ferramenta, o “Set Value”. O “Set Value” é um botão, que quando pressionado, escreve um valor determinado em uma variável.

Neste exemplo, vamos criar três botões “Set Value”. Clique no botão “Set Value” na barra amarela de controles, e crie três áreas na Screen principal.

Barra de ferramentas do UnicView AD, destaque para o Set Value

Passo 03: Definir valores e Relacionar os VPs.

Os botões “Set Value” irão escrever um valor pré-determinado na variável. Como exemplo, vamos usar os valores 1, 10 e 100, um para cada um dos três botões.

E o VP? O que é VP? O significado direto é “Value Pointer”, e ele representa um endereço de memória. É dessa forma que os displays Proculus conseguem alterar valores de variáveis usando múltiplos controles, com o VP. Na prática, o que você precisa saber é que se atribuirmos o mesmo VP entre controles e variáveis, eles ficam relacionados. Isso quer dizer que se um botão alterar o mesmo VP que uma variável foi definida, este botão vai controlar o valor da variável quando pressionado.

O que vamos fazer então é definir o VP dos três “Set Value” e do “Numeric Display” com o mesmo valor. Neste exemplo, escolhi os VPs com o valor 02.

Propriedades "VP" e "Return Value" configuradas

Resultado

Esse é o resultado deste exemplo:

Esta foi a explicação de como usar uma variável numérica para apresentar um valor, e como alterar o seu valor usando botões “Set Value” e linkando com o mesmo VP.

Como curiosidade, caso tenha programado o display para testar e tenha a PAB_02, tente:

  • Abra o Terminal do UnicView AD e conecte a USB da PAB_02;
  • Use o ‘WriteVP’ do Terminal para escrever o valor 35 no VP que usou neste exemplo.

Veja que o Numeric Display pode assumir qualquer valor!

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *