Glossário¶
Backlight¶
Luz de fundo da tela do Display.
Baudrate¶
Taxa de transmissão de dados, em bits por segundo (bps).
BCD¶
Binary-Coded Decimal (codificação binária decimal) é um sistema de numeração onde cada dígito hexadecimal representa um dígito decimal. Por exemplo, 0x17 (hexadecimal) representa 17 (decimal). Os dígitos hexadecimais 0xA a 0xF não são utilizados.
Buzzer¶
É uma campainha interna do Display que fornece retorno (feedback) sonoro para o usuário quando ele toca em um botão na tela. Essa campainha possui frequência e volume fixos.
O retorno automático de som pode ser desabilitado nas configurações do projeto do Display.
O buzzer pode ser ativado via comunicação serial usando a função beepBuzeer()
.
Control¶
Os Controls (Controles) dos Displays Proculus são botões que fornecem interação direta com a entrada (toques na tela) do usuário.
Todos os controles podem ser ativados por um toque físico do usuário, e a maioria deles pode ser ativada via comunicação serial usando a função activateSoftwareControl()
.
Eles são geralmente usados para modificar o conteúdo de um VP, embora possam ser usados apenas como gatilhos para realizar uma comunicação serial.
Display Variable¶
Os Display Variables (Variáveis de Exibição) dos Displays Proculus fornecem interação visual para os usuários.
Eles funcionam como mostradores numéricos, textuais e gráficos.
As variáveis de exibição são sempre associadas a um endereço de memória e mostram o conteúdo desse endereço em algum formato específico, geralmente legível por humanos.
Firmware¶
Software de controle interno dos Displays, não acessível ao usuário.
Header (Frame Header)¶
Cabeçalho: Identifica o início de um novo pacote de protocolo de comunicação padrão dos Displays.
Hexadecimal¶
Sistema numérico de base 16, cujos dígitos são: [0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, A, B, C, D, E, F].
Números hexadecimais são normalmente denotados pelo prefixo "0x". Por exemplo, 27 (decimal) = 0x1B (hexadecimal).
Interface Object¶
Nos Displays Proculus a interação direta com o usuário é fornecida por Interface Objects (ou, simplesmente, Objects). Existem dois tipos de Interface Objects:
- Controls - Fornece entrada de toque na tela.
- Display Variables - Fornece representação visual na tela.
Usando os dois tipos de Interface Objects, você pode criar uma ótima interface homem-máquina (IHM). Cada tela (Screen) no Display tem seu próprio conjunto de objetos.
LCM (Display)¶
Liquid Crystal Module. Termo técnico que designa os Displays Inteligentes do fabricante Proculus Technologies.
Os termos "Display" e "LCM" são usados de forma intercambiável.
Objeto¶
No contexto de programação (incluindo Arduino), objeto é uma instância concreta de uma classe.
Registrador¶
Os Control Registers (Registradores de Controle), ou simplesmente, Registradores armazenam configurações do Display que são utilizadas durante a execução. Por exemplo, o PicId (tela atual) e o RTC (data e hora atuais) são armazenados em Registradores.
RTC¶
Real Time Clock (RTC) embutido nos Displays, armazena a hora e a data no LCM. Alguns modelos podem não ter RTC ou precisar de bateria externa.
UnicView AD¶
Software de desenvolvimento de projetos de interface gráfica para os Displays Proculus.
VP¶
Variable Pointer (Ponteiro de variável) é um endereço no espaço de memória RAM nos Displays que armazena todos os dados variáveis usados pelos Interface Objects.
Cada VP é endereçado com 2 bytes, e armazena 2 bytes.