Saiba mais do U.Vision

 

No Brasil, temos muito sol, uma alta incidência de raios ultravioleta (UV), e como consequência, nosso país apresenta alta ocorrência de doenças oculares relacionadas à elevada exposição à radiação UV (inflamações na córnea, catarata e problemas na retina).

Também aliado a este fato, muitos óculos falsificados são vendidos nas ruas, sem qualquer informação sobre a qualidade do produto.

   

 

Nossas pesquisas se preocuparam com estes índices, e o U.Vision é o resultado destas pesquisas. O U.Vision é um equipamento portátil com o objetivo de medir a proteção ultravioleta de óculos de sol. Projetado para óticas e consultórios preocupados com a saúde ocular da população e com o potencial malefício da utilização de óculos de sol sem a devida proteção.

O grande problema dos óculos sem proteção adequada é que a pupila e as pálpebras funcionam como ferramentas de proteção do olho, que se contraem conforme a intensidade luminosa que atinge o olho, um ótimo recurso quando se expõe os olhos em um dia ensolarado pois essa contração ajuda no bloqueio contra os raios UV.

 

A inibição deste recurso natural do olho reduz apenas a intensidade da parte visível e dilata a pupila, enquanto permite os raios UV atingirem o olho.

A proteção ultravioleta dos óculos de sol é de extrema importância, e nenhum equipamento realiza este tipo de medida de proteção UV em óculos de sol, com devida precisão e resolução fornecendo laudos de acordo com a norma brasileira (NBR15111) e com as normas internacionais.

Alguns links mostram como o UV pode fazer mal, e como as pesquisas evoluíram para proteger o consumidor, você.

 

https://saudevisual.com.br/noticias/793-totemoculos

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/saude/sd0604201103.htm

http://www.opticanet.com.br/secao/colunaseartigos/5975/nova-norma-para-protecao-uv-no-brasil/ler.aspx

http://www.bbc.com/news/health-28452943

 

Referências sobre a pesquisa desenvolvida:

[1]        R. A. Konda, M. M. Mello, and L. Ventura, “Sistema automático para testes semafóricos em lentes de óculos de sol,” in XXIII Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica, Porto de Galinhas - PE, 2012.

[2]        M. M. Mello, V. A. C. Lincoln, and L. Ventura, "A Prototype for Measurements in Visible Light Transmittance of Sunglasses," Proceedings of SPIE, 2012.

[3]        M. M. Mello, and L. Ventura, “Alternativa para função de ponderação no cálculo da transmitância luminosa para protótipo de medidas de óculos de sol,” in XXIII Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica, Porto de Galinhas - PE, 2012.

[4]        M. M. Mello, M. Figueiredo, R. A. Konda, and L. Ventura, "Method for transmittance measurements in sunglasses for a kiosk," Proceedings of SPIE, 2013.

[5]        M. Mello, V. Lincoln, and L. Ventura, “Self-service kiosk for testing sunglasses,” BioMedical Engineering OnLine, vol. 13, no. 1, pp. 45, 2014.