Como funciona a lousa interativa digital: o que é, para que serve e como utilizá-la!

Como funciona a lousa interativa digital: o que é, para que serve e como utilizá-la!

Você sabe como funciona a lousa interativa digital? Essa tecnologia é uma inovação digital que vem desempenhando um papel essencial no ambiente educacional moderno. 

Existem inúmeras tecnologias que estão sendo desenvolvidas para essa área, mas a que está se destacando é a lousa interativa digital. 

Isso porque o seu objetivo principal é ampliar as possibilidades pedagógicas, cativar a atenção dos alunos e facilitar o dia a dia do professor. 

Mas afinal, como funciona a lousa interativa? Como utilizá-la? E quais são os cuidados necessários ao utilizá-la? Essas são algumas das questões que serão abordadas no artigo. 

Então, quer saber mais sobre essa inovação tecnológica que já está sendo implementada nas escolas? Continue lendo conosco para mais! 


O que é e como funciona a lousa interativa digital?

A lousa interativa é uma ferramenta tecnológica que combina uma superfície escrita com recursos digitais, permitindo que os professores exibam conteúdos digitais interativos. 

Ela é uma tela sensível ao toque que é conectada a um computador ou dispositivo que executa um software específico para interação e apresentação. 

Dessa maneira, os usuários podem escrever, desenhar, manipular objetos digitais e exibir conteúdo multimídia, como imagens, vídeos e documentos. 

Ou seja, a lousa interativa é uma ferramenta multifuncional que permite criar e compartilhar conteúdo interativo em uma tela sensível ao toque. 

Com isso, é possível colaborar e interagir com outras pessoas, tanto online quanto offline. 

💡Leia também: O que é lousa digital: o que é, como funciona e para que serve

Quais as vantagens de lousa interativa digital?

A lousa interativa digital possui inúmeras vantagens, mas ela se baseia em dois benefícios basicamente, sendo eles: interatividade e atratividade.

  • Interatividade: a lousa interativa digital permite que o usuário interaja com os conteúdos digitais de maneira dinâmica e intuitiva, podendo escrever, desenhar, apagar, mover, ampliar, reduzir, rotacionar, selecionar e outras ações. Além disso, também permite que o usuário acesse a internet, permitindo a reprodução de conteúdo multimídia. 
  • Atratividade: a lousa interativa digital também torna os conteúdos digitais mais atraentes e interessantes, pois utiliza cores, sons, imagens, animações, efeitos, entre outros recursos. Com isso, é possível personalizar e diversificar os conteúdos, de acordo com as preferências e as necessidades dos alunos. 

Em geral, a vantagem principal da lousa interativa digital é facilitar o cotidiano dos professores, promovendo maior comodidade nas aulas. 

Pode usar caneta na lousa digital?

É possível utilizar caneta na lousa digital, mas uma específica! Não é qualquer caneta que pode ser utilizada na lousa interativa, uma vez que pode danificar o produto. 

O usuário pode escrever, desenhar e fazer anotações diretamente na lousa com uma caneta especial, mas, em alguns casos, o dedo também pode ser utilizado. 

A caneta especial pode ser um teclado virtual, permitindo que o usuário acesse a internet e utilize os recursos multimídias, ou então uma caneta digitalizadora. 

Assim, com a lousa interativa digital, o tutor pode tornar as aulas mais interativas e dinâmicas, fazendo anotações rápidas e otimizando a aula. 

Como carregar a lousa digital?

Mulher interagindo com lousa interativa digital

A maneira de carregar a lousa digital dependerá do modelo adquirido. No entanto, em geral, existem três maneiras de carregar a ferramenta, sendo:

  • Projetor multimídia: É recomendado o uso de projetor Full HD com conexão HDMI e mais de 2.500 lúmens. 
  • Computador: Com uma placa de vídeo de duas raízes.
  • Kit TAW: O kit inclui uma caneta ótica, um estojo eletrônico, um cabo USB e uma fonte de tomada com saúde USB. 

O Kit TAW deve ser instalado como um quadro tradicional na parede, geralmente utilizando um kit de fixação próprio para tecnologia. 

💡Leia também: RS232 Padrão de comunicação: Tudo o que você precisa saber

Como ativar o Touch da lousa digital?

Existem alguns passos que devem ser seguidos para ativar o touch da lousa digital. Preparamos um guia rápido para você. Veja: 

  1. Localize o ícone Optical Touch Device na área de trabalho do Windows.
  2. Clique no ícone para abrir o painel de controle do driver da lousa digital.
  3. Procure pela opção “calibrate” ou “calibrar” e clique nela para iniciar o processo de calibração.
  4. Siga as instruções na tela, que geralmente envolvem tocar em alvos ou círculos na tela da lousa para calibrar a sensibilidade ao toque.
  5. Pressione o alvo (círculo) azul até ele ficar verde, e repita o processo para os outros alvos conforme necessário. 

No entanto, se esse passo a passo não for compatível com sua lousa digital, procure o fabricante do produto para saber como ativar essa opção. 

Como a lousa interativa digital difere de uma lousa tradicional?

A diferença entre a lousa interativa digital e a lousa tradicional está principalmente na maneira como elas são utilizadas e nas funcionalidades que oferecem. 

A lousa tradicional é estática e requer a utilização de giz ou marcador para escrever, desenhar ou criar gráficos. 

Apesar de ser muito precisa e de rápido alcance, comparada à lousa digital, ela pode ser considerada limitada, oferecendo poucos recursos aos tutores. 

Por outro lado, a lousa digital é uma ferramenta tecnológica avançada que permite a interação com o conteúdo digital. 

Ela oferece a funcionalidade do touch, transformando a experiência de ensino, tornando-a mais dinâmica e interativa, oferecendo recursos como salvar e compartilhar conteúdo. 

No entanto, ambas são eficazes na hora da aprendizagem. Porém, a tradicional é mais limitada, enquanto a digital oferece mais opções de ensino ao tutor.

Lousa interativa digital precisa de projetor?

A lousa interativa digital não precisa necessariamente de um projeto para ser utilizada. Isso porque existem modelos que utilizam painéis touch screen. 

Dessa maneira, o usuário não precisa utilizar um projetor para interagir com a reprodução dos conteúdos, funcionando semelhante a uma televisão. 

Porém, ainda existem modelos de lousas digitais que funcionam com um projetor para exibir o conteúdo. Geralmente, são modelos mais acessíveis financeiramente.

Quais cuidados devo tomar na hora de comprar a minha lousa?

Reunião sendo feita com lousa interativa digital

Ao adquirir sua lousa interativa digital é importante considerar alguns cuidados para garantir que você faça a escolha certa dos produtos, como: 

  • Tamanho: Verifique se o tamanho da lousa é adequado para o espaço onde será utilizada. Uma lousa muito grande ou muito pequena pode não ser eficaz.
  • Ferramentas e Funções: Avalie as ferramentas e funções disponíveis. Algumas lousas podem usar canetas sensíveis à pressão, outras reconhecem movimentos das mãos, e algumas têm telas touch screen. Considere quais recursos são mais importantes para você.
  • Preço: Compare os preços e busque entender o melhor custo-benefício. Nem sempre a opção mais cara é a melhor, e as mais baratas podem não oferecer grandes avanços em relação a uma tela de projeção comum.
  • Assistência Técnica: Informe-se sobre a assistência técnica e o suporte pós-venda. É importante ter garantia de manutenção e suporte técnico acessível.
  • Qualidade do Material: Pergunte sobre o material usado na fabricação da lousa e, no caso de telas interativas, informe-se sobre o índice de defeito e precisão do touch screen.
  • Compatibilidade: Certifique-se de que a lousa é compatível com outros dispositivos que você planeja usar, como computadores e sistemas operacionais.
  • Instalação e Manutenção: Verifique a facilidade de instalação e os requisitos de manutenção. Algumas lousas podem exigir instalações mais complexas ou manutenção regular.
  • Treinamento: Alguns fabricantes oferecem treinamento para o uso eficaz da lousa. Isso pode ser especialmente útil se você ou outros usuários não estiverem familiarizados com a tecnologia.

Não se esqueça de que a escolha da lousa interativa digital deve alinhar-se com os objetivos educacionais ou de apresentação que você deve alcançar. 

Conheça a Victor Vision

Quer garantir maior facilidade na maneira que você interage com a tecnologia? Então, conte com a Victor Vision! 

A Victor Vision é especialista em soluções de displays, oferecendo uma nova dimensão de interfaces para seus equipamentos. 

Com a Victor Vision, você economiza tempo de desenvolvimento e reduz gastos com projeto, enquanto impressiona com interfaces gráficas incríveis. 

Nossos displays inteligentes são projetados para entregar uma interface pronta, de qualidade e fácil de programar. 

Nossos painéis finos e de alta qualidade com touch capacitivo e backlight de LED são perfeitos para diversas aplicações, inclusive educacionais. 

Quer conhecer mais sobre os produtos e serviços da Victor Vision? Então, acesse nosso site oficial e faça um orçamento!

Conclusão

Agora que você já sabe como funciona a lousa interativa digital, você pode implementá-la em seu cotidiano profissional, independente de qual setor seja. 

Apesar das lousas interativas digitais estejam sendo utilizadas principalmente para o ramo educacional, ela pode ser aplicada em outras áreas, como em empresas. 

Se o seu cotidiano é repleto de atividades envolvidas com apresentações, a lousa interativa digital pode ser a solução para a otimização das suas atividades. 

Gostou deste conteúdo? Para mais como este, acesse o blog da Victor Vision

💡Leia também: O que são semicondutores: saiba como eles funcionam!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *