Terminal de consulta: O que é, tipos, vantagens e displays

Caixa sendo passada em terminal de consulta, que está com o visor ligado, prestes a exibir o preço do produto

O terminal de consulta é aquele dispositivo, geralmente encontrado em mercados, capaz de ler o código de barra de um produto e indicar o seu valor em um display.

Esse terminal é muito procurado por negócios que comercializam produtos com códigos de barra em geral, mas principalmente supermercados, mercados, lojas de conveniência e farmácias.

De qualquer forma, muitas empresas não entendem bem sobre o terminal de consulta, e nem mesmo sabem se é necessário aplicá-los em seu negócio.

Por isso, neste artigo vamos te esclarecer algumas dúvidas comuns sobre os terminais de consulta de preço, explicando o seu funcionamento, os diferentes tipos, as vantagens e muito mais.

Sendo assim, acompanhe o texto e tenha uma boa leitura!

O que é terminal de consulta

O terminal de consulta é um dispositivo que serve para ler os códigos de barras e exibir o preço de um produto na tela.

É uma máquina que fica instalada em pontos estratégicos de um estabelecimento, e serve para facilitar a visualização do preço de produtos, evitando assim que o cliente procure por auxílio de funcionários.

O terminal costuma ser compacto, justamente para não ocupar grande espaço, logo que mais de um costuma ser instalado nos comércios.

Os estabelecimentos que contam com terminal de consulta são:

  • supermercados;
  • mercados;
  • padarias,
  • padarias;
  • açougues;
  • lojas de utensílios domésticos;
  • lojas de conveniência;
  • drogarias;
  • varejos de diferentes portes.

Terminal de consulta de preços: como funciona?

Cliente com máscara dentro de um comércio consultando preço de um produto em um terminal de consulta

O terminal de consulta serve para ler códigos de barras e, alguns modelos, até mesmo QR codes. O leitor 1D atende aos tradicionais códigos de barras e o leitor 2D aos QR Codes.

Para isso, a máquina deve ser composta de um leitor de códigos e um display, que pode ser colorido ou não.

O leitor tem como função identificar o produto, e o display exibe o valor de uma forma bem simples de entender. 

Tal terminal costuma ser conectado a um sistema ou software de gestão, facilitando assim o controle do estabelecimento.

Esse sistema também armazena as informações e valores dos produtos. Inclusive, é importante que ele esteja sempre atualizado, pois a oferta errada pode causar transtornos ao negócio.

Muitos terminais de consulta contam com conexão à internet, geralmente por Wi-Fi. Isso é fundamental para que a máquina funcione integrada a um sistema.

O seu uso, na prática, é bastante simples. O cliente direciona o código de barras do produto ao leitor, que então confirma o produto e exibe o preço no display.

O terminal de consulta de preço é obrigatório? 

O terminal de consulta de preço nem sempre é adotado por todos os negócios com produtos em códigos de barras. Mas, afinal, ele é obrigatório?

Em comércios que as mercadorias são registradas por código de barras, a lei determina que instalar terminais de consulta é obrigatório.

De acordo com o decreto nº 5.903, presente na lei nº 10.962, de setembro de 2006, o terminal de consulta é obrigatório em alguns estabelecimentos. A lei ainda acrescenta algumas regras para sua aplicação.

O decreto diz que cada terminal deve estar a menos 15 metros do cliente. Isso quer dizer que, no máximo, o cliente deve se mover até 15 metros para conseguir consultar o preço de um produto.

Dessa forma, é fundamental que você introduza essa tecnologia, caso o seu comércio faça parte da determinação legal.

Vantagens do terminal de consulta

Terminal de consulta em supermercado

Ter o auxílio dessa tecnologia de consulta de preços oferece uma série de vantagens. Dentre elas, estão em destaque:

Mais autonomia para os clientes na consulta de preços

Quando se instala terminais de consulta, o seu estabelecimento permite que o consumidor possa consultar preços com autonomia. Ou seja, ele não precisará contar com o auxílio de funcionários para isso.

Praticidade graças à automação em atualizar preços

Os terminais, por serem integrados aos sistemas de precificação do supermercado ou qualquer outro estabelecimento, recebem atualizações no momento em que o sistema também é alterado.

Isso significa que os preços apresentados no ponto de venda (PDV), ou caixa, serão os mesmos que estão no terminal de consulta.

Promove a modernização do negócio

A tecnologia pode ser uma aliada de todos os negócios. Trazer soluções funcionais e modernas pode significar um avanço para a sua empresa.

Investir nessa ferramenta de consulta de preços, então, pode melhorar a gestão por meios digitais e, de alguma forma, favorecer o crescimento do seu comércio.

Otimiza o fluxo de trabalho

Quando o cliente não encontra o preço de um produto em etiquetas, muitas vezes ele deve buscar a ajuda de algum funcionário. Em alguns casos, nem mesmo o colaborador saberá informar o valor. 

Utilizar a máquina de consulta de preços faz com que esse problema seja resolvido, deixando com que os colaboradores demandem mais esforço para realização de atividades prioritárias.

Outra situação comum é que os clientes procurem o preço no ponto de venda. Quando o estabelecimento está vazio, isso pode ser simples, mas quando não, pode atrapalhar o serviço do operador de caixa.

Objetivos e tipos de terminais de consulta

Os terminais de consulta podem servir para objetivos diferentes, que são definidos por modelos de máquina distintos.

Confira os principais tipos de terminais de consulta disponíveis no mercado:

Terminais de Consulta capazes de transmitir áudio e vídeo

Os modelos mais modernos de máquinas de consulta apresentam a capacidade de transmitir áudio e vídeo. 

Eles contam com displays coloridos, que exibem vídeos e gifs, geralmente com propagandas, além de realizar a consulta de valores.

Terminais de Consulta capazes de ler códigos de barra e/ou QR code

Os terminais de consulta mais simples apenas servem para ler códigos de barras e/ou QR codes. Para isso, eles contam com displays normais, geralmente TFT preto e branco.

Seus sensores costumam ser bastante eficientes, conseguindo identificar códigos em posições diferentes e amassados.

Utilização do terminal de consulta com display de qualidade

Compradora consultando preço de roupas em um terminal de consulta dentro de um hipermercado

Se você é uma fabricante de terminais de consulta, ou deseja desenvolver uma máquina própria para o seu negócio, é preciso investir em um display de qualidade.

Os displays de qualidade podem exibir informações gráficas coloridas e em alta resolução.

A Victor Vision é uma fabricante de displays inteligentes, Android e HDMI. Você encontra opções sensíveis a tela, com uma interface simples de programar.

Conheça os displays para terminal de consulta de Victor Vision para oferecer uma experiência mais moderna ao seu cliente! 

Conclusão

O terminal de consulta serve para facilitar a visualização do preço de produtos por clientes. Eles são integrados aos sistemas do estabelecimento, conferindo assim que os valores estejam sempre atualizados.

Se você gostou deste artigo, leia também: “O que é arduino, para que serve, benefícios e projetos [Exemplos]”

Confira o nosso blog para mais conteúdos e dicas relevantes sobre displays e componentes eletrônicos! 

1 comentário em “Terminal de consulta: O que é, tipos, vantagens e displays”

  1. Pingback: Telas Interativas: saiba o que são e benefícios!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *