Passamos para a introdução do conceito mais importante dos displays Proculus: a alteração de um valor de uma variável.
Os displays são primordialmente usados para apresentar valores, seja ele numérico ou de texto. Queremos usar um display para saber o que está acontecendo na nossa aplicação: qual o valor do sensor, qual o valor de uma variável, apresentar o resultado de uma determinada conta, e etc.
O display Proculus foi feito com uma ferramenta fundamental para facilitar muito a apresentação de variáveis em um display gráfico, e eu vou apresentar esta ferramenta agora para você.
Para não envolver outros componentes e deixar esse exemplo ainda maior e complexo, eu vou configurar o valor de uma variável com um botão mesmo! Então, assim que o botão for pressionado no display, o valor da variável deve mudar para o valor que vamos configurar.
Os passos são muito simples, e no final você vai entender o conceito da alteração do valor de memória.
- Criar uma variável numérica;
- Criar botões “Set Value”;
- Definir valores e Relacionar os VPs.
Passo 01: Criar uma variável numérica
Não vamos precisar de mais do que uma Screen para este tutorial,então vou deixar essa parte para quem já acompanhou como adicionar uma Screen e um plano de fundo.
Vá na barra azul de variáveis, e procure pelo sétimo ícone, que deve ser o “Numeric Display”. Clique nesse botão, e crie uma área onde você deseja que o valor numérico da variável apareça na Screen.
Para apresentar um valor numérico e de texto, o display usa bibliotecas de fonte numérica e de texto. Clique na área criada, e selecione a fonte “Default” na configuração “Library”.
Passo 02: Criar botões “Set Value”
Agora queremos criar botões que vão alterar o valor dessa variável numérica criada. Para isso, quero te apresentar uma nova ferramenta, o “Set Value”. O “Set Value” é um botão, que quando pressionado, escreve um valor determinado em uma variável.
Neste exemplo, vamos criar três botões “Set Value”. Clique no botão “Set Value” na barra amarela de controles, e crie três áreas na Screen principal.
Passo 03: Definir valores e Relacionar os VPs.
Os botões “Set Value” irão escrever um valor pré-determinado na variável. Como exemplo, vamos usar os valores 1, 10 e 100, um para cada um dos três botões.
E o VP? O que é VP? O significado direto é “Value Pointer”, e ele representa um endereço de memória. É dessa forma que os displays Proculus conseguem alterar valores de variáveis usando múltiplos controles, com o VP. Na prática, o que você precisa saber é que se atribuirmos o mesmo VP entre controles e variáveis, eles ficam relacionados. Isso quer dizer que se um botão alterar o mesmo VP que uma variável foi definida, este botão vai controlar o valor da variável quando pressionado.
O que vamos fazer então é definir o VP dos três “Set Value” e do “Numeric Display” com o mesmo valor. Neste exemplo, escolhi os VPs com o valor 02.
Resultado
Esse é o resultado deste exemplo:
Esta foi a explicação de como usar uma variável numérica para apresentar um valor, e como alterar o seu valor usando botões “Set Value” e linkando com o mesmo VP.
Como curiosidade, caso tenha programado o display para testar e tenha a PAB_02, tente:
- Abra o Terminal do UnicView AD e conecte a USB da PAB_02;
- Use o ‘WriteVP’ do Terminal para escrever o valor 35 no VP que usou neste exemplo.
Veja que o Numeric Display pode assumir qualquer valor!