Conectores elétricos: função, tipos, exemplos e cuidados [Guia]

Profissional cortando cabo, simbolizando conectores elétricos

Fundamentais em muitos projetos, os conectores elétricos são itens utilizados para ligar cabos e fios, permitindo a comunicação entre dispositivos.

Com esses artigos, fica dispensado o uso de fitas isolantes e outros materiais que, muitas vezes, podem não ser tão seguros na condução de energia elétrica, evitando casos em que ocorrem acidentes.

No entanto, não basta apenas comprar e começar a usar um conector em um projeto que você está desenvolvendo!

Existem diversos tipos de conectores, cada um com uma funcionalidade específica e desempenho que faz toda a diferença em uma instalação.

Para ajudar você a fazer a melhor escolha, a equipe da Victor Vision, parceira nos seus projetos, preparou um conteúdo completo sobre esse tema.

Confira abaixo nosso guia com os principais tipos de conectores elétricos, exemplos de aplicação, e cuidados no manuseio.

Acompanhe até o final e boa leitura!

O que são conectores elétricos?

Podemos definir os conectores como itens que facilitam a conexão de cabos, em um ou mais pontos que demandam a comunicação de sinais.

Assim, eles são os responsáveis por ligar, eletricamente, um condutor e outro, evitando a perda de energia elétrica durante uma condução.

Ainda, além de contribuir com a redução de falhas de corrente, os condutores tornam projetos muito mais seguros, com menos riscos de curtos e sem a necessidade de recorrer a fitas isolantes e materiais afins.

Qual a função dos conectores elétricos?

A principal funcionalidade dos conectores é a de garantir a conexão de um ou mais componentes que demandam a condução de corrente elétrica.

Com eles, não é preciso emendar pontas soltas e fios e cabos com fitas, além de evitar falhas de conexão devido a um contato que não está 100% ideal.

Ainda, essa funcionalidade está ligada, diretamente, à segurança de um projeto, uma vez que, além de garantir o melhor desempenho de uma conexão, também evitam o superaquecimento dos fios, já que dissipam bem a energia elétrica.

Quais são os tipos de conectores elétricos existentes?

Mãos mexendo em conectores elétricos

Foto: Shutterstock

Apesar de muito funcionais e seguros, não basta apenas comprar um conector e começar a instalá-lo no seu projeto: a escolha do item deve ser feita corretamente.

Abaixo, vamos apresentar uma lista de quais são os principais conectores e como utilizá-los, para garantir o melhor desempenho da sua instalação; confira:

1) Conector de conexão automática

Um dos tipos de conectores mais versáteis, os conectores de conexão automática são de manuseio simples, rápido e seguro, além de estarem aptos a fazer parte das mais diversas aplicações.

São conectores que oferecem conexão e isolamento simultaneamente, e podem estar em aplicações domésticas, principalmente.

2) Conector split bolt

Quando o assunto é a emenda de dois cabos, principalmente em projetos onde são utilizadas caixas de derivação, os conectores split bolt são a opção mais indicada.

O seu uso demanda a decapagem dos cabos envolvidos, bem como a abertura do terminal elétrico e a remoção completa da porca, para que a fenda tenha espaço para receber os cabos.

3) Conector de porcelana

Agora, se o seu projeto demanda isolação térmica, conectores de porcelana podem ser a melhor alternativa a ser escolhida.

Eles são uma das melhores opções do mercado para instalações em locais de alta temperatura, como chuveiros, por exemplo, evitando o uso de outros recursos que podem resultar em curtos-circuitos.

4) Conector de torção

Para emendas de cabos rápidas e seguras, os conectores de torção são uma opção muito vantajosa.

São conectores de uso simples e prático, além de ótimos isoladores, o que os rendem uma série de aplicações domésticas.

No entanto, deve-se ter atenção com as suas diferentes cores: os conectores de torção podem ser azul, cinza, laranja, amarelo e vermelho, e cada um desses têm capacidade de corrente e bitola diferentes.

5) Conector múltiplo sindal / Conector múltiplo de polietileno

Com vários bornes na sua barra, os conectores múltiplo sindal são a melhor opção para projetos de emendas em quadros de comando, como as conhecidas réguas de borne.

Além disso, possuem ótimo isolamento térmico, sendo altamente resistentes e seguros.

São exemplos de conectores:

Como citamos, os conectores podem ter uma série de aplicações nos mais variados usos, desde o utilitário até o uso doméstico.

São exemplos de aplicações de conectores elétricos:

  • luminárias;
  • ventiladores de teto;
  • emendas de tomadas;
  • instalações residenciais;
  • isolamento térmico em chuveiros;
  • caixas de passagem de energia elétrica;
  • entre diversas outras funcionalidades.

Terminais e conectores elétricos: como escolher?

Apesar de serem termos bem parecidos, os conectores não são a mesma coisa que os terminais elétricos, mesmo com uma sucinta diferença.

Os terminais elétricos são as extremidades dos condutores, justamente fazendo a condução de energia elétrica no projeto proposto.

Ainda, os terminais são itens importantes em projetos de conexão de circuitos externos, podendo ser com ou sem isolamento, além de serem compostos de metal, com algum outro componente condutor de energia, fazendo valer a sua funcionalidade.

Cuidados necessários ao utilizar conectores de cabo

Dois cabos conectados em tomada, pegando fogo, representando cuidados com conectores elétricos

Foto: Shutterstock

Como em todo projeto que demanda a manipulação de corrente elétrica e energia, é fundamental que os envolvidos tomem algumas precauções no manuseio dos cabos e instalação dos conectores, evitando, assim, acidentes.

Confira abaixo algumas dicas e cuidados:

  • verifique o limite de corrente do condutor adquirido;
  • não insira mais de um mesmo fio no mesmo orifício;
  • nunca exponha os equipamentos e conectores à água e à umidade;
  • sempre desligue a chave geral do local onde irá ser feita a manutenção;
  • ainda, confira sempre se os equipamentos em questão estão sem energia.

Procurando por displays inteligentes para os seus projetos? Victor Vision tem as melhores opções: clique para conhecer nosso catálogo!

Conclusão

E então, tudo certo acerca dos conectores elétricos?

Itens de suma importância em muitos projetos, suas funcionalidades versáteis e aplicações diversas tornam esses equipamentos um dos mais utilizados em instalações elétricas.

Sejam em demandas de manutenção domésticas ou industriais, os conectores são itens que sempre tornam projetos de condução de energia muito mais seguros e funcionais.

Quer mais dicas? Confira aqui o blog completo da Victor Vision e mantenha-se sempre atualizado com nossos conteúdos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *