Demo – Ventilador Pulmonar

Demo – Ventilador Pulmonar

O ano de 2020 ficou marcado com a pandemia do Corona vírus, e muitas equipes de desenvolvimento se juntaram para construir equipamentos que, de alguma forma, pudessem ajudar as equipes médicas a superar este grande desafio de saúde.

Um dos equipamentos que ganhou muita visibilidade nas redes foi o respirador pulmonar, por auxiliar diretamente nos pacientes infectados do corona vírus. Respiradores pulmonares são equipamentos com presença recorrente nos CTIs e UTIs dos grandes hospitais públicos e privados do país, salvando muitas vidas diariamente.

De maneira geral, um ventilador pulmonar é uma máquina que ajuda o paciente a respirar quando ele não consegue fazê-lo sozinho por estar com algum nível de insuficiência respiratória ou algum outro problema que o impeça de respirar. Os ventiladores bombeiam uma mistura de oxigênio e ar para os pulmões dos pacientes e removem o gás carbônico através de métodos não invasivos ou invasivos.

Para realizar esta atividade, o equipamento precisa de sensores específicos de pressão e fluxo de ar, assim como válvulas de controle. Para um monitoramento completo desta atividade, é necessário um monitor capaz de traçar os gráficos de fluxo, pressão e volume da mistura de ar que vai para os pulmões.

Para mostrar o potencial do display Proculus como uma interface para estes equipamentos, fiz uma Demo, em Arduino, para que instigue e motive novos projetos relacionados.

Passo 1: Download do projeto

Aqui no link, você vai encontrar o projeto da interface que fiz para esta Demo de um ventilador pulmonar. É importante ressaltar que esse projeto é uma Demonstração e não tem pretensão nenhuma de se transformar em um equipamento de aplicação real.

Neste arquivo, você encontrará uma pasta com o projeto da interface, feita no UnicViewAD, e uma pasta com o projeto do Arduino, com o código que usei para simular as curvas de respiração.

Passo 2: Programe seu display e Arduino

Se você ainda não sabe usar o UnicViewAD, aqui no blog tem um tutorial que te ensina tudo sobre como começar com o UnicViewAD.

Neste exemplo, você só precisa baixar o projeto e abri-lo.

Se você for programar um display de 2,8″, como fiz neste projeto, você vai precisar passar o projeto para um cartão microSD. O adaptador USB para microSD da Proculus vem com o kit P.Box de desenvolvimento.

O último passo no display é passar o projeto pelo microSD.

Projeto da demonstração aberto

Vou deixar a programação do Arduino para os fóruns e blogs especializados nisso. Mas você pode deixar seu comentário aqui ou me escrever, caso tenha alguma dificuldade.

Passo 3: Enjoy!

Este é o resultado final da demonstração do ventilador pulmonar com Arduino. Espero que tenham gostado, e deixem comentários para novos projetos e sugestões!

Marcações:

2 comentários em “Demo – Ventilador Pulmonar”

    1. Bom dia Marcelo,
      Seu contato já foi encaminhado para a equipe responsável para te apresentar os modelos, de acordo com a sua necessidade. Qualquer dúvida, entre em contato conosco pelo telefone no site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *