Interface multimídia: o que é, vantagens e funções [Guia completo]

Interface multimidia, no caso um monitor ligado com GPS no painel de um carro que está andando numa estrada de asfalto em região montanhosa

Uma interface multimídia fica responsável por executar múltiplas tarefas por meio de diversos recursos de mídia, como áudio, vídeo, e recursos de entretenimento.

Tudo isso em um só aparelho: uma tela com um sistema desenvolvido especialmente para essas tarefas, a depender do local onde a central multimídia se encontra.

A proposta de uma interface multimídia é, justamente, promover uma integração entre suas variadas funções e a conexão com outros dispositivos, garantindo uma resposta rápida em automações como navegação GPS, player de música, e uma série de outras facilidades.

Hoje em dia, a maioria dos carros conta com uma central multimídia vinda de fábrica – mas também é possível instalar posteriormente no carro, e cada vez mais usuários têm se tornado adeptos dessa tecnologia.

Quer saber mais sobre a interface multimídia e quais as vantagens de ter uma no seu veículo? A gente explica tudo para você!

A equipe da Victor Vision preparou um conteúdo especial sobre esse tema, e tira todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Acompanhe até o final e boa leitura!

O que é interface multimídia e como ela funciona?

Primeiro, vamos começar pelo conceito de interface multimídia?

Em um carro, a interface multimídia é um sistema, controlado por uma tela, que reúne diversas funcionalidades presentes no veículo, integrando ou não com dispositivos externos.

Por meio da central multimídia, as pessoas no carro podem dirigir usando GPS, atender ligações, usar a navegação otimizada para acessar a internet, e fazer uma série de atividades, tudo integrado ao painel do carro.

Central multimídia com interface de volante

Como você já pôde perceber, estamos tratando interface multimídia e central multimídia como sinônimos nesse artigo – uma vez que, de fato, os conceitos conversam entre si.

Junto à funcionalidade de uma interface de volante, a central multimídia começa a oferecer um módulo completo, onde os comandos do carro passam a ser controlados por toques a uma curta distância, tudo no volante do carro.

Isso acontece por meio de uma integração desempenhada pela central multimídia, garantindo que seja possível mudar a estação de rádio, trocar a música, e ainda manter as funções previstas do modelo de série, como os avisos luminosos dos faróis e demais itens.

É possível instalar em qualquer veículo? O que é central multimídia universal?

Sim! Uma central multimídia pode ser instalada em qualquer modelo de veículo – as centrais universais ajudam em uma adaptação que se adequa a qualquer carro.

O único requisito para que a instalação funcione é que o carro tenha volante com controles.

Quais são as vantagens da interface multimídia e as principais funções do aparelho?

Motorista olhando para interface multimidia no painel do carro, que apresenta várias informações (ilegíveis na foto) e tem uma tela grande, maior que 7 polegadas.

Foto: Unsplash

Oferecendo ferramentas completas e cheias de funcionalidades, as interfaces multimídia são recursos repletos de tecnologia e que aliam desempenho e segurança para a performance do carro.

A sua maior vantagem, inclusive, é aproximar o motorista do veículo, deixando comandos mais simples e garantindo que o condutor do carro não se distraia selecionando opções.

São outros benefícios da interface multimídia que verdadeiros itens de segurança:

Central multimídia com GPS integrado

O serviço de GPS integrado à central multimídia deve ser uma das vantagens mais queridas entre os usuários.

Por meio desse recurso, fazer uma viagem fica muito mais fácil, uma vez que o caminho fica direcionado de uma forma simples de navegar, com a rota traçada de maneira visível, e com o apoio de comandos de voz.

Central multimídia com câmera e sensor de estacionamento

Quem dirige sabe que as câmeras de ré podem ser de grande ajuda, deixando o estacionamento muito mais fácil e o processo, mais seguro.

A interface multimídia com essa funcionalidade integrada ajuda o motorista a manobrar o carro, fornecendo uma boa imagem do perímetro e com sinais sonoros que indicam a aproximação de obstáculos, como outros carros.

Espelhamento ou integração: interface para multimídia Android

A integração com dispositivos móveis é outra das excelentes vantagens que a central multimídia proporciona, justamente para garantir a facilidade de espelhar o smartphone, ou outro dispositivo, na tela presente no carro.

É comum que esse sistema seja Android, mas o Car Play do iOS também é uma opção que pode ser instalada, sendo compatível com todo tipo de dispositivo.

Comando de voz

A possibilidade de realizar comandos à central multimídia apenas com a voz faz toda a diferença para o motorista, enquanto dirige o carro.

Principalmente por uma questão de segurança, esse recurso evita que o condutor do veículo desfoque a sua atenção da direção, garantindo a sua segurança, dos passageiros, e das demais pessoas no trânsito.

Rádio FM

E, por mais que sejam muitos recursos tecnológicos, as antigas funcionalidades continuam sendo válidas: a interface multimídia continua deixando o rádio do carro ativo!

A reprodução de áudio fica sintonizada em frequência AM/FM, com equalizador, além de reproduzir as músicas por outros players, como os streamings Spotify e Apple Music.

Papel de parede e RGB

Não podemos esquecer que a interface multimídia é, ainda, uma tela: e a qualidade da imagem conta muito.

Por isso, uma escolha assertiva conta com uma escala de cores vívida, além de possibilidade de personalização de papel de parede e demais recursos visuais.

Mídia

O seu carro pode se tornar um verdadeiro dispositivo inteligente; é essa a principal função da interface que, por meio da reprodução de mídia, expande as possibilidades de uso do veículo.

Por meio da central multimídia, você usa o recurso para calcular rotas e o tempo de distância para chegar a um local, escuta seus podcasts favoritos, e mais uma série de funcionalidades que otimizam o seu tempo no carro.

Afinal, vale a pena instalar central multimídia no carro? (Cuidados)

Interface multimidia no painel de um carro, a tela do monitor mostra o home com aplicativos como: Configurações, calendário, GPS, mensagens, música, podcasts e vídeo. Além de uma ilustração do carro com informações sobre ele.

Foto: Unsplash

Com todas essas vantagens que apresentamos a você, fica difícil não querer instalar uma central multimídia no carro, certo?

No entanto, antes mesmo de partir para a aquisição desse recurso, não deixe de pesquisar os modelos disponíveis e se atentar para as especificações do seu carro, evitando cometer erros na compra.

O que analisar antes de escolher uma central multimídia?

Confira alguns tópicos importantes a serem analisados acerca da escolha de uma central multimídia para o seu carro, independentemente do modelo do veículo:

  • opte por telas de mais de 7 polegadas;
  • verifique o número de entradas USB disponíveis;
  • procure por modelos com touch screen capacitivo;
  • o acabamento do painel é importante: por isso, não deixe de valorizar a moldura da interface.

O blog da Victor Vision está repleto de dicas e assuntos interessantes sobre tecnologia: confira aqui!

Conclusão

No artigo de hoje, você descobriu o que é uma interface multimídia e de que forma ela pode ser útil para o seu carro.

Promovendo uma série de funcionalidades, com esse recurso, o seu veículo se torna uma verdadeira ferramenta integrada e segura!

2 comentários em “Interface multimídia: o que é, vantagens e funções [Guia completo]”

  1. não consigo assistir no YouTube.
    Atela não abre, e informar que não e seguro com o veículo ligado.
    mesmo desligando não funciona.
    mas a Netflix eu assisto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *