Onde Comprar Componentes Eletrônicos? Confira dicas de como escolher

Onde Comprar Componentes Eletrônicos

Saber onde comprar componentes eletrônicos é um dos grandes desafios de programadores e desenvolvedores.

E com esse artigo, a nossa missão não é apenas indicar uma loja física ou e-commerce ideal, mas mostrar que a principal resposta dessa dúvida é entender claramente quais são os requisitos para o componente que você precisa.

Isso porque existem diversas formas de resolver um mesmo problema e para saber a maneira ideal você é quem decide qual o componente que corresponde às suas expectativas e requisitos.

Então, vamos juntos aprender sobre todos esses pontos?

O que são componentes eletrônicos?

Componentes eletrônicos são dispositivos elétricos que transmitem correntes elétricas por meio de um condutor ou semicondutor.

Qualquer circuito elétrico ou eletrônico tem em sua estrutura um componente desses, independentemente de serem mais simples ou mais complexos.

Portanto, é correto afirmar que qualquer dispositivo que usa meios de transmitir corrente elétrica que não sejam o vácuo ou semicondutores, são componentes eletrônicos.

Desta forma, eles podem ser divididos em dois tipos: os ativos e os passivos.

Entender isso também é fundamental para saber onde comprar componentes eletrônicos, pois os ativos são aqueles que geram energia ao circuito, como os transistores, já os passivos não geram energia ao circuito, mas armazenam energia, como os capacitores, indutores, diodos e resistores.

Como escolher componentes eletrônicos?

Para escolher componentes eletrônicos corretamente, você deve levar em conta os fabricantes, parâmetros elétricos, disponibilidade de longo prazo e o custo benefício.

Na sequência, entramos em detalhes sobre todos esses pontos que você precisa considerar antes de buscar onde comprar componentes eletrônicos.

Como escolher componentes eletrônicos

Fabricantes confiáveis

O fabricante precisa ser escolhido com sabedoria, ou seja, ele deve fornecer uma boa documentação do produto, folha de dados com informações, notas de aplicação, projetos de referência, suporte para placa de avaliação e um canal de ajuda.

Os dispositivos mais complexos podem exigir que você entre em contato com o fabricante por e-mail, por exemplo, para testá-lo.

Nesse ponto, é interessante que o suporte esteja disponível em seu país, mas entraremos na questão de componentes eletrônicos importados mais para frente.

Link para produtos/displays-inteligentes

Parâmetros elétricos

Antes de escolher um componente eletrônico, leve em conta os parâmetros elétricos que o seu projeto exige, como:

  • tensão;
  • corrente;
  • potência;
  • precisão;
  • tempo de resposta;
  • velocidade;
  • resolução;
  • faixa de tensão de entrada;
  • precisão de tensão de saída;
  • proteções embutidas disponíveis com sobrecorrente;
  • sobretensão;
  • corte de tensão.

Disponibilidade de longo prazo

A disponibilidade de longo prazo é um grande tópico que você deve levar em conta ao escolher um componente eletrônico.

Então, fique de olho se os componentes, especialmente os Displays, ICs, MCUs e conectores tenham pelo menos de 5 a 7 anos de disponibilidade.

Caso as informações sobre disponibilidade estejam confusas ou não disponíveis, entre em contato com o fabricante para verificá-las e tirar dúvidas.

Custo-benefício

Sem dúvidas que todos querem saber onde comprar componentes eletrônicos de melhor qualidade e pelo preço mais acessível.

Porém, você não deve comprometer a qualidade do seu projeto se tiver a sua disposição uma opção por um valor mais baixo.

Muitas vezes um dispositivo custa mais caro por conta do seu melhor desempenho, eficiência de energia, pacote menor, maior integração e, claro, confiabilidade.

Então, considere o valor geral ao invés de apenas o custo de um componente ao escolhê-lo.

Não faça uma compra apenas pelo preço baixo. Avalie todo impacto geral do custo de materiais, produção, tempo de reparo e afins.

Quais são os principais componentes eletrônicos?

Como você viu até agora, os componentes eletrônicos são dispositivos discretos que fazem parte de qualquer sistema eletrônico, sendo usados para projetar circuitos elétricos ou eletrônicos.

E a classificação dos componentes eletrônicos pode ser feita com base em aplicações, como ativas, passivas e eletromecânicas.

Assim, os componentes ativos, por exemplo, são usados para ​​amplificar sinais elétricos para gerar energia elétrica.

Com ele, as funções são executadas porque são alimentadas por uma fonte de eletricidade, portanto, todos esses tipos de componentes exigem uma fonte de energia, normalmente removida de um circuito CC.

Já os componentes passivos têm o potencial de armazenar ou manter energia na forma de corrente ou tensão. É o caso dos resistores, resistores fixos, resistores variáveis, capacitores e indutores.

Por fim, os componentes eletromecânicos usam um sinal elétrico para fazer algumas mudanças mecânicas, como girar um motor.

Normalmente eles usam corrente elétrica, pois assim formam um campo magnético que permite que o movimento físico possa ser causado.

principais componentes eletrônicos

Vale a pena comprar componentes eletrônicos importados?

Quem inicia no universo de projetos eletrônicos, logo se depara com a busca por onde comprar componentes eletrônicos.

E nessa busca, seja em lojas físicas ou onlines, costuma ser difícil encontrar diversas opções de componentes, muitas vezes achando o mais adequado apenas fora do Brasil.

E logo vem a dúvida: vale a pena comprar componentes eletrônicos importados?

Para responder essa pergunta, você deve levar em conta que na maioria das vezes, essa não é uma opção barata para o seu projeto.

Então, essa compra só vale a pena quando ela é a única opção de onde comprar componentes eletrônicos.

E para não ter erro nesse processo, você deve escolher um distribuidor confiável, verificar todos os produtos que podem ou não ser importados, fazer o pagamento EM REAIS e pagar o imposto corretamente.

Onde comprar componentes eletrônicos?

Agora que você já sabe o que são componentes eletrônicos, quais os principais e como escolhê-los, é hora de saber onde comprá-los.

A primeira coisa a se levar em conta nessa questão é a CONFIABILIDADE do local da venda e do fabricante, seja em lojas onlines ou físicas.

Em relação às lojas online, que são as que mais causam dúvidas, é fundamental que você pesquise bastante sobre elas, para ver o que os seus clientes falam sobre os seus produtos e atendimento, além do tempo de atuação que ela tem.

Nós, da Victor Vision, por exemplo, estamos há dez anos no mercado, já atendemos mais de 2.000 clientes e vendemos mais de 190k de displays.

Então, que tal conhecer alguns de nossos produtos, soluções e acessórios?

Descubra aqui como a Victor Vision pode ajudar a aprimorar seus projetos!

Conclusão

Com esse artigo, te explicamos que os componentes eletrônicos são dispositivos discretos que fazem parte de qualquer sistema eletrônico, sendo usados para projetar circuitos elétricos ou eletrônicos.

Para escolhê-lo, você deve considerar se: 

  • os fabricantes são confiáveis;
  • ele atende aos seus parâmetros elétricos;
  • a disponibilidade é de longo prazo;
  • qual o seu custo-benefício.

Tendo isso em mente, é hora de buscar onde comprar componentes eletrônicos, sempre avaliando a confiabilidade do local que o vende.

E para isso, você pode e deve contar com nós, da Victor Vision!

4 comentários em “Onde Comprar Componentes Eletrônicos? Confira dicas de como escolher”

  1. Pingback: Manutenção de LCD: principais motivos e os métodos utilizados

  2. Pingback: O que é linguagem de programação: conheça as principais e os tipos

  3. Pingback: Circuitos integrados: o que são, função, tipos e exemplos [Guia]

  4. Pingback: Eletrônica Digital: Saiba o que é, como funciona e mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *